TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estagiários Caracterização do serviço

Por:   •  25/5/2017  •  Artigo  •  677 Palavras (3 Páginas)  •  161 Visualizações

Página 1 de 3
  1. Caracterização do serviço

            O processo de organização do serviço corresponde ao determinado pela Política de Atenção Básica, sendo implantado no Centro de Saúde em 1999, o programa de Agentes Comunitário de Saúde (PACS). Foi inspirado em experiências de prevenção de doenças por meio de informação e de orientações sobre o cuidado de saúde. O desenvolvimento das primeiras ações deste programa se dá por meio dos agentes comunitários.

Segundo relatos das enfermeiras responsáveis pelas atividades intra e extramuros, na unidade , estão registradas três equipes de  multiprofissionais, sendo cada equipe composta por 1 medico ;1 enfermeira; 7 agentes comunitários de saúde ,porem duas equipes encontram se com ausência de ACS ;e 1 técnica de enfermagem ,cada equipe atende cerca de 1.180 famílias cadastradas em suas micro áreas.

A unidade tem seu funcionamento das 07:00 as 11:00 fechando para almoço e retomando as atividades as 13:00 horas permanecendo até as 17:00.

O agendamento das consultas se dá, de segunda a sexta a partir das 13hs para os médicos de cada equipe com 15 vagas, sendo 12 agendamentos e 3 casos de emergência .

Os atendimentos são organizados da seguinte forma: Segunda–feira atendimento clinico geral e demandas , Terça-feira atendimento clinico geral; quarta-feira atendimento de gestantes pela manha e clinico geral a tarde ;quinta-feira atendimento de crianças pela manha e a tarde clinico ;e nas sextas-feiras no período matutino e realizada visitas domiciliares com a presença do médico das micro áreas

A assistência abrange todos os sexos e faixa etária, com uma quantidade elevada de clientes em terapia medicamentosa. A comunidade não tem implantado Conselho Gestor, pressuposto disso, enfatiza o interesse pela implantação. Na unidade existe serviço de medicina alternativa (acupuntura) funcionando, porem não é realizado na unidade o procedimento, as consultas  são agendados encaminhados para o postão.

Os projetos de educação e saúde com a comunidade são realizadas na igreja do bairro Vila Arthur

..

As atividades realizadas pela equipe de enfermagem e ACS: segundo o Conselho Regional de Enfermagem (2012), ressalta a importância do gerenciamento em Enfermagem enfatizando que:

A legislação da ação de gerenciamento é conferida privativamente ao enfermeiro, que, de acordo com o que determina a lei n° 7.498, de 25 de junho de 1986, dispõe, no 11° artigo sobre a regulamentação do exercício da Enfermagem no Brasil, em que o enfermeiro exerce todas as atividades de enfermagem; no entanto é privativa a direção dos órgãos de enfermagem da instituição de saúde pública e privada e a chefia de serviço e de unidade de enfermagem, a organização e a direção dos serviços de enfermagem e de suas atividades técnicas e auxiliares nas empresas prestadoras desses serviços, o planejamento, a organização, a coordenação, a execução e a avaliação dos serviços de assistência de Enfermagem.

 Diante dos relatos da enfermeira na questão assistencial, ela acaba por fazer algumas atividades privativas do enfermeiro além das atribuições não privativas. Em destaque, a coleta de C.C.O, curativo, pré-consulta, acompanhamento de terapia medicamentosa, relatórios de hanseníase/ tuberculose, dispensa de medicamentos na farmácia, produz relatórios para reposição de estoque e controle do programa hiper-dia.

Na função de organização do trabalho, a cada 30 dias e feito um rodizio das escalas para sala de vacina, vacina e cme, e os demais procedimentos cada equipe atende  a demanda de suas micro áreas .

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (70 Kb)   docx (12.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com