TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estatística na Administração

Por:   •  31/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.969 Palavras (8 Páginas)  •  111 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4][pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9][pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]

[pic 14]


SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        

2        DIREITO EMPRESARIAL _        

3        PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL        

4        ESTATÍSTICA        

5        CONTABILIDADE DE CUSTOS        

6        CONCLUSÃO        

REFERÊNCIAS …………………………………………………………………………….12



  1. INTRODUÇÃO

Nesta construção textual serão abordadas situações administrativas para o tema proposto, um estudo de caso, relacionado com a empresa Sommerhauzer em expansão no Brasil. Serão estudadas quatro situações em que a Empresa necessitará de soluções administrativas. Na primeira situação a Sommerhauzer recorrerá do Direito Empresarial para saldar suas dívidas e continuar em atividade. Na segunda situação deverão ser apresentadas soluções relacionadas com a Psicologia Organizacional, onde os investimentos da empresa serão focados nas pessoas, na capacitação intelectual, cultural, na criatividade, na estratégia etc. A terceira situação de deverá mostrar aspectos relacionados com a Estatística, resaltando a valorização das moedas, das exportações e importações da empresa. Na quarta e ultima situação, deverão ser levantados e classificados os principais gastos da empresa, enfatizando a disciplina Contabilidade de Custos.

Esse trabalho, desenvolvido por meio da pesquisa bibliográfica mostra a importância e aplicabilidade das disciplinas estudadas nesse semestre a situações que permeiam o âmbito administrativo de uma organização, onde cada caso deve ser estudado dentro da sua área especifica, com foco na solução dos problemas das organizações, assemelha-se a um time de futebol, cada qual em sua posição, mas todos com o mesmo objetivo, alcançar o melhor resultado.    


  1. DIREITO EMPRESARIAL

Na antiga lei as Empresas não tinham oportunidade de saldar suas dívidas como hoje, e tudo levava a um processo de falência. Com a reforma da lei formam criada modalidades de recuperação tipo judicial e extrajudicial evitando o processo de quebra da empresa. Para que o empresário possa se beneficiar das mudanças da lei, existe alguns pressupostos que devem ser considerados, e avaliados de forma que  a empresa esteja adequada nos mesmo. São eles:

Não ter há, ao menos 5 anos, obtido concessão de recuperação judicial, ou a menos de 8 anos a recuperação para microempresa e empresa de pequeno porte.

Não ter sido condenado, como administrador ou sócio controlador, por crimes falimentares.

Exercício regular da atividade empresária a mais de 2 anos. Este prazo evita que aventureiros se utilizem do benefício que destinado exclusivamente a empresários.

Então, não é qualquer solução administrativa que vai satisfazer a justiça para que a empresa não entre em processo de falência. Será pedido um plano de recuperação, previsto (art.50). Quatro condições estão descritas abaixo entre outras que prevê a lei:

I – Concessões de prazo e condições especiais para pagamento das obrigações vencidas ou vincendas;

II – Cisão, incorporação, fusão ou transformação de sociedade, constituição de subsidiária integral, ou sessão de cotas ou ações, respeitado os direitos dos sócios, nos termos da legislação vigente;

III – Alteração do controle societário;

IV – Substituição total ou parcial dos administradores do devedor ou modificação dos seus órgãos administrativos;

Então, hoje as empresa podem contar com esses recursos da lei, mas contudo o empresário não deve abusar dos direitos que lhes são cabíveis, sem no entanto cumprir com suas obrigações e seus deveres.


  1. PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL

A Sommerhauzer Company é uma empresa com menos de dois anos no mercado, de pequeno porte tendo no seu quadro de pessoal apenas 30 funcionários diretos. Apesar disso, o faturamento é de uma empresa de médio porte.

O crescimento se dá justamente pelo estilo de liderança democrático e pela longa trajetória de mercado que Nilton – sócio titular possui:

..., para ser um líder de sucesso hoje, é preciso ter habilidades técnicas e interpessoais para alinhar os objetivos e aspirações pessoais dos membros do grupo com os objetivos e metas da organização, com a finalidade de alcançar tanto a eficácia do grupo como a motivação e satisfação de cada um de seus membros. (ELGENNENI, 2010, p.126)

Nilton é arrojado, confiável, experiente, visiona seus objetivos pessoais, e dos seus funcionários. Situações burocráticas de centenas de papéis, de formulários que devem ser analisados e assinados diariamente, as exigências fiscais e jurídicas, isso tudo gera stress, mas ele mantém o equilíbrio de gestor e líder bem sucedido, para alcançar a satisfação pessoal e da sua equipe.

 Por outro lado sua esposa Cléo, é a pessoa que junto de Nilton desprende o desenvolvimento do negócio a partir do planejamento, organização, motivação e do controle. O conhecimento prático de Nilton aliado ao conhecimento teórico de Cléo gera para a empresa expansão de negócios. Interpreta-se que um dos fatores que influenciam o sucesso desse negócio é o bom relacionamento entre líder x subordinado, líder x líder e subordinado x subordinado:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.8 Kb)   pdf (449.7 Kb)   docx (174 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com