TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Hospital - Empresa Do Planejamento à Conquista do Mercado

Por:   •  13/3/2017  •  Artigo  •  1.123 Palavras (5 Páginas)  •  540 Visualizações

Página 1 de 5

Faculdade Evangélica de Ceres

Síntese: O Hospital-Empresa: Do planejamento à conquista do mercado

        

Adriana Ribeiro
Fabiane Félix
Micaela Silva

Ceres 2017

Hospital e a Comunidade

Um hospital precisa ser administrado de maneira profissional-empresarial para ser bem-sucedido. Ele é uma empresa prestadora de serviços, seus leitos são as unidades de produção e seu produto final é a saúde da população. Primeiro, é preciso planejar e fazer uma pesquisa de mercado para que responda às necessidades da comunidade. Deve-se estudar sua viabilidade financeira e só então começar a desenvolver suas instalações, chegando à sua construção. Antes de sua inauguração é preciso fazer uma divulgação pra atingir o público-alvo, marcando um esforço mercadológico destinado à conquista de mercado.

É preciso analisar aquilo que o hospital representa, analisar as características básicas das suas atividades, o que ele pretende executar e o que ele pretende oferecer pois, o hospital é uma estrutura “viva”. Dentro dele funcionam setores que poderiam desenvolver-se fora dele, exemplo: uma farmácia, uma lavanderia, um restaurante. Para isso é necessário uma administração eficiente de maneira a garantir sua viabilidade e essas áreas precisam de apoio administrativo, técnico e logístico. Trata-se de um desafio colocar tudo isso em funcionamento e administrar uma estrutura que representa a soma de todos esses setores.

Marketing: Do Planejamento á Aplicação

Marketing é um processo de planejamento com series de estratégicas que inclui concepção, preço, promoção e distribuição de bens e serviços, com o objetivo de conhecer e satisfazer as necessidades e desejos das pessoas. Primeiramente vem se o processo social, ou seja, que envolve pessoas, cujas necessidades e desejos que precisam ser identificados, mas que procurem também expandir o interesse inicial, e com esses dados é possível desenvolver as definições de preços e distribuição, e por ultimo é necessário desenhar uma estratégia de promoção que contribuirá para demanda identificada.

O desenvolvimento de um projeto hospitalar compreende as seguintes etapas fundamentais:

  • Primeiramente fazer uma pesquisa de mercado, para identificar as demandas existentes,
  • Elaborar um programa básico, ou seja, o conteúdo físico e operacional a fim de atender todas as demandas vistas na pesquisa,
  • Elaborar um pré-projeto arquitetônico, de modo a realizar o conteúdo do programa básico,
  • Preparar o programa preliminar de informática, estruturando os elementos do programa básico e sobre a indicação de área do pré-projeto arquitetônico, e incluindo os custos de equipamentos e os programas,
  • Buscar conhecer a viabilidade econômico-financeira e compreendendo todos os custos iniciais do projeto.

As informações aos proprietários ou investidores são completadas através de documentos que são propostas para ser desenvolvidas, mas que assume relevância desde o inicio, trata-se primeiro de um pré-projeto de organização, que ira definir o esboço da estrutura administrativa e os critérios a serem definidos; segundo um pré-projeto de informática, ou seja, um desenho do projeto futuro a ser implantado, envolvendo as informações relativas de cada setores do hospital; e em terceiro a relação final que seria de equipamentos, móveis e utensílios a serem adquirido.

Já a provação pelos proprietários ou investidores os elementos contidos no documento permitira o desenvolvimento do novo hospital, através do desenvolvimento do projeto arquitetônico definido, permitirão o inicio da construção do hospital, onde terá equipes especializadas obedecendo a diretrizes formuladas. De um lado o plano de informática que estará especificando e localizando todos os equipamentos necessários, ao registro e ao processamento de informação. Ao mesmo tempo será desenvolvido o plano de organização, ou seja, a luz da estrutura, identificação dos setores do hospital, e com todos os dados essenciais para seu funcionamento.

A partir desses conjuntos de atividades antes que comece o funcionamento e necessários seis meses antes contratarem funcionários, a fim de passar por um processo de treinamento e adaptação, pois as etapas têm custos operacionais que devem está lançada no estudo da viabilidade econômico-financeira. Por final será o inicio da plena operação do hospital, que planejado com profissionalismo, poderá oferecer os resultados assistenciais e financeiros pretendidos.

   

Conhecimento da Comunidade= Pesquisa de mercado

Os primeiros passos para um desenvolvimento e planejamento de um hospital, deve se ter conhecimento no qual novo hospital pretende inserir. O objetivo deve levar em consideração a pesquisa de mercado, utilizando técnicas especialmente preparada.

A pesquisa devera abordar três fundamentos: dados relativos a população que seria números de habitantes da comunidade; condições socioeconômicas relacionados aos níveis de saúde da população; situação assistencial buscar conhecer as condições sócio profissionais da população e recursos técnicos e humanos existentes que são recursos que devem ser analisadas as condições sanitárias da população nas áreas de saneamento básico.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)   pdf (72.1 Kb)   docx (13.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com