TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estratégias genéricas

Por:   •  22/6/2015  •  Dissertação  •  683 Palavras (3 Páginas)  •  181 Visualizações

Página 1 de 3

Estratégias Genéricas

Atualmente devido à grande competitividade no qual enfrentamos em todos os setores de indústrias, métodos de diferenciação devem ser utilizados para conseguir superar os concorrentes.  A empresa deve escolher um tipo de posição em relação a um determinado segmento, no qual buscará com inovação e desenvolvimento atender e suprir as necessidades básicas da empresa e clientes, para assim haver o crescimento, retorno e satisfação de todos.  No posicionamento há a vantagem competitiva, que estão dividas em duas partes. A primeira é em relação ao menor custo, no qual irá fabricar um produto de menor preço em relação aos concorrentes, porém não se esquecendo da qualidade pra projetar, produzir e comercializar o mesmo.  E a segunda em relação à diferenciação de um produto/ serviço, que é a capacidade de proporcionar ao comprador um valor excepcional e superior, em termos de qualidade, características especiais ou serviços de assistência. O âmbito competitivo deve ser analisado estrategicamente, ou seja, a escolha sobre a variedade de produtos que serão produzidos, os canais de distribuição, os clientes que serão atendidos, as áreas geográficas que atenderá, e os concorrentes com quem a empresa irá competir. Dependendo da decisão da empresa o âmbito competitivo escolhido faz toda a diferença, que poderá em amplo em relação à indústria e clientes, ou um alvo limitado, que irá focar somente em um grupo particular de segmento.

Existem três estratégias genéricas que podem ser usadas, pode haver combinação entre elas ou podem ser utilizadas isoladamente. Em relação ao nosso trabalho, o ramo alimentício que está instalado em um shopping Center, segue abaixo às três estratégias genéricas que serão analisadas juntamente com percepções do comercio atual e possíveis métodos futuros a serem implantados.

Liderança no Custo Total

A liderança no custo total é conhecida devido ao fator de curva de experiência, que consiste em atingir o custo total em uma indústria por meio de políticas funcionais orientadas para este objetivo, com finalidade de diminuir o custo sem afetar o produto final. O setor alimentício é muito exigente. Por isso para conseguir adquirir este método, fiscalizações contábeis rigorosas, assim como diminuição em projetos de desenvolvimento, publicidade, contratação de novas pessoas entre outros seria extremamente complicado. Como os fornecedores do ramo alimentício dependem das condições não só climáticas para entrega de seus produtos, como também de uma logística adequada para alimentos não perecíveis, poderíamos encontrar grandes barreiras a serem superadas se adotarmos essa estratégia. A fidelidade com o cliente do restaurante e a qualidade do serviço prestado é prioridade, pois atendemos diversos tipos de pessoas assim como preferências em cardápios rápidos e de boa qualidade.

Diferenciação

A diferenciação consiste em diferenciar o produto ou o serviço oferecido pela empresa, criando algo que seja considerado único no âmbito de toda a indústria. O restaurante fornece diversos tipos de diferenciação, seja na questão de pratos diversos, alcançando satisfação de diversos tipos de paladares, assim como um serviço rápido e eficiente que preza a qualidade do seu produto, conseguindo assim a fidelidade de seus clientes. Isso tudo só soma a marca do restaurante, que na maioria das vezes, devido à fidelidade e preferência das pessoas, não coloca em questão o preço sugerido aos pratos servidos. O estabelecimento conta ainda, com extrema movimentação diária, no qual se procura um ambiente que seja agradável para o lazer e também rapidez e agilidade nos processos de compra a entrega. A tecnologia usada permite este fácil acesso do público, no qual é usado serviço computadorizado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (49.9 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com