TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estrutura Conceitual Básica de Controladoria: Aspectos Organizacionais

Por:   •  30/8/2023  •  Trabalho acadêmico  •  849 Palavras (4 Páginas)  •  52 Visualizações

Página 1 de 4

Estrutura Conceitual Básica de Controladoria: Aspectos Organizacionais

2023

  1.  A unidade Organizacional Controladoria e Definição de Controladoria enquanto área organizacional

Buscando entender melhor a definição de controladoria dentro das organizações. Foram estudados aspectos importantes para ter se ter uma visão mais objetiva. No entanto ainda e difícil definir controladoria no âmbito das organizações. Cada organização tem uma maneira própria de estruturar essa unidade dentro de sua organização.

Segundo vários autores citados neste artigo, são encontradas várias definições. Mas também percebendo que há um consenso entre os autores, quando afirma que a controladoria é um serviço ou função de informação. A controladoria enquanto unidade organizacional tem sua definição neste artigo. O que é? O que faz? E para que serve? São respondidas.

Ressaltando os textos sobre Controladoria de escritores estrangeiros deste artigo aqui mencionados ainda pouco se encontrou sobre a definição explícita de Controladoria. Assim traz a seguinte impressão de que esse é um ponto que indica claramente a fragilidade da plataforma conceitual estrangeira que estudando, pois como se pode discutir um fenômeno sem antes definido? Fica pergunta.

  1.  Missão e Objetivos da Controladoria

Missão da controladoria: É assegurar a otimização do resultado econômico global da organização. Otimizar os resultados econômicos da empresa, para garantir sua continuidade, por meio da integração dos esforços das diversas áreas.

Otimizar os resultados econômicos das empresas por meio da definição de um modelo de gestão. Viabilizar e Otimizar a aplicação dos conceitos de gestão econômica dentro da empresa e otimizar os da empresa. E é responsável pela eficácia econômica da mesma.

Os objetivos da controladoria: Os objetivos, referem-se aos propósitos mais específicos de cada unidade organizacional; representam um detalhamento da missão, o alvo a atingir, o intuito da área. Os objetivos detalham as grandes ações que cada órgão deve tomar de forma a conduzi-lo ao cumprimento da sua missão.

  1. Posição Hierárquica da Controladoria
  • Presidência
  • Vice-presidência de finanças
  • Vice-presidência administrativa e financeira
  • Conselho de administração

A controladoria deve ter a liberdade necessária para o acompanhamento de todas essas operações feitas, sendo independente na hierarquia relacionado as demais áreas da empresa, ela não esteja assalariada a nenhuma outra unidade empresarial.

Se o órgão controladoria estiver instalado dentro da vice-presidência de finanças pode ter discordâncias e conflitos de interesses. A controladoria deve estar ligada, hierarquicamente, direto ao conselho de administração, porque assim a governança afirmar sua independência total de informação e operação, a controladoria também faz a auditoria da gestão administrativa.

O controller que é quem trabalha na controladoria ele gerencia a empresa de forma geral, em todos os setores, fiscalizando se está cumprido de acordo com as regras da empresa, zelando pelo bom desempenho da empresa. Para trabalhar na controladoria ele tem que ter os mesmos conhecimentos para trabalhar no planejamento financeiro e orçamentário.

  1. Organização interna da unidade organizacional controladoria

A estruturação da área de controladoria acontece de forma semelhante ao esquema das demais áreas da empresa, dependendo da natureza, do segmento de atuação e do seu porte, e o negócio que está ligada. Os autores tratam do tema relacionam a contabilidade de custos como uma das áreas internas da controladoria, a contabilidade fiscal, tributária e impostos, contabilidade geral, financeira e auditoria interna, área de sistemas, áreas de orçamento e de relatórios de estudos especiais são incluídas na área de controladoria.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)   pdf (182 Kb)   docx (285.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com