TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estrutura de mercado do setor supermercadista do Rio Grande do Sul e identificação do seu grau de concentração

Por:   •  16/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  270 Palavras (2 Páginas)  •  304 Visualizações

Página 1 de 2

“Estrutura de mercado do setor supermercadista do Rio Grande do Sul e identificação do seu grau de concentração”

1) Microeconomia e Macroeconomia

São dois importantes pilares da economia nacional ou regional, micro significa pequeno isso na economia quer dizer estudar as unidades econômicas individuais; vamos ver a seguir um pouco mais do que é Micro e Macroeconomia.

Muito conhecida como teoria dos preços, a Microeconomia se preocupa com a formação dos preços bens e serviços (exemplo, milho, automóveis) e de fatores de produção (lucros, salários) e estuda a forma que o consumidor interage com eles e determina qual a quantidade apropriada para um bem ou serviço de mercados especifico. A Microeconomia como já disse acima, estuda os fatores individuais econômicos, esses são; Produtores, administradores, consumidores individuais, famílias, empresas que por sua vez formam um sistema maior, em uma rede complexa de relações econômicas; ela busca nesse meio, explicar quando e por que essas unidades tomam decisões econômicas; compra, venda, produção, contratação, operário etc. para Oliveira (2006, p. 181) a microeconomia se aplica bem na tomada de decisões das empresas, por causa do seu foco de estudo. "[...] buscar interpretar como as empresas e os consumidores interagem na definição de preços quantidades dos bens, serviços e fatores de produção".

A macroeconomia é uma ramificação que estuda, mede e observa a área econômica nacional ou regional, esse o outro pilar econômico que um pais tem para organizar suas finanças, estuda o comportamento da economia como um todo, considerando  globalmente o consumo agregado, renda nacional e investimentos no mundo todo.

Fonte: PORTAL EDUCAÇÃO - Cursos Online: Mais de 1000 cursos online com certificado

http://www.portaleducacao.com.br/contabilidade/artigos/54969/definicao-de-micro-e-macroeconomia#ixzz3og9dwXkC

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)   pdf (54.4 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com