TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estrutura e Organização da Educação Brasileira

Por:   •  30/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.831 Palavras (8 Páginas)  •  260 Visualizações

Página 1 de 8

DESAFIO PROFISSIONAL

Ailza RA: 1038476088

                   

TUTORA PRESENCIAL: Marina

DESAFIO PROFISSIONAL

Desafio Profissional apresentado ás Disciplinas Norteadoras: Estrutura e Organização da Educação Brasileira; Educação e Diversidade; Fundamentos Filosóficos e Sociológicos da Educação; Tecnologias Aplicadas à Educação; Desenvolvimento Pessoal e Profissional ministrada pela tutora local Vanessa Cristina de Jesus Fernandes, para obtenção de nota parcial no curso de licenciatura plena de Geografia e Pedagogia, da Universidade Anhanguera - UNIDERP do polo de Mirante do Paranapanema-SP.

        

Polo de Mirante do Paranapanema-SP

2017

Introdução

O presente trabalho tem como objetivo a elaboração de um projeto multidisciplinar voltado para o ensino médio, com intuito de promover ações pedagógicas inovadores com a temática “Construindo meu Projeto de Vida”.

O projeto será desenvolvido durante o ano letivo em quatro etapas:

Tendo como primeira etapa uma pesquisa interna, para saber o que os alunos gostam e o que pensam em ser profissionalmente. Já a segunda etapa visa pesquisa didática, os alunos procurarão os professores e eles indicarão os materiais de pesquisa de acordo com das diversas áreas profissionais selecionadas.

A terceira etapa já busca uma pesquisa da prática nas universidades e entrevistas com os profissionais já formados e que atuam na área, para obtenção de informações mais precisas e que leve aos alunos a refletirem sobre o seu futuro e a realidade profissional.

E na quarta etapa é uma apresentação ao final do ano letivo em uma semana cultural de apresentação de profissões em que os alunos irão apresentar o trabalho, em um stand no Centro Cultural na semana de comemoração do Aniversário da Cidade.

E a escola selecionada está situada no centro da cidade e pertence a rede pública, ao seu redor tem residências, praças e mercados. Os alunos tem um perfil socioeconômico médio, pois mais ou menos 98% dos alunos são residentes na cidade e apenas 2% residem nas áreas rurais próximas, e a escolaridade da família varia entre ensino médio e curso superior.

A estrutura física do Colégio Futuro é ampla e muito bem organizada tendo dois pavimentos, com uma quadra e um pátio, o primeiro pavimento é composto por secretaria, sala dos professores, sala de leitura, sala de gestores, banheiros, cozinha, e sete salas de aula, no segundo pavimento encontra –se cinco salas de aulas e um laboratório de informática.  O colégio oferece ensino no Fundamental Ciclo I, Fundamental dos anos finais e Ensino Médio, há um amplo acervo de materiais didáticos de todas as disciplinas e um bom relacionamento com a comunidade em torno, visto que a maioria são pais dos alunos.

O corpo docente do ensino médio é constituído por 28 professores, como uma proporção de 29 alunos por professor, todos com formação docente em licenciatura em suas áreas de atuação, 56% possui pós-graduação e mestrado e já lecionam a mais de 10 anos, 26% doutorado e lecionam a 5 anos e 18% por volta de 2 anos.  E maioria não participam de organizações sociais e políticas da comunidade.

Os alunos alguns exercem atividades profissionais e tem entre 14 e 17 anos, 15% fazem cursos técnicos e 20% cursos pré-vestibulares, moram com suas famílias, a renda é em média de 2 a 9 salários mínimos, 75% participam de instituições religiosas, 1% são repetentes e ocorrem alguns conflitos de gênero. O corpo discente é divido em dois turnos sendo o Matutino que funciona entre as 7:20 as 12 e 40 h, e no período noturno das 19:00 as 23:00 h, em relação aos planos para ensino superior as respostas se dividem em alguns trabalharem e outros em continuar os estudos.

Justificativa

A escola em sua vida cotidiana, é uma instituição notavelmente reprodutora. Ela realiza o papel de mediador de conhecimento, para que as crianças e jovens tenham instrumentos para enfrentar o mundo do trabalho que o espera futuramente. Mas ao mesmo tempo a família representa autoridade e base moral e educacional para a formação de nossos alunos.

Porém devemos ter em mente que a escola também tem contribuição para formação profissional das crianças e jovens, nas escolas é explorado as diversidades das profissões, suas importâncias na sociedade, o valor moral e ético que estão a serviço do bem estar das pessoas.

Tendo bem claro esse papel na escola, esse projeto “Construindo meu Projeto de Vida” viabiliza proporcionar aos alunos do Colégio Bom Futuro uma visão e um contato mais profundo em questão das profissões, contribuindo na formação, nas ideologias, no desenvolvimento desses alunos para sua futura carreira profissional. Pois sabemos que em determinados casos os professores são os principais motivadores e apoiadores nessa questão de escolha profissional, que apesar de alguns já virem falar do vestibular com seu objetivo já definido, ainda possuem várias dúvidas.

E devemos levar a sério esse papel, visto que a Constituição da Republica de 1891, consagrou o sistema dual de ensino e oficializou a distância entre a educação da classe dominante (escolas secundárias acadêmicas e escolas superiores) e a educação do povo (escola primária e escola profissional). (ROMANELLI, 2002)

Assim, é essencial essa orientação vinda do âmbito escolar, já que nos professores podemos explorar os interesses, as aptidões, as habilidades, mediar no desenvolvimento de habilidades necessárias para que se almeja. E se formos avaliar e pensar na educação brasileira hoje anda cada vez mais evoluída, principalmente o ensino superior, pois o mercado de trabalho anda cada vez mais competitivo com os tempos isso se expande cada vez mais.

 E recentemente vimos que a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, em seu título II, artigo 2º, dispõem in verbis:

A educação, dever da família e do Estado, inspirada nos princípios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana, tem por finalidade o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho. (SÃO PAULO, 1998, p. 1).

Então é necessário refletir que essa prática, será de grande contribuição para os alunos do Colégio Bom futuro, pois há muito que já trabalham e não veem uma condição de futuro profissional e até os que estudam tem suas dúvidas e indagações em que realmente estudar, qual o caminho seguir, se está certo em relação a sua vida profissional e qual seus meios, o projeto dará motivação e despertará os alunos para pensarem em seu futuro e o colocará perto de uma futura realidade profissional.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.9 Kb)   pdf (142.5 Kb)   docx (19.3 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com