TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estruturas e Analise Contabil

Por:   •  24/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.346 Palavras (14 Páginas)  •  317 Visualizações

Página 1 de 14

ANHANGUERA EDUCACIONAL

FACULDADE ANHANGUERA DE SOROCABA

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO 

ESTRUTURAS E ANÁLISES DAS DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS – 5º C

GRUPO H

DANIELE FELIX DA SILVA RA: 627.726.936-7

ELISAMA SOUZA DE PAULA RA: 681.745.973-2

FABIANA MOLLEMBERG RA: 681.400.476-7

GABRIELA GONÇALES RA: 627.725.685-0

LUIS FERNANDO LAGES DE MORAIS RA: 681.400.483-1

LUIZ PAULO BERNARDINO RA: 661.735.102-0

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS (ATPS)

SOROCABA- SP

2015

DANIELE FELIX DA SILVA RA: 627.726.936-7

ELISAMA SOUZA DE PAULA RA: 681.745.973-2

FABIANA MOLLEMBERG RA: 681.400.476-7

GABRIELA GONÇALES RA: 627.725.685-0

LUIS FERNANDO LAGES DE MORAIS RA: 681.400.483-1

LUIZ PAULO BERNARDINO RA: 661.735.102-0

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS (ATPS)

Atividades Práticas Supervisionadas (ATPS) elaboradas na forma de desafio, com o objetivo de desenvolver as competências e habilidades, referente à Unidade Didática Estrutura e Análise das Demonstrações Financeiras, do Curso de Administração da Faculdade Anhanguera de Sorocaba, sob orientação do Professor Wilson Alves Cassoni.

SOROCABA- SP

2015

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO        

2. DESENVOLVIMENTO        

2.1. Etapa 1        

2.1.1. Passo 1 – Estruturas das Demonstrações Financeiras        

2.1.2. Passo 2 – Resumo da Reunião da Equipe        

2.1.3. Passo 3 – Análise Vertical e Horizontal        

2.1.4. Passo 4 – Relatório Sobre a Situação da Empresa        

2.2. Etapa 2        

2.2.1. Passo 1 – Pesquisa sobre Técnicas de Análises pó Índices        

2.2.2. Passo 2 – Consulta: Índice para Análise de Balanços        

2.2.3. Passo 3 – Cálculo dos Índices do Balanço da Natura        

2.2.4. Passo 4 – Situação Econômico-Financeira da Natura        

3. CONSIDERAÇÕES FINAIS        

4. ANEXOS        

5. REFERÊNCIAS        

        


1. INTRODUÇÃO

O trabalho consiste em apresentar aspectos relevantes do estudo teórico da Estrutura e Análises da Demonstrações Financeiras, praticado através de uma atividade em forma de desafio.

Estrutura e Análise das Demonstrações Financeiras são utilizadas para averiguar a saúde financeira de qualquer entidade, isso é feito baseado em informações registradas na Contabilidade. A Contabilidade por sua vez disponibiliza todos os fatos economicos importantes do exercício, permitindo a elaboração de um parecer contábil, para que seus usuários tomem decisões com mais precisões.

O objetivo do presente trabalho é compreender inicialmente a estrutura das demonstrações financeiras e a relevancia de cada item patrimonal e também de resultado e posteriormente entender a relevancia e a função dos indices economicos e financeiros.

O trabalho é composto por duas etapas, e cada etapa tem 4 passos.

Na primeira etapa foi abordado o tema da estrutura das demonstrações financeiras e o significado dos itens que compõem o balanço patrimonial e como utilizar a análise vertical e horizontal para avaliar a estrutura da entidade, utilizando como modelo as demonstrações financeiras da empresa Natura.

Na segunda etapa foi abordado o tema dos indices financeiros, como aplicar e calcular para se obter os ínices estruturis, liquidez, rentabilidade e dependência bancária.

A metodologia utizada neste trabalho foi de pesquisa bibliográfica e internet.

2. DESENVOLVIMENTO

A Contabilidade é de suma importância à sociedade, presum-se que seu surgimento ocorreu em 4.000 a.C devido ao crescimento das civilizações e a organização da sociedade, assim como a sociedade evoluiu a Contabilidade acompanhou esse desenvolvimento e se adptou as mudanças.

Na sociedade atual, vive-se num mundo globalizado, por isso a Contabilidade ganhou força e se tornou indispensável as entidades. A busca por novos investimentos, fez com que as empresas se adequassem ao mercado financeiro, dessa forma precisaram começar a demonstrar as situações financeiras da sua empresa, utilizando a Contabilidade para alcançar esse objetivo, principalmente para companhias de capital aberto.

A principal finalidade da contabilidade é expor e fornecer informações verídicas aos seus usuários, investidores e credores. Importante ferramenta gerencial, a contabilidade registra todos os fatos ocoridos diários, mensais e anuais de uma entidade.

Algumas demonstrações contábeis são obrigatórias e exigidas pela legislação societária como o Balanço Patrimonial, a Demonstração de Resultado de Exercício e as Notas Explicativas.

Através da análise dos demonstrativos contábeis é possível averiguar a saúde economica, financeira e patrimonial da entidade, por isso exige-se que as informações disponibilizadas pelas entidades sejam transparentes e verídicas.

Este trabalho foi desenvolvido em duas etapas, sendo que na primeira utilizou-se a teoria da Estrutura do Balanço Patrimonial e da Demonstração do Resultado do Exercício, baseados nas demonstrações da empresa Natura, que por sua vez evidenciam todos os componentes que podem provocar alterações no patrimonio empresarial.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.9 Kb)   pdf (315.7 Kb)   docx (108.8 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com