TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo acerca da Empresa Salver Construtora e Incorporadora LTDA.

Por:   •  8/6/2023  •  Artigo  •  3.695 Palavras (15 Páginas)  •  68 Visualizações

Página 1 de 15

[pic 1]

Juliete Doerner Lehmkuhl¹

Nayara Hillesheim²

Adriano Velho³

RESUMO

O presente trabalho apresenta um tema muito importante no mundo empresarial. Um organização de sucesso há sempre uma equipe espetacular de gestão de pessoas, pois é a área que recruta, desenvolve a avalia os profissionais dentro de uma empresa. Através do precesso de gestão de pessoas é direcionando o que toda empresa precisa. A grande preocupação de algumas empresas está no capital financeiro e através do presente artigo será possível visualizar e analisar que o capital humano é o principal e mais importante dentro da empresa além de ser o amsi barato de se administrar e investir, até porque o colaborador não é um custo e sim uma grande jogada de Marketing para uma empresa de sucesso.

  1. INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem a intenção de realizar uma breve análise para identificar a importância da área de Recursos Humanos na empresa Salver Construtora e Incorporadora LTDA, na cidade de Ituporanga, Santa Catarina, tendo em vista que cada vez mais as empresas estão buscando fazer análises do perfil do colaborador, para que possa o inserir no lugar certo dentro da empresa e assim, melhorar a qualidade do trabalho e diminuir a retroatividade.

A área de Recursos Humanos em uma empresa, acaba se tornando um dos fatores responsáveis por garantir um bom sucesso, pois a mesma garante que os direitos e deveres dos colaboradores estão sendo exercidos de maneira correta.

Um exemplo de gestão de pessoas bem organizado dentro de uma empresa, acaba gerando a satisfação dos colaboradores em relação a empresa, pelo fato de a mesma estar colaborando com o desenvolvimento individual de cada um, seja no momento da contratação do colaborador com processo de integração ou após, com cursos, treinamentos, feedbacks e monitoramento. Diate disso surge a seguinte pergunta: Qual o modelo de gestão de pessoas utilizado pelo Recursos Hmanos para garantir o sucesso da empresa?

O presente estudo tem como objetivo abordar como está estruturado o modelo de gestão de pessoas da empresa, objeto do estudo, levando em consideração que esta área é de grande importância, haja vista que pode interferir tanto negativamente quanto positivamente dentro da empresa.

Ao longo do trabalho será apresentado o conceito e demonstrar na teoria como tudo é feito. É o caso do sucesso demonstrado na prática como a teoria funciona, de como a empresa cresce e produz cada vez mais uma equipe engajada. Tudo isso para informar como um profissional qualificado e desenvolvido é a peça chave de toda empresa bem sucedida.

  1. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
  1. AS ORGANIZAÇÕES

As organizações, são unidade sociais intencionalmente construídas e reconstruídas, a fim de atingir objetivos específicos. Isso caracteriza que uma organização nunca constitui uma unidade pronta e acabada, mas um organismo social seujeito a mudanças (CHIAVENATO, 2009).

Existe uma ampla variedade de organizações, como organizações industriais, comerciais, de serviços, militares e publicas. Estas constituem uma das mais admiráveis instituições sociais que a criatividade e engenhosidade humana já produziram (CHIAVENATO, 2009).

A área de Recursos Humanos (RH) é caracterizada pelas organizações e pessoas que delas participam. As organizações são cosntituidas de pessoas e dependem delas para que possam atingir sesus objetivos e cumprir com aquilo que a empresa precisa. As organizações permitem que os individus possam alncançar objetivos que jamais seriam alcançados apenas com o esforço individual, por isso, as organizações aproveitam a sinergia de esforços de várias pessoas que atuam em conjunto (CHIAVENATO, 2009).

  1. GESTÃO DE PESSOAS

Uma boa gestão de pessoas possibilita o alcance e a manutenção de bons resultados de uma empresa. Para que se tenha uma boa gestão de pessoas deve-se buscar conhecer mais as pessoas de sua equipe, como elas são, e o que as motiva e as desafiam; comportamento de respeito com os membros da equipe; valorização do trabalho bem feito; atentar-se não somente com a comunicação verbal, mas principalmente com a não verbal, como por exemplo, a entoação de voz e comportamentos; trabalhar para manter um ambiente de confiança e transparência; criar a cultura do feedback e colocar-se à disposição para ajudar seu colaborador e acompanhar os resultados e valorizar os progressos (MEIRA, 2012).

A gestão de Recursos Humanos (RH) é essencial nas empresas e tem sido cada vez mais valorizada. Além disso, Gonçalves (2012 apud Pfezzer, 1994, p. 126) demonstra 16 práticas de gestão que levam ao sucesso organizacional:

A) Senso de segurança no emprego;

B)  Seletividade no recrutamento;

C) A oferta de altos salários;

D) O pagamento de incentivos;

E) Tornar o funcionário acionista;

F) Compartilhamento de informações;

G) A participação e a delegação de poder (empowerment);

H) A formação de equipes autônomas de trabalho e o redesenho de tarefas;

I) O treinamento e o desenvolvimento de habilidades;

J) O job-rotation, ou rotação de cargos;

K)  O igualitarismo simbólico (eliminar símbolos que separam ou discriminam as pessoas);

L) A menor distância entre as diversas faixas salariais;

M) A promoção interna;

N) As perspectivas em longo prazo;

O) A definição e aplicação de medidas de avaliação das políticas de gestão de pessoas;

P) A definição de filosofias ou visões dominam que indiquem os modos de os indivíduos lidarem com as questões cotidianas (ou valores explícitos de uma cultura organizacional).

  1. ESTRATÉGIA ORGANIZACIONAL

Estratégia deriva do grego strategos, significando “chefe do exército”, e os militares utilizavam esta palavra para designar o caminho da guerra visando à vitória, mas com o tempo passou a ser utilizada pelo senso comum e designada como a arte de aplicar os meios disponíveis com vistas à consecução de objetivos específicos (ALMEIDA; TEIXEIRA; MARTINELLI, 1993).

A estratégia organizacional refere-se ao comportamento global e integrado da empresa em relação ao ambiente que a circunda. Quase sempre, estratégia significa mudança organizada. Toda organização precisa ter um padrão de comportamento holístico e sistêmico em relação ao mundo de negócios que a circunda e onde opera (CHIAVENATO, 2010, p. 71).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.2 Kb)   pdf (265.5 Kb)   docx (314.9 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com