TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo de Caso: Coca-Cola em 2011 – Em busca de um novo modelo

Por:   •  2/5/2018  •  Monografia  •  416 Palavras (2 Páginas)  •  1.100 Visualizações

Página 1 de 2

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

MBA EM GESTÃO DE PRODUÇÃO OPERAÇÕES E SERVIÇOS

Fichamento de Estudo de Caso

Gustavo Azevedo Dantas Radin

Trabalho da disciplina: Gestão de Pessoas e Competências

Tutor: Prof.: Norma Cristina Cardoso Brandão

São Paulo

2018

Estudo de Caso: Coca-Cola em 2011 – Em busca de um novo modelo.

Referência: YOFFIE, David B. KIN, Renee. Coca-Cola em 2011: Em busca de um novo modelo. Harvard Business School. 2012.

Texto do Fichamento:

Criada em 1886 por John Pemberton, a Coca-Cola tornou-se um mega empresa na área de refrigerantes, chegando a vendas mais de 1,7 bilhão de doses de bebida todos os dias, para consumidores de várias partes do mundo através de mais de 300 parceiros no engarrafamento. Ela foi considerada a marca mais reconhecida e poderosa do mundo.

Tudo começou quando Pemberton misturou xarope com água gaseificada e começou a vender a mistura em um maquina dispensadora na farmácia onde trabalhava, após um tempo, ele vendeu a tal mistura para Asa Candler e a partir daí a mistura ficou conhecida como Coca-Cola, o qual continua até os dias atuais e tornou-se de lá para cá um ícone em relação a “slogans publicitários”.

Na Segunda Guerra Mundial, Robert Woodruff, presidente da Coca-Cola em 1916, depois que seu pai comprou a empresa de Candler, lançou uma campanha onde qualquer soldado uniformizado poderia comprar Coca-Cola por 5 dólares onde que quer fosse. Na época havia um racionamento de açúcar por conta da guerra, mas a Coca-Cola foi isenta desse racionamento por proporcionar a bebida aos saldados.

Em 1981, Roberto Goizueta torna-se CEO da empresa, assumindo o cargo em meio a uma concorrência entre a Pepsi e a Coca-Cola, a Pepsi não era uma marca mundialmente conhecida, mas tinha bem sucedidos teste de sabores, promovendo assim a campanha “Geração Pepsi”, criando campanhas de divulgação agressiva assim como sua concorrente. A Pespi que também teve como criador um farmacêutico, surgiu em 1898 na Carolina do Norte, tendo sua expansão através de uma série de franqueados engarrafadores e tinha seu foco em vendas de varejo.

No decorrer dos anos 80, a Coca-Cola criou 11 novos produtos, assim como embalagens, tendo destaque para a Coca-Cola Diet em 1982. Goizueta até tentou mudar a formula da bebida para alavancar as vendas, mas o efeito disso foi totalmente ao contrário, a nova formula não foi aceita pelos consumidores, fazendo com que as vendas despencassem e diante da proporção que tomou ele decidiu voltar atrás e continua

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (45.1 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com