TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo de Caso Mc Donald's

Por:   •  24/10/2017  •  Trabalho acadêmico  •  609 Palavras (3 Páginas)  •  371 Visualizações

Página 1 de 3

Nome: Victor Schmitz Rosse  Turma: 1ºAdm32  Profº: Luciano Schmitz

Fundamentos  da Administração I - Questões referente ao estudo de caso “Desafios da Administração no Mc Donalds

Brasil”

  1. Identifique as teorias de Administração cujos elementos e as características podem ser utilizadas para analisar o caso McDonalds’s

Podemos entender como teoria da Administração Cientifica , pois parte do principio que o crescimento rápido e a desorganização da empresa pode gerar um aumento de complexibilidade de administrar , isso gera a maior necessidade de planejar , e ter uma abordagem cientifica , não tendo métodos racionais , tendo necessidade de aumentar a produção e a eficiência sendo competitivo no mercado , procurando um melhor proveito dos seus recursos para enfrentar a concorrência e a competição que aumenta a cada dia ; Pode –se também dizer como teoria burocrática , tendo em vista que o Mcdonalds tem exatamente todo o procedimento hierárquico para crescimento de seus colaboradores , ainda podemos associar a “ Taylor” que defende a padronização do trabalho , e estudo de movimentos , tendo em vista que a produção não só dependia do trabalhador mas também do que era preparado.

  1. Quais os princípios da Escola Clássica de Administração se manifestam  na Administração do McDonald’s? Dê exemplos.

A Padronização de atividades e lanches , com manuais de operação , padronização  do tempo de saída dos lanches e do treinamento de funcionários, O programa  de desenvolvimento gerencial , treinamento para atendentes . Também os incentivos financeiros de ate 25% de bônus para o funcionário do mês , e a hierarquia bem montada na rede , definida com atendente , treinador , coordenador de equipe e Treinee de Gerente , Podemos citar como exemplo a maneira de atendimento da rede , atendentes sempre sorrindo , mulheres maquiadas etc.

  1. Qual é a relação entre a força de trabalho pouco qualificada do McDonalds’s e o movimento de Administração Cientifica?

A Administração Cientifica é definida  com divisão de tarefas  , onde qualquer um pode executa-las , no McDonalds isso acontece quando eles contratam mão de obra barata de pessoas totalmente sem experiência e realizam treinamento afim de que essas pessoas possam realizar todas a tarefas seja no caixa , na área de limpeza ou atendimento.  

  1. Quais praticas motivacionais, inspiradas no enfoque comportamental , podem ser idênticas neste caso? Qual é o resultado da adoção dessas praticas motivacionais?

Algumas das praticas utilizadas no McDonalds são funcionários do mês , onde são destacados na unidade como funcionário do mês , com foto exposta  e ganham 25% de bônus no salario , Também existem gincanas que avaliam a compreensão dos atendentes  sobre o restaurante por meio de perguntas realizadas mensalmente por meio de telefone , onde a unidade vencedora ganha diploma , e ainda gincana com incentivo de bolsas de estudo para os funcionários que sabem os conceitos básicos de limpeza.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (108.4 Kb)   docx (797.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com