TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo de Caso Sistemas de Informação Gerenciais

Por:   •  16/6/2021  •  Trabalho acadêmico  •  525 Palavras (3 Páginas)  •  237 Visualizações

Página 1 de 3

                [pic 1]

Sistemas de Informação Gerenciais

Case Study: Cisco Systems, Inc.: Implementing ERP

Aluno 1:           Vitor Bisinotto

Aluno 2:

Guilherme Serrangra

Questão 1

Em que medida sistemas legados representam problemas organizacionais? Eles eram um problema para a CISCO? Explique

Questão 2

Cite e explique as vantagens e desvantagens da proposta inicial de gestão de sistemas informatizados na CISCO?

Questão 3

Qual foi o fator que provocou a decisão de implementação do ERP? Explique!

Questão 4

Qual foi a estrutura de gestão utilizada pela CISCO para implementação do ERP? Aponte as virtudes do modelo.

Questão 5

Como foi a escolha da empresa vendedora? Fale sobre o modelo de escolha adotado pela empresa.

Questão 6

A CISCO resolveu adaptar processos ou o sistema informatizado? Explique

Respostas:

  1. Sistemas legados representam problemas organizacionais a medida que a empresa não possui seus processos empresariais integrados em um único responsório impedindo que os gerentes tenham uma visão panorâmica das operações. Os gerentes ficam sem informações precisas e oportunas para coordenar operações diárias da organização.
  2. A proposta inicial de gestão de sistemas da Cisco era evitar um ERP permitindo que cada área funcional tomasse sua própria decisão com relação à aplicação a ao plano de mudança mas todas as áreas seriam obrigadas a usar arquitetura de banco de dados comuns. Como vantagem haveria o menor desembolso orçamentário e como desvantagem estaria o fato de decisões tomadas individualmente pelas áreas gerariam processos diferentes, não integrado permanecendo a impossibilidade de uma visão panorâmica das operações para melhores tomadas de decisões.
  3. O que provocou a decisão de implementar o ERP foi uma falha dramática do sistema que deixou a operação parada por dois dias gerando grande prejuízo. A decisão foi tardia pois não se deveria ter chegado a esse ponto de colapso para aceitar e encarar a mudança.
  4. A estrutura de gestão usada pela Cisco é a da imagem 4 que é um organograma. Os grupos eram coordenados a partir de uma equipe de Gestão do Programa, que incluía o gerente de projeto da Cisco e da KPMG.
  5. Solvik e Redfield acreditavam que era particularmente importante trabalhar com um parceiro de integração que pudesse ajudar tanto na seleção quanto na implementação de qualquer solução que a empresa escolhesse. Ótimas habilidades técnicas e conhecimento de negócios eram pré-requisitos. Com a KPMG uma equipe se voltou ao mercado para escolha dos melhores pacotes de software e após uma semana, escolheram dois candidatos principais. O tamanho era uma questão a ser considerada na seleção. Após análise, cada fornecedor foi convidado a fazer uma demonstração do software e como ele poderia satisfazer as necessidades de processamento de informação da Cisco.
  6. A Cisco adaptou tanto seus processos, como o sistema. Como demonstrado no caso, quaisquer mudanças no sistema eram complexas e caras para a empresa, então foi desenvolvido um simples método para avaliação de prioridades com base na classificação de cores. Tal método de escolha de quais processos deveriam ser alterados e quais não demonstrou ótimo resultado na implantação. Problemas simples como a posição da data no sistema eram descartados, agora era o funcionário que deveria adaptar seus processos, enquanto isso, só os processos mais substanciais da empresa requeriam uma mudança no sistema.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (93.5 Kb)   docx (378.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com