TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo de caso universidade e ciencia

Por:   •  2/6/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.457 Palavras (6 Páginas)  •  900 Visualizações

Página 1 de 6

  [pic 1][pic 2]

Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul

Campus Virtual

       [pic 3]

  Avaliação a Distância

   

Disciplina: Universidade e Ciência

Curso: Administração

Professora Conceição Aparecida Kindermann, Dra.

Nome do aluno: Bruna Silvano Lessa

Data: 28/04/2017

Orientações:

  • Procure o professor sempre que tiver dúvidas.
  • Entregue a atividade no prazo estipulado.
  • Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.
  • Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).

Questão 1 (2,0 pontos)

O texto não pode ser visto como uma unidade fechada em si mesmo; todo texto se relaciona com outro texto. Esse processo é chamado de intertextualidade, sem o qual um texto não se efetiva. Nesse sentido, pode-se dizer que todo texto traz em si outros textos ou apresenta um grau de intertextualidade constituída. 

Com base nesses conhecimentos, responda à questão proposta, em relação aos dois textos abaixo:

Texto 1

[pic 4]

Disponível em: . Data de acesso: 07/04/2017.

Texto 2

[pic 5]

Disponível em: . Data de acesso: 07/04/2017.

Questão proposta:

O texto 2 apresenta relação de intertextualidade com o texto 1. Levando em consideração que todo texto é produzido por um sujeito situado no tempo e no espaço, que novos sentidos existem no texto 2 produzidos por essa intertextualidade? 

Obs. Considere, para a resposta a intertextualidade usada pelo autor da charge, texto 2. Seu texto deve ter no mínimo 10 linhas.

Resposta:

        O texto 1 apresenta a capa do filme Tempos Modernos, protagonizado por Charles Chaplin. O filme apresenta a realidade das fábricas durante a revolução industrial, onde começaram a serem utilizados os métodos de produção em série. Essa nova forma de trabalho visava maior produção em menor tempo, não havendo preocupação com a condições em que os operários trabalhavam. O texto 2 apresenta a realidade dos “tempos modernos”. Mostra que houveram muitos avanços tanto nos métodos e tecnologias de produção por parte das industrias, quanto na preocupação com os direitos trabalhista pois foram criados normas para proteção dos direitos dos trabalhadores pelo governo (CLT, TST). Porem mesmo com todas as normas criadas a fim de proteger o trabalhador, elas ainda são violadas, burladas e até mesmo ignoradas pelas indústrias e empresas em geral, deixando a produção a todo vapor e os direitos trabalhistas em segundo plano.

Questão 2 (4,0 pontos)

Deve-se entender a leitura como atribuição de sentido. Ao ler, desencadeamos o processo de significação do texto, para o qual é necessário fazer inferências, acionar outros conhecimentos que não estão marcados no texto. Considere o texto a seguir:

Texto 1

[pic 6]

Disponível em: . Data de acesso: 07/04/2017.

Texto 2

[pic 7]

Disponível em: . Data de acesso: 07/04/2017.

A partir disso, responda às questões propostas:

a) Quais conhecimentos devem ser acionados para o processo de significação desses textos? (Faça entre 5 a 8 linhas)

Resposta:

É necessário que eu busque informações sobre a proposta da reforma do ensino médio, que tem como alguns pontos principais a não obrigatoriedade do um diploma técnico ou superior em áreas pedagógicas ou afins, sendo necessário apenas que o “professor” mostre que tem conhecimento sobre o que deseja ensinar. Outro ponto importante desta reforma é a possibilidade de que algumas matérias deixem de ser importantes para a formação do estudante do ensino médio.

b) Com base nesses conhecimentos apreendidos, é possível fazer uma leitura no nível do implícito. Indique um pressuposto e um subentendido, explicando-os. (Faça entre 5 a 8 linhas)

Resposta:

Na frase: “Na reforma do ensino médio, proposta pelo governo, o professor não precisa ser professor. ” Fica pressuposto que antes da proposta da reforma do ensino médio, era necessário que o profissional tivesse um diploma técnico ou profissional na área em que desejava lecionar. E fica subentendido que o governo expos sua opinião de que não acha mais importante que para algumas matérias o “professor” precise aprofundar seus conhecimentos a fim de passa-los aos alunos. Subentendesse que basta ter conhecimento sobre o que deseja ensinar que a pessoa estará apta a lecionar ou exercer outra profissão.

Questão 3 (2,0 pontos)

Segundo Meurer (2010), o discurso é o conjunto de afirmações que, articuladas através da linguagem, expressam os valores e significados das diferentes instituições; o texto é a realização linguística na qual se manifesta o discurso. Enquanto o texto é uma entidade física, a produção linguística de um ou mais indivíduos, o discurso é o conjunto de princípios, valores e significados 'por trás' do texto. Todo discurso é investido de ideologias, isto é, maneiras específicas de conceber a realidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.1 Kb)   pdf (532.9 Kb)   docx (1.3 Mb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com