TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Avaliação da eficiência de dispositivos de sinalização vertical e horizontal: Estudo de caso Universidade de Brasília

Por:   •  8/3/2017  •  Relatório de pesquisa  •  438 Palavras (2 Páginas)  •  274 Visualizações

Página 1 de 2

Avaliação da eficiência de dispositivos de sinalização vertical e horizontal: Estudo de caso Universidade de Brasília

O sistema analisado compõe-se de dez modelos diferentes de sinalização. O trajeto que fora utilizado para o estudo de caso foi um dos principais fluxos de movimento do campus Darcy Ribeiro, tendo como ponto de início o Instituto Central de Ciências (ICC) norte seguindo em direção do Laboratório de Fotografia, localizado no subsolo do mesmo prédio.

O primeiro tipo de sinalização que é possível ser visto são as placas de trânsito e localização presentes dentro do estacionamento da ala norte. Compostos por totens de cimento indicando a localização dentro de um plano cartesiano (imagem 1) e placa de estacionamento preferencial à cadeirantes, produzida em ferro (imagem 2). Devido a luminosidade do dia foi possível ser visto parcialmente os escritos da sinalização, não é sabido durante o período noturno, pois fora somente analisado durante à luz do dia. O mesmo tipo de totem é visto em outros lugares (imagem 3) sendo alterado as informações dispostas neles.

Continuando o trajeto é avistado outro totem feito de mesmo material, porém com sua sustentação em canos de ferro (imagem 4) presos ao teto e ao chão. Esta sinalização contém mais informações guiando o usuário melhor dentro da edificação apontando a direção de centros acadêmicos, salas de aula, administrativo e outros que podem vir a ser necessários no trajeto de alguém que possa circular o local.

Em frente ao Centro Acadêmico de Comunicação há um banner com o logotipo do local (imagem 5) em branco, vermelho e laranja. Os sinais de diferenciação de blocos (imagem 6) são feitos em formato quadrangular utilizando da cor azul, sendo acoplados em um suporte preto aparentemente de plástico ou algum material semelhante.

As placas de parede (imagem 7.1 e 7.2) seguem o mesmo padrão, sendo feito de material que não foi possível a identificação, pois estão dispostas a uma grande altura do chão. Todas são dispostas na horizontal utilizando as cores da instituição e tipografia em branco. As placas de portas (imagem 8) são quadradas feitas em um material de polietileno contendo o nome do local e o logo da faculdade, o resto do conteúdo pode ser variado. Durante todo o trajeto é possível ser visto sinalizações móveis com materiais variados e pictogramas em placas de ferro.

Acredita-se que mesmo possuindo uma grande quantidade de sinalização há locais onde há ausência delas que faz com que o usuário fique perdido e não consiga chegar ao seu destino final. Sendo assim necessário uma melhor disposição das placas e cuidado para com as mesmas, o que é possível ser visto em grande parte da sinalização disposta pelo campus.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (40.5 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com