TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo de layout

Por:   •  3/5/2015  •  Projeto de pesquisa  •  566 Palavras (3 Páginas)  •  179 Visualizações

Página 1 de 3

Uma das decisões mais importantes que uma empresa deve tomar, seja ela do setor produtivo ou de serviços, refere-se à sua localização, e tem que ser levado em conta tanto os aspectos geográficos ligados a natureza tais como: clima, solo, subsolo e conformação topográfica dos terrenos como também, são necessárias uma serie e informações adicionais de ordem técnica, econômica, financeira, jurídica, administrativa, ambiental e mesmo política.

A localização da empresa exerce grande influência nos custos totais e deve ser considerada como um casamento, ou seja deve-se procurar fazer uma boa escolha, pois qualquer mudança implicara em custos muito elevados.

O objetivo da ATPS elaborada pelo grupo é mostrar alguns problemas enfrentados na tomada de decisões quanto a sua localização e a produção em si, suas previsões de vendas, a administração dos recursos materiais, expor a organização da área dos materiais, a analise das necessidades dos clientes e o gerenciamento do estoque

As decisões tomadas para localização da empresa terão um papel fundamental nas atividades que irá exercer. A localização da empresa determinará sua produção. Isso influencia nos aspectos positivos e negativos, ou seja, o local escolhido implicará em menos pontos negativos para empresa. A base para definir a localização para as empresas são pontos de clientes próximos, de pontos que tenham facilidade com fornecedores e mão de obra qualificada. A procura de lugares com impostos baixos ou cessão gratuita de terreno abre oportunidade para atrair empresas na região. Disponibilidade acessibilidade de água e energia elétrica também.

O ramo da empresa também influencia em sua localização. Por exemplo, uma empresa metalúrgica se encontra em pontos mais afastados dos centros das cidades, pois pelos custos de montar uma empresa desse porte não é viável construí-la em centros urbanos devido aos altos custos.Os sindicatos também são um fator a ser considerado na escolha da localização. Procurar regiões que o sindicato não tem tanta influência pode ser benéfico pelo simples fato de acontecerem greves, as empresas terem custos e possivelmente quebrarem.

Em relação ao transporte, a empresa procura que seu fornecedor, cliente e a sua mão de obra, tenham a acessibilidade não muito longe de rotas das maiores regiões. Outro fator importante é que a empresa disponibilizará ônibus, pagará conduções, e terá estacionamento na empresa para os seus funcionários.

Também, para a empresa, locais com impostos baixos ou a procura de terreno com isenção de impostos assegurada pelo governo é um atrativo para uma tomada de decisão, mas isso com base nos locais aonde ela possa se beneficiar.

Em geral condições de fornecimento água/eletricidade e seus custos não tem tanta divergência, pois o que conta é a necessidade do ramo da empresa. Por exemplo industrias químicas, refinarias e fábricas de papel.

No caso da empresa “Sabor dos Deuses Alimentos Ltda” a localização foi feita com base nos critérios acima descritos, sua localização em Guarulhos perto da rodovia presidente Dutra, terreno de 550 m² em que fabrica será construída.

A demanda feita com base nas pesquisas de mercado, pois segundo o levantamento da equipe de marketing da empresa, existe uma expectativa de consumo de 2,5 kg por indivíduo e para tanto neste

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (42.7 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com