TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo superficial de processos de controle existentes em três corações

Pesquisas Acadêmicas: Estudo superficial de processos de controle existentes em três corações. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/10/2014  •  Pesquisas Acadêmicas  •  4.109 Palavras (17 Páginas)  •  413 Visualizações

Página 1 de 17

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM PROCESSOS GERENCIAIS

RODRIGO DE OLIVEIRA DAVID

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR

PRODUÇÃO E LOGISTICA ORGANIZACIONAL

4º SEMESTRE

Cornélio Procópio

2013

RODRIGO DE OLIVEIRA DAVID

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR

PRODUÇÃO E LOGISTICA ORGANIZACIONAL

4º SEMESTRE

Trabalho apresentado ao curso Superior de Tecnologia em Processos Gerenciais da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, nas disciplinas de Administração da Produção, Operações e Logistica, Teoria dos Jogos, Ética, política e Sociedade e Metodologia Cientifica, sob as orientações dos Professores (as): Luiz Antonio Gabriel, Marcos Marques e Gisleine Fregoneze, Lissandro Falcowiski, Marcia Bastos e Reinaldo Nishiwara.

Cornélio Procópio

2013

3 HISTÓRICO 5

4 EQUIPAMENTOS BÁSICOS P/ TORREFAÇÃO DE CAFÉ 6

5 PROCESSO DE PROCUÇÃO 6

6 A EMBALAGEM P/ CAFÉ TORRADO E MOÍDO 9

7 INFORMAÇÕES MERCADOLÓGICAS 9

8 DEPARTAMENTO DE COMPRAS 10

9 LOGÍSTICA 11

10 APRESENTAÇÃO DA ÁREA DE LOGISTICA DA TRÊS CORAÇÕES 11

11 TEORIA DOS JOGOS 12

12 ESTOQUE 14

13 ÉTICA, POLÍTICA E SOCIEDADE 15

14 METODOLOGIA CIENTÍFICA 15

15 CONCLUSÃO 17

16 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 18

1 – INTRODUÇÃO

Nosso trabalho tem como objetivo central estudar a importância dessa indústria na economia e sua atividade empresarial, observando a importância dese conhecer, entender e ajudar nos processos gerenciais adequados para o bom andamento de uma indústria. Sendo observado que a boa dinâmica fiscal de uma empresa, através de um bom desempenho da logística, pode ser alcançada com um eficaz planejamento, relacionado ao desenvolvimento de novas alternativas e uma eficaz administração da produção.

Escolhemos a Três Corações de Café Solúvel, demonstrando abaixo a estrutura hierárquica da empresa.

2 – DESENVOLVIMENTO

O presente estudo contém uma pesquisa superficial dos processos gerencias existentes na Três Corações. Para um melhor entendimento, foi feito um breve resgate histórico da empresa, sua fundação, que tipos de produtos ela industrializa e comercializa o mercado a qual atende, e seus processos gerenciais.

Enfim, o trabalho ajudará no melhor entendimento de como é importante conhecer os processos gerenciais e como esse meio vem ajudando a Três Corações a se tornar uma das grandes indústrias do país.

No município de Santa Luzia em Belo Horizonte, está instalada a Três Corações, que atua no ramo de alimentos e bebidas e é uma das maiores indústrias de café solúvel do país.

3 – HISTÓRICO

A empresa foi fundada em 1970 como uma pequena e modesta torrefadora e distribuidora de café, localizada no município de Santa Luzia, na Grande Belo Horizonte, no estado de Minas Gerais. Durante os anos seguintes, o café Três Corações, com sua alta qualidade e sabor delicioso,conquistou o paladar dos mineiros. Mas apesar da filosofia da empresa estar baseada na inovação e ousadia, a Três Corações era uma empresa regional e se encontrava em grandes dificuldades financeiras e sem infraestrutura para competir no mercado. Foi então, que no início da década de 80, o cafeicultor Aprígio Tavares, e seu filho Ricardo, assumiram a empresa, sanaram as dívidas, investiram em equipamentos e novas tecnologias, e projetaram a marca Três Corações nacionalmente.

Em 1992 a marca lançou no mercado de forma pioneira um produto que faria ela conhecida no país inteiro e mudaria os rumos da empresa: o cappuccino em pó (uma mistura de café, leite cacau e canela, este último ingrediente apontado como o grande diferencial para o enorme sucesso do produto). Nos anos seguintes, amparada pela qualidade e reconhecimento de seu cappuccino, cuja textura, sabor e cremosidade conquistaram milhões de consumidores, a empresa lançou no mercado novos tipos de café, novas embalagens (como por exemplo, a vácuo) e o café solúvel. O enorme sucesso da marca Três Corações chamou a atenção de grandes empresas do mercado, e no mês de dezembro de 2000, a marca foi vendida por US$ 41.2 milhões para o grupo israelense Strauss-Elite, que investiu pesado em tecnologia e novos equipamentos.

Exatos cinco anos mais tarde, no final de 2005, a empresa anunciou uma joint-venture com a São Miguel, fundada em 1959 para comercialização e revenda de porta a porta de grãosde café em São Miguel, interior do Rio Grande do Norte, e segunda maior empresa de café no Brasil. Recentemente a marca remodelou as embalagens de sua tradicional linha de cappuccinos, que ganharam traços mais modernos e arredondados, remetendo ao formato de um coração, ícone da marca. Outra inovação na nova embalagem foi o formato do código de barras, agora representado por uma xícara de café. Além disso, a linha contava com um novo integrante: o Cappuccino Shake, uma versão gelada e deliciosa para o verão. Por tudo isso, a marca Três Corações, que alia tradição, sabor intenso e qualidade comprovada de seus grãos, através de seu café tipicamente mineirinho encantaram os paladares mais exigentes do país.

A idéia de ter uma empresa para industrialização de café solúvel consubstanciava-se no fato de que nos anos em que decaia a produção cafeeira, motivada por fenômenos meteorológicos como a seca e a geada, o movimento das empresas de Armazéns Gerais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com