TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Etapas do processo de recrutamento e seleção

Pesquisas Acadêmicas: Etapas do processo de recrutamento e seleção. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/10/2014  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.407 Palavras (6 Páginas)  •  622 Visualizações

Página 1 de 6

INTRODUÇAO

O processo de recrutamento e seleção passa por algumas etapas que são importantes para a avaliação dos futuros colaboradores, nos processos de seleção são aplicados testes e dinâmicas que servem para avaliar tanto fisicamente como psicologicamente, conhecendo suas características pessoas e profissionais, temos a entrevista que e uma etapa onde podemos mostrar nossas sinceridades para nosso selecionadores, mostrando interesse na vaga pretendida.

Mais passado por essas etapas não e muito fácil ingressar em um ambiente de trabalho tem o processo de adaptação tanto do colaborador como do seu líder,e uma fase não muito fácil, pois nessa fase e explicada todo o processo da empresa e as metas pretendidas, suas funções,e projetos ,veremos a convivência em grupo e particular.

Empresas que procuram sucesso no mercado também são avaliadas por isso fazem um plano de ação para poder organizar e planejar sua empresa, achando o erro ou evitando.

Todos os dias somos avaliados, para melhor nos adaptar.

TÉCNICAS DE SELEÇÃO

Hoje em dia as empresas estão com os critérios de seleção mais preparados, porque a população esta se profissionalizando. Para podermos nos preparar para o mercado de trabalho temos que estes preparados para enfrentar toda uma etapa de um processo seletivo, temos que conhecer a empresa e também temos que ter conhecimento no cargo que iremos exercer.

O papel do RH é fazer o processo de recrutamento e seleção, e encontrar o perfil que as empresas estão procurando.

Em um processo de seleção passamos por algumas etapas são elas;

-ENTREVISTA DE SELEÇÃO= é um processo que interagem duas ou mais pessoas, assim conhecendo melhor o entrevistado, a entrevista pode ser dirigida (com roteiro preestabelecido) ou a entrevista livre (sem roteiro definido).

-PROVAS DE CONHECIMENTO OU CAPACIDADE=esse processo avalia o nível de conhecimento gerais e específicos do candidato, procurando o nível do seu conhecimento profissional ou técnico, já as provas de capacidade são avaliadas em testes para verificar o desempenho do candidato, procurando a sua capacidade ou algumas habilidades em algumas tarefas.

-TESTES PSICOMETRICO= são usados como medida de desempenho, saber si a pessoa e preparada para o cargo oferecido.

-TESTE DE PERSONALIDADE= revelam traços gerais da personalidade do candidato.

-TESTE DE SIMULAÇÃO= são as dinâmicas em grupo, avalia o desempenho e o comportamento do candidato em algum evento na organização que ira trabalhar que ira desempenhar sua função futuramente, essa técnica é usada em cargos como, gerencia, direção, supervisão, vendas, e compras.

A dinâmica em grupo e uma atividade para uma movimentação que si possa perceber, por exemplo, como as pessoas se comportam em grupo, como e a comunicação, a iniciativa, a liderança, o processo de pensamento, o nível de frustação.

Essa técnica da dinâmica em grupo e para descobrir como cada um se comportar em relação a cada componente do grupo, o objetivo e observar o comportamento do individuo.

Se estivermos preparados e tivermos conhecimento entramos no mercado de trabalho apto a exercer a profissão pretendida.

Para podermos nos sair bem das entrevistas, teste e dinâmicas nunca podemos nos comportar errado, temos que mostrar interesse e conhecimento, nunca mentir em relação ao nosso perfil pessoal e profissional, pessoas que mostram arrogância, timidez demasiada sem participação efetiva, querendo se mostrar em excesso não deixando as outras pessoas do grupo falar essas pessoas sim são eliminadas nessas etapas.

DINAMICA EM GRUPO

A A.S.T CONSULTORIA E DESENVOLVIMENTO e uma empresa que presta serviço de RH, fazem recrutamento e seleção, procuram os perfis certos para as vagas solicitadas, aplicam testes e dinâmicas.

Podemos solicitar uma dinâmica que poderia orientar mais no processo de seleção seria ela;

DINAMICA DO MESTRE=essa dinâmica tem como objetivo buscar a criatividade a socialização, desinibição e a coordenação.

A selecionadora poderia orientar o grupo a fazerem um circulo ,escolhendo uma pessoa para ser o adivinhador.

-o adivinhador sai da sala

-o restante fica na sala e escolhem o mestre, no qual ira fazer movimentos de ica.

-assim todos imita-los

-o adivinhador entra na sala, e tenta achar o mestre

-tem duas chances ,si errar voltar a fazer de nono, se acertar o mestre o seu lugar.

QUANTIDADE DE PESSOAS= a partir de 8 pessoas

TEMPO= sem limites

Essa dinâmica ajuda as pessoas a trabalharem em equipe, e um processo de integração, podendo ser aplicadas tanto em pessoas que tenham o ensino médio como curso superior, fazendo os participantes interagira.

PLANO DE AÇÃO

São ações tomadas em curto prazo, explicando como por as ações estratégicas, porem não impede de ser um projeto a médio ou longo prazo.

O plano de ação e muito importante pois pode da origem a um planejamento estratégico, ou basear-se nele, para corrigirmos os problemas ou a prevenção deles.

A elaboração do plano de ação consiste em registros históricos, atas de reuniões, pesquisas e relatórios de auditoria, descreve todas as ações necessárias, para você atingir o resultado desejado.

Uma ferrada muito utilizada

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com