TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Etica e Marketing

Por:   •  24/11/2016  •  Projeto de pesquisa  •  483 Palavras (2 Páginas)  •  135 Visualizações

Página 1 de 2

Apresentação:

A muitos séculos atrás iniciava-se, o debate do incremento da ética na venda de produtos. Para uma melhor compreensão, se faz necessário a explicação etimológica da palavra ética. A palavra ética vem do grego ethos, que significa “costume”, “caráter” ou “modo de ser”.

Moore resume a Ética em uma “investigação geral sobre aquilo que é bom”. Nessa investigação e busca pelo que é bom, as sociedades instituem normas, ou seja, nomeiam o que é correto e o que é incorreto, o que é lícito e o que é ilícito, e essas normas devem ser seguidas pelos membros dessa sociedade. (CHAUI, 2008).

Sob o mesmo ponto de vista, o escritor, professor universitário e filósofo contemporâneo, o brasileiro Mário Sérgio Cortella, em entrevista a um programa de televisão, conceitua a ética como “um conjunto de valores e princípios que são usados para se decidir as três grandes questões da vida que são: quero, devo, posso.” Ou seja, existem coisas que as pessoas querem, mas não devem; coisas que devem, mas não podem e coisas que podem, mas não querem.

Aristóteles e Platão caracterizavam comerciantes como “não amigáveis e inconfiáveis” devido à preocupação financeira da classe dos comerciantes da época. Eram relatados como seres que eram impulsionados pelo lucro, independentemente de estarem corretos ou não.

Mesmo com o passar do tempo os comerciantes parecem não ter mudado. Empresas e consumidores deveriam estar sintonizados em seus objetivos, porém o que ocorre é que as empresas detêm o maior dominio nessa relação, porque muitas vezes falta de informações na hora da compra de um produto por parte do cliente.

Outro detalhe importante sobre isso é de que as empresas têm incentivado o consumidor a suprir principalmente suas necessidades de ego, que são satisfeitas por produtos supérfluos e dispensáveis, tudo isso por meio das propagandas, diminuindo a capacidade racional de julgamento dos consumidores, assim, colaborando para a venda do produto.

Tendo como base estas táticas de venda, podemos identificar uma sociedade extremamente consumista, que põem em segundo plano o lado ético na decisão de compra e na escolha de produtos. Cotidianamente, nos deparamos com várias ações empresariais, as quais se bem analisadas, podemos descrever detalhadamente o comportamento desta instituição.

No decorrer desta análise, percebemos que o ramo empresarial e seus integrantes se deparam diariamente com as mais diversas questões éticas. Estas questões geram muitos problemas para os profissionais da área de marketing, pois existem casos que a conduta empresarial vai na contramão do que a lei de ética empresarial e o pensamento do consumidor trazem.

Os tópicos sintetizam uma das principais categorias de questionamento éticos cujo marketing se defronta, exemplificando alguns de seus principais dilemas mediante algumas perguntas.

Alguns dos Questionamentos Éticos Genéricos ao Sistema de Marketing (slide)

Sendo assim percebe-se que a ética no marketing depende principalmente dos valores institucionais passados por cada empresa, onde a maior parte das empresas tem como prioridade a venda de seus produtos, independentemente de serem produtos prejudiciais ao consumidor ou não.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (53.9 Kb)   docx (9.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com