TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ética No Marketing

Pesquisas Acadêmicas: Ética No Marketing. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/4/2014  •  755 Palavras (4 Páginas)  •  447 Visualizações

Página 1 de 4

A ética no marketing

O marketing é uma das ferramentas da administração de empresas e dos negócios, e é aplicado, na maioria das vezes, em processos de troca, com a finalidade de obter de lucro. E hoje, está sendo cada vez mais, aplicado em uma nova amplitude na esfera da responsabilidade social corporativa no Brasil.

O termo marketing possui várias definições, porém basicamente essa palavra vem associada ao mercado, à comercialização dos produtos e serviços.

Um dos termos mais usados é o que define como um processo social por meio do qual pessoas e grupos de pessoas obtém aquilo de que necessitam e o que desejam com a criação, oferta e livre negociação de produtos e serviços de valor com outros. (KOTLER e KELLER, 2006).

Com a concorrência acirrada existente no mercado hoje, é imprescindível que as empresas e seus profissionais de Marketing sejam éticos em todos os aspectos.

Ética não é apenas respeitar as condutas humanas nos ambientes aos quais se está presente, deve ser um dos pontos fortes da organização, o seu diferencial de mercado.

Com a globalização, o aumento da concorrência foi inevitável, ainda mais com o surgimento da internet e suas facilidades. Para suprir esta concorrência, a criação de estratégias passa a ser mais feroz, intensa, e agregam mais valor ao produto.

De todas as atividades empresariais, o marketing é a de maior visibilidade e, por isso, a mais sujeita a questionamentos de ordem ética.

Alguns dos questionamentos éticos em relação ao marketing são, a ligação do marketing com as características do sistema capitalista, àquele que diz respeito à tendência e estímulo ao materialismo; e outra questão enfoca atividades de marketing como a precificação, propaganda e vendas. Sendo que entre ambas está a multiplicidade de visões relativas à ética que, por se tratar de tema complexo e subjetivo, está sujeita a diferenças de interpretação, que variam conforme as circunstâncias e as percepções, dificultando o consenso. Como resultado, os atores do marketing e do mundo dos negócios tendem a se mover em certa zona de amoralidade, deixando que o mercado e a sociedade julguem as suas práticas.

Das ferramentas usadas pelo marketing, as que mais se evidenciam na falta de conduta ética nas suas aplicações, são a propaganda, a promoção de vendas, a venda pessoal e a logística empresarial, entretanto não devemos tratá-las como “prática não ética” de forma

estanque, em separado (de cada instrumento), pois como o marketing caracteriza-se pela ação do conjunto, não existe parte “não ética”, uma parte compromete o todo. Se uma parte não pratica, não existe ética no marketing. Apesar da ética no marketing ainda ser negligenciada ainda no Brasil, felizmente nossa sociedade está cada vez mais madura e consciente do seu papel como consumidora e cidadã, o que reforça a necessidade

das empresas na ética e responsabilidade social, que carrega concomitamente teias legais mais rígidas, que obrigam as organizações a um alto grau de comprometimento ético na sociedade na qual estão inseridas.

“As empresas que incorporem a responsabilidade social como estratégia são as que vão durar.” (Peter Drucker).

Os profissionais de Marketing

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com