TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ética No Marketing

Artigos Científicos: Ética No Marketing. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/11/2013  •  592 Palavras (3 Páginas)  •  267 Visualizações

Página 1 de 3

Pelo fato do marketing ser a atividade empresarial de maior visibilidade é também a mais sujeita ao questionamento ético, e ultimamente vendo sendo criticada fortemente pelo abuso do poder da propaganda, essa critica tem sido cada vez mais frequente principalmente nas redes sociais e sites aonde o consumidor pode expressar a sua opinião e criticar a empresa por uma propaganda enganosa, um serviço mau feito, um concurso que não distribui o prêmio prometido no anuncio, atendimento de vendedores pouco éticos, dentre inúmeras manifestações de clientes insatisfeitos.

Eu acredito que isso só acontece em razão de muitas empresas não fazerem o uso ético do marketing, anunciando seus produtos de maneira errônea, deixando as informações mais importantes para o final do comercial, ou nas minúsculas letras de rodapé, promotores de venda sem a informação correta, vendedores desinformados, sites desatualizados.

Com a facilidade de acesso a internet, e consequentemente a informação, o consumidor está evitando cada vez toda comunicação de marketing, seja ela digital, impressa ou telefônica, o medo e o receio de ser enganado pode ser maior do que a curiosidade que o produto deveria aguçar nele.

Muitos consumidores antes de saírem as compras entram nos sites que avaliam como as empresas tratam o consumidor para analisar se o que ela fala (através dos anúncios etc) é de fato verdade, ou seja, se existe ética.

Sou a favor de um marketing ético, serio e transparente que utilize os diferenciais do seu produto/serviço para atrair e fidelizar o seu cliente, não mentiras que trarão o cliente uma vez e nada mais, quanto custará a falta de ética para essa empresa? É certo que um comercial mentiroso ou milagroso poderá trazer ótimos resultados para a empresa, mas e quando os consumidores se derem conta de quem foram ludibriados, e forem as redes sociais, reclame aqui, confiometros buscarem seus diretos e expor sem o mínimo puder o a empresa que os lesou.

A partir deste overview sobre o assunto, embora eu esteja muito longe de chegar a uma conclusão afinal tudo o que fora relatado até aqui não é nada além da minha opinião sobre o tema, fui buscar nos livros algo que facilitasse a compreensão do que tento defender que é a utilização ética do marketing, após algumas leituras e pesquisas, pude concluir que:

Se falando de ética, existem dois principais questionamentos com os quais o marketing se defronta. A primeira, mais genérica, está intrinsecamente ligada às características do sistema capitalista e diz respeito ao presumível estímulo materialista despertado pelo marketing e por suas ferramentas principais, especialmente a propaganda.

A segunda categoria de questionamentos éticos relaciona-se à prática de negócios mais especificamente. Trata-se dos padrões de conduta das empresas nas suas relações com o consumidor final e outros agentes econômicos. Fazem parte dessa categoria as atividades relacionadas à promoção de produtos e serviços, à sua precificação, à prestação de informações aos consumidores e ao atendimento deles, à concepção de produtos e ao seu lançamento, além de toda uma infinidade de atividades que caracterizam a rotina dos profissionais de marketing e do próprio consumidor no mercado.

Os Quadros 1 e 2 sintetizam as duas principais categorias de questionamentos éticos com os quais o marketing se defronta,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com