TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Etica sala de aula

Por:   •  14/10/2016  •  Trabalho acadêmico  •  639 Palavras (3 Páginas)  •  359 Visualizações

Página 1 de 3

ÉTICA E SUA IMPORTÂNCIA EM SALA DE AULA.

A palavra ética é originada do grego ethos, que significa modo de ser, caráter. Através do latim mos (ou no plural mores), que significa costumes, derivou-se a palavra moral, a ética está presente em todas as civilizações, sendo ela um conjunto de regras, princípios ou maneira de pensar e expressar. A principal questão que envolve a ética pode ser sintetizada em uma única pergunta, que é a de como devo agir perante os outros. Assim a ética diz respeito aos valores, aos princípios de um grupo social em uma época histórico social e economicamente identificada

Os Parâmetros Curriculares Nacionais defendem que os temas transversais – Ética, Meio Ambiente, Saúde, Pluralidade Cultural e Orientação Sexual, devem ser trabalhados na escola de forma integrada entre as disciplinas do currículo formal. Estes temas expressam conceitos e valores fundamentais da democracia e da cidadania, sendo importantes e urgentes seu desenvolvimento para uma melhora na sociedade.

Temos na escola um ambiente propício para o exercício e aprendizado da ética. Através dela, professores, alunos e funcionários podem obter resultados positivos no processo educacional, melhorando o ambiente de trabalho e aprendizado.

As crianças e jovens estão no processo de aprendizagem e, portanto, a ética deve-lhes ser ensinada e cobrada, é sabido que muito do comportamento ético do aluno é originado na própria família, todavia cabe a escola e principalmente ao professor trabalhar a ética no ambiente escolar para que resulte em melhor qualidade de ensino.

A escola pública costuma receber um público heterogêneo, e para muitas crianças, a escola é a primeira oportunidade de conviver com pessoas diferentes, com historia diferentes, e maneiras de ver o mundo diferentes, esta pluralidade é uma excelente oportunidade para se trabalhar a ética em sala de aula na medida que os alunos aprendam que todos devem ser tratados com dignidade, reforçando valores éticos da sociedade em que vivem.  

Trabalhar a ética em sala de aula além de ser uma necessidade cada vez maior é também um dos maiores desafios que os educadores terão de enfrentar para atender os anseios de uma sociedade plural e democrática, uma vez que a sociedade contemporânea vive uma crise de valores. Nas salas de aula de hoje em dia, casos de bullyng, bagunça e agressões a professores e alunos são infelizmente cada vez mais freqüentes.

Em uma sociedade cada vez mais plural, o professor precisa trabalhar a ética respeitando a pluralidade dos seus alunos, partindo do diálogo que leve em consideração os interesses pessoais e coletivos em relação aos valores de cada cultura e aos direitos humanos, de modo que este trabalho contribua para idealizar formas mais justas e adequadas de convivência.

A discussão da ética em sala de aula deve incentivar a autonomia na constituição de valores de cada aluno, onde o mesmo se desenvolva com relação a temas como respeito mútuo, justiça, diálogo e solidariedade.

É importante que o professor como mediador de conhecimento e cultura, incentive seus alunos a adotarem atitudes de respeito pelas diferenças, respeito esse necessário ao convívio numa sociedade democrática e pluralista; bem como adotarem atitudes de solidariedade, cooperação, repúdio às injustiças e discriminações.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (64.4 Kb)   docx (9.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com