TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS DESAFIOS ÉTICOS DA EDUCAÇÃO E O PAPEL DO DOCENTE NA FORMAÇÃO ÉTICA HUMANA NA SALA DE AULA E NA ESCOLA

Por:   •  12/8/2022  •  Ensaio  •  1.827 Palavras (8 Páginas)  •  75 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE

CENTRO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES

UAE – UNIDADE ACADÊMICA DE EDUCAÇÃO

DIEGO DA SILVA

OS DESAFIOS ÉTICOS DA EDUCAÇÃO E O PAPEL DO DOCENTE NA FORMAÇÃO ÉTICA HUMANA NA SALA DE AULA E NA ESCOLA

CAJAZEIRAS

2021

        DIEGO DA SILVA

OS DESAFIOS ÉTICOS DA EDUCAÇÃO E O PAPEL DO DOCENTE NA FORMAÇÃO ÉTICA HUMANA NA SALA DE AULA E NA ESCOLA

Ensaio produzida na disciplina de ética e educação, no curso de pedagogia ministrada por Belijane Marques Feitosa, na Universidade Federal de Campina Grande.

CAJAZEIRAS

2021

Introdução

        Levando em conta as discussões sobre a ética no campo social atual, muito ainda precisa ser desenvolvido sobre esse tema. A ética por ser um assunto bastante abstrato e que apesar de sabermos o que é, se torna difícil e complexo de explicarmos o seu conceito. Vários filósofos e escritores tem uma definição do que é a ética. Mas qual a importância desse tema dentro do âmbito escola? O presente ensaio buscar analisar os desafios da ética no espaço educacional e o papel do docente na formação humana e ética em uma sala de aula, tendo em base artigos que foram apresentados pela docente da disciplina ética e educação e discussões realizadas nos encontros da disciplina.

        A ética como sabemos, busca examinar fatores da sociedade que possam contribuir para o desenvolvimento e a prática da moral, afinal a ética irá exercer uma análise e questionamento sobre a moralidade, ou seja fará uma reflexão sobre o que o indivíduo irá exercer e cumprir seus deveres na sociedade, como diria Sócrates, ´´conhece-te a ti mesmo´´, quer dizer que se precisa ter um olhar sobre quem você e quais os teus valores, e esses valores terá influência no momento da prática da ética. Conhecer a si mesmo fará com que tenha um melhor entendimento da eticidade.

        A estrutura do ensaio é composta por Introdução onde será apresentado o tema, o desenvolvimento que será dividido em três partes onde a primeira retrará a reflexão sobre o que é a ética, a origem do sua palavra e de que como a ética e moral se relacionam entre si, a segunda parte discute os desafio da ética no âmbito escolar e como esses desafios precisam ser superados e a terceira parte irá salientar sobre o papel do docente, como profissional do desenvolvimento humano na formação ética humana e por fim as considerações finais sobre o que foi discutido e abordado durante todo ensaio.

Desenvolvimento

        O presente desenvolvimento abordará os conceitos da ética ressaltando sua reflexão e de como ela está relacionada com a moral, os desafios da ética no espaço educacional e de como a ética é fundamental no espaço escolar e por fim o papel do docente na formação ética humana, onde será pautado a importância do papel do educador no desenvolvimento ético humano.

Reflexão sobre o que é a ética

        Para abrimos um debate sobre a ética precisar-se entender primeiro o que ela é. A ética tem origem do termo grego ethos que tem como definição conjunto de costumes. De acordo com as autoras Neme e Santos (2014 pag. 02) a ética atualmente, é tida como parte de uma filosofia que visa estudar o comportamento moral. Seguindo o pensamento das autoras a ética e amoral estão correlacionadas, enquanto a moral é o conjunto de normas a serem seguidas na sociedade, a ética exerce o papel de criticidade a essas normas. Autores como Nogaro (2015 pag. 156) afirma também de forma clara e objetiva que a ética é a ciência do agir humano, ou seja, de como o indivíduo irá agir de acordo com os princípios e valores humanos estabelecidos pela sociedade. Observa-se que há semelhanças nos pensamentos sobre a ética de Nogaro, e das autoras Neme e Santos, enquanto Nogaro afirma que a ética é a própria ciência do agir humano, as autoras afirmam que a ética é a filosofia que tem como estudo o comportamento humano.

        Ainda que a ética tenha entrado na ´´moda´´, sua prática ainda se é insuficiente. Exemplificando, no ato de corrupção político, onde nas campanhas usaram a palavra da ética em seus discursos e no decorrer de seu mandato infringem os direitos humanos. Seja também um professor que pede para sua aluna que usa cabelo Black Power e a pede para amarrá-lo, entre outras questões. Qualquer atitude que leve o desconforto do ser humano, é de fato um ato antiético.

        A reflexão da ética é de sumo importância, no espaço educacional. No artigo de Vilela e oliveira (2012 pag. 04) as autoras afirmam que o docente é um profissional da tolerância e da aceitação, onde se baseiam no pensamento de Freire onde o mesmo visa que ensinar acarreta riscos, aceitação do que é novo e repudio a discriminação e preconceito. É nesse processo que a ética do destaque, pois ela faz com que a tolerância do que é novo seja aceita.

        Para concluir a ética é precisamente a porta que dará fim ao preconceito e discriminação, ela dá ênfase a tolerância do diferente, não importa a religião, sexualidade, e cultura dos alunos se o profissional docente tiver uma postura imbuída de eticidade, ele não fará distinção dos seus alunos.

Os desafios da ética na educação

        Para se ter ciência dos desafios da ética nos espaços escolares é necessário entender como esses desafios chegam neste espaço. Inicialmente segundo Norago (2015 pag. 157) é um processo no qual deve ser trabalhado com mestria e não trazer a alusão de que a ética é uma resposta relacionada a crise de segurança do indivíduo. Ela na verdade só irá refletir os valores morais estabelecidos pela sociedade, e que levantar a questão se esses valores são corretos e se devem ser seguidos. Outro ponto de destaque é que se um professor como toda sua ampla formação acadêmica pode ensinar todas as áreas do conhecimento, ele também terá domínio e será capaz de transmitir o comportamento ético a seus alunos.

        No artigo, A dimensão ética da aula, escrito pela autora Terezinha de Azeredo Rios (2008) a autora nos remete a ideia de que uma aula é construída em conjunto entre professor e aluno. A autora defende que em seu artigo que uma aula não é algo que se dá. Seguindo o pensamento da autora ao afirmar tão tese, aula é um processo de construção que com será realizado em harmonia com o professor e aluno, ambos os lados dividindo seus conhecimentos juntos, dessa forma docente e discente crescerão juntos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11 Kb)   pdf (111.7 Kb)   docx (21.5 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com