TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Exemplo de como transformar uma empresa em modelo burocrático

Por:   •  14/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  281 Palavras (2 Páginas)  •  263 Visualizações

Página 1 de 2

Exemplo de como transformar uma empresa em modelo burocrático.

José Vagner fundou a CiTT há 5 anos, colando em prática seu antigo sonho profissional, embora não fez uso de muitas técnicas em administração. Agora, a concorrência está mais acirrada e para superá-la sua empresa precisa desenvolver-se. Ele ainda não sabe o que pode ser feito, afinal seu sonho o motivou a chegar até aqui. A falta dos conhecimentos específicos em administração começou a impactar em seu negócio. Ele passou de motivado à inseguro. Tem medo de seu sonho encerrar.

José Vagner, por sorte, encontrou alguns amigos no fim de semana, e alguns deles formaram em administração. Durante a conversa recebeu várias sugestões, porém uma lhe chamou mais atenção. Segundo Roberto, seu amigo de infância e administrador bem sucedido, a alternativa para colocar ordem na casa é começar pela organização e burocratização da empresa. O empresário percebeu que esse modelo pode resolver o problema de perdas e desperdícios consequentes da falta de planejamento e subjetividade aplicada pela sua equipe.

Roberto indicou o modelo, porém pouco explicou sobre a forma de sua aplicação, afinal o amigo gosta muito de termos técnicos e para leigos o assunto fica complexo e difícil de entender. Como José Vagner pode transformar a gestão de sua empresa baseado nesse modelo?

Resposta:

Baseado na teoria da burocracia é necessário inicialmente definir regras e procedimentos. Depois, definir funções das pessoas, rotinas e procedimentos. Definir o sistema de comunicação, sistema de meritocracia e hierarquia. Controlar para que tudo ocorra conforme as regras, em caso de desvios aplicar punições.

Com esse modelo ele poderá coletar os primeiros resultados e sua empresa passará a um novo patamar, onde poderá se tornar mais competitiva e com isso equiparar a concorrência.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)   pdf (48.3 Kb)   docx (9.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com