TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Exercício de Informática

Por:   •  23/8/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.308 Palavras (6 Páginas)  •  658 Visualizações

Página 1 de 6

3. Destaque a principal diferença entre o computador MARK I e o ENIAC.

R: MARK I -  foi o primeiro computador eletromecânico. Porem a ENIAC, foi a máquina eletrônica diferenciada. Por ser o primeiro computador desenvolvido era muito grande precisava ser disposto em U com três painéis sobre rodas para que os operadores pudessem e mover em torno dele.

O ENIAC, era programado através de milhares de interruptores. Para computar ou calcular era necessário fila de pessoas para conectar os interruptores.

4. Outras ferramentas foram desenvolvidas entre a Pascalina e a Máquina de Diferenças. Pesquise e liste as principais ferramentas que surgiram após a Pascalina até a criação da Máquina de Diferenças.

R: Pascalina criou a primeira calculadora mecânica da história ou a máquina de Pascal. A ideia de Pascal era desenvolver algo que pudesse desenvolver as quatros operações, portanto, muitos não receberam bem a nova ideia. Alguns anos após a ideia de Pascal, surgiu através do alemão Gottfried Leinitz, a construção de uma nova calculadora, agora, além das quatros operações ela possuía raiz quadrada. Com isso, veio então, A Programação Funcional.  Em 1801, o costureiro Joseph Marie Jacquard desenvolveu um sistema muito bom nessa área. Criou então o Tear Programável, onde aceitava cartões perfuráveis com entrada do sistema. Com isso muitos esquemas foram influenciados pelo tear, inclusive A Máquina de Diferenças.

5. Pesquise se existe outras classificações para os computadores, do ponto de vista de poder de processamento e finalidade de uso. Liste e explique os nomes encontrados.

R: Dentre outras denominações, os computadores atuais podem ser classificados de diferentes formas, as modalidades em que se diferenciam são em relação ao espaço que ocupam a velocidade de cálculos e sua finalidade e funcionalidades. Dentre os tais podemos citar:

Supercomputadores; são computadores com alto poder de computação especializada na realização de operações específicas. São utilizados principalmente na ciência.

Mainframe; é um computador de alto desempenho capaz de realizar processamento de dados complexos.

Minicomputador; é um computador com potência e desempenho intermediário entre um microcomputador e um mainframe, capaz de permitir o acesso a múltiplos usuários.

Microcomputador; são caracterizados pela presença de um único microprocessador.

Estações de trabalho; É o único computador do usuário, é um trabalho de alto desempenho utilizado para a execução de softwares profissional.

Redes de computadores; São redes de computadores, capazes de computar arquitetura para conectar vários computadores diretamente um ao outro. A rede de computadores também é chamada de rede.

Computadores pessoais (PC); O computador pessoal é um computador com poder suficiente e desempenho para atender as necessidades de um usuário médio.

6. Para cada um dos dispositivos abaixo, pesquise e informe o nome de pelo menos dois fabricantes. Além disso, classifique, quando possível, em dispositivo de armazenamento, saída ou entrada.

a) CPU. Intel 32 bits, IBM 32 bits e endereços de 24 bits. 

b) Memória RAM. Kingston Technology, Toshiba

c) Teclado. Logitech; Microsoft;

d) Mouse. Logitech;Microsoft;

e) Impressora. Epson, HP

f) HD. Seagate Technology;Toshiba;

g) Placa-mãe. ASUS; Intel;

7. A partir dos sistemas operacionais Windows, Mac OS X e Ubuntu, faça:

a) informe qual o tipo de licença usada por cada um.

R:Windows ; utiliza (OEM/System Builder), Mac OSX; utiliza um sistema operacional de código fechado baseado no kernel Unix chamado Open Darwin, Ubuntu; utiliza Licença Pública Geral GNU (GPL). 

b) pesquise e liste as versões do sistema que foram lançadas a partir do ano de 2012 para cada um.

R: Windows – Windows 8 (NT 6.2) lançado em 26 de outubro de 2012, Windows 8.1 (NT 6.3) lançado em 17 de outubro de 2013 e Windows 10 (NT 10.0) lançado em 29 de julho de 2015. Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Microsoft_Windows

MAC OS X -  OS X v 10.8 “ Mountain Lion” anunciado em fevereiro de 2012 e lançado em 25 de julho de 2012, OS X v 10.9 “ Mavericks” anunciado em junho de 2013 e lançado em 22 de outubro de 2013, OS X v 10.10 “ Yosemite” Anunciado em junho de 2014 e lançado em 16 de outubro de 2014, OS X v 10.11 “ El Capitan” Anunciado em junho de 2015 e lançado em 23 de setembro de 2015 e mac OS v 10.12 “ Sierra” Anunciado em junho de 2016 e lançado em julho de 2016

Ubuntu – Versão 12.04 LTS “ Precise Pangolin” lançado em 26 de abril de 2012, v 12.10 “ Quantal Quetzal” lançado em 18 de outubro de 2012, v 13.04 “ Raring Ringtail” lançado em 25 de abril de 2013, v 13.10 “ Saucy Salamander” lançado em 17 de outubro de 2013, v 14.04 LTS “ Trusty Tahr” lançado em 17 de abril de 2014, v 14.10 “ Utopic Unicorn” lançado em 23 de outubro de 2014, v 15.04 “ Vivid Vervet” lançado em 23 de abril de 2015, v 15.10 “ Wily Werewolf” lançado em 22 de outubro de 2015 e 16.04 LTS “ Xenial Xerus” lançado em 21 de abril de 2016.

c) pesquise e discuta as vantagens e desvantagens associadas a cada um destes sistemas operacionais.

R: Windows – Suas vantagens é a Facilidade de uso e eficiência: O Windows é simplesmente o sistema de computador mais fácil de gerenciar, é compatível com diversos softwares e com hardware: O Windows é o sistema que possui maior compatibilidade com os drivers da maioria dos hardware. Quando por exemplo você compra uma Web Cam, não necessariamente ela será compatível com outros sistemas operacionais, mas com o Windows é certo que sim.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.9 Kb)   pdf (105.3 Kb)   docx (14.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com