TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Exercício de Introdução à Administração

Por:   •  22/9/2021  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.647 Palavras (7 Páginas)  •  147 Visualizações

Página 1 de 7

1º QUESTIONÁRIO DE INTRODUÇÃO À ADMINISTRAÇÃO – UEA – ESO – PROFESSORA TÁSSIA

1) A função administrativa que monitora e avalia as atividades da organização, para que os resultados planejados sejam atingidos da melhor maneira é denominada: *

a) Planejamento

b) Organização

c) Direção

d) Controle

e) Estratégia

Consiste em assegurar que as atividades da organização a levam em direção aos objetivos. (LACOMBE, 2011).

Visa suprir os demais processos, para que mantenham seu curso previamente traçado, corrigindo e reforçando o desempenho, na busca de garantir eficiência, eficácia e efetividade dos resultados. 

2). Considerando a abordagem clássica da Administração, as quatro funções administrativas desempenhadas pelos administradores, são: *

a) planejamento, organização, direção e controle.

b) planejamento, orçamento, liderança e acompanhamento

c) plano de negócio, organograma, fluxograma e orçamento

d) plano de negócio, organização, direção e orçamento

Planejamento: é um dos mais importantes processos na administração. Sem ele, nenhuma empresa ou organização consegue desenvolver-se.

Organização: é o modo como uma empresa ou órgão público divide o trabalho e as responsabilidades, além da maneira como coordena todos os esforços realizados.

Direção:  Depois do planejamento e da organização, a etapa seguinte é a direção, função mediante a qual o administrador fará com que seus subordinados executem o que foi planejado. O administrador deverá, então, transmitir os planos aos subordinados e estimulá-los de maneira a despertar-lhes a motivação para que atinjam os objetivos e metas predeterminada.

Controleé o processo administrativo que busca avaliar se os objetivos estão ou não sendo atingidos pela empresa. Através do monitoramento dos resultados e sua comparação com os resultados esperados ou planejados, podemos propor ações corretivas ou aprender com o que funcionou.

3) Julgue o próximo item, referentes a administração geral e pública.

A discussão acerca da forma e do
grau de centralização ou descentralização da autoridade de tomada de decisões está ligada à função da administração controle.

Certo

Errado

Resposta: A função administrativa relativa à DESCENTRALIZAÇÃO, é a ORGANIZAÇÃO e não o Controle, nem mesmo o Planejamento.

4) A função administrativa que é responsável por influenciar e orientar as atividades relacionadas às tarefas de diversos membros da equipe ou da empresa como um todo é denominada. *

a) Planejamento

b) Organização

c) Direção

d) Controle

e) Estratégia

Direção (Gabarito): Está relacionada com os processos de gestão de pessoas na organização. 

Dirigir significa liderar, motivar e coordenar os trabalhadores no desenvolvimento de suas tarefas e atividades. Significa também, selecionar o canal de comunicação mais adequado e resolver conflitos entre os subordinados. O responsável por uma equipe ou grupo, o líder, tem a responsabilidade de proporcionar um ambiente propício à execução de um trabalho de qualidade e no qual os trabalhadores sintam-se satisfeitos.

Dica 

Para identificar qual função administrativa é quando aparecer as palavras:

  • Prever, Antecipar, Definir, Estabelecer, Programar, Prevenir, Reduzir a incerteza é  PLANEJAMENTO
  • Implementar, empregar, alocar, distribuir, aplicar, atribuir é ORGANIZAÇÃO
  • Ajustar, Motivar, Influenciar, Persuadir é  DIREÇÃO
  • Medir, Mensurar, Avaliar, Identificar erros, Corrigir é CONTROLE

5). No que diz respeito a processo administrativo nas organizações, julgue o item que se segue. Atribuir e alocar tarefas em departamentos são ações relacionadas à função administrativa de planejamento. *

Certo

Errado

Não é planejamento, mas sim organização. 

ORGANIZAÇÃO

  • Significa o ato de organizar, estruturar e integrar os recursos e os órgãos incumbidos de sua administração e estabelecer relações entre eles e suas atribuições.

  • Está relacionada à estrutura de órgãos de uma organização, a divisão interna do trabalho, a alocação de recursos, a determinação sobre as pessoas que devem realizar as tarefas, a coordenação de esforços, etc., representando os meios para que se possa por em prática as outras funções administrativas: o planejamento, a direção e o controle.

6) Com relação às funções administrativas, analise.

I - O planejamento, primeira função administrativa, serve de base para as demais funções e é um modelo teórico para as ações futuras. Planejar é definir os objetivos e escolher antecipadamente o melhor curso de ação para alcançá-los.

II - Um dos conceitos de organização é o agrupamento das atividades em uma estrutura lógica, que pode ser chamado também de departamentalização.

III - Tarefas, pessoas, órgãos e relações constituem os quatro componentes da função administrativa de controle.

IV - Na função controle, assegura-se que os resultados que foram planejados, organizados e dirigidos estejam de acordo o quanto possível com os objetivos estabelecidos.

Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s) *

a) I

b) I e IV

c) III e V)

d) I, II e IV

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.8 Kb)   pdf (119 Kb)   docx (633.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com