TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Explique como a atividade cafeeira ajudou no processo de industrialização brasileiro, a partir do início do século XX.

Por:   •  10/5/2016  •  Relatório de pesquisa  •  393 Palavras (2 Páginas)  •  397 Visualizações

Página 1 de 2

Explique como a atividade cafeeira ajudou no processo de industrialização brasileiro, a partir do início do século XX.

Entre o final do século XIX e as primeiras décadas do século XX, o café exerceu uma grande importância para a economia do país, até porque era praticamente o único produto brasileiro de exportação. O cultivo dessa cultura era desenvolvido especialmente nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo e algumas áreas de Minas Gerais.

Após a crise que atingiu diretamente os cafeicultores, esses buscaram novas alternativas produtivas, dessa maneira, muitas das infraestruturas usadas anteriormente na produção de transporte do café passaram, a partir desse momento, a ser utilizadas para a produção industrial.

No Brasil contemporâneo (2016), você acredita que o processo político interfere nas questões econômicas? Relacione sua resposta com o período republicano brasileiro (1889 - dias atuais).

Na minha opinião, eu acredito que interfere sim, pois é o processo político que comanda a economia. No final da década de oitenta e começo de noventa vivíamos em grande recessão. No governo de Itamar Franco que teve como seu ministro da fazenda Fernando Enrique Cardoso foi criado o plano real que reduziu a inflação e aumentou o poder de compra da população, os preços se estabilizaram e a partir daí o Brasil começou a gerar emprego e crescer economicamente até os dois mandatos do ex-presidente Lula e primeiro da atual Dilma. Mas agora estamos em crise novamente, isto porque ainda temos muita corrupção e planos políticos mal planejados.

Industrialização é sinônimo de desenvolvimento?        

Não, pois junto com a industrialização também tem que vim: melhor distribuição de renda, boa educação, saúde de qualidade, etc. O país pode até ser considerado industrializado, mas se não houver a repartição do bolo com população dando o que é preciso para viver-se com dignidade, a nação continua sendo considerada subdesenvolvida.

Faça uma pesquisa na internet, em artigos científicos e textos acadêmicos e explique o significado do termo "deslocamento do centro dinâmico", identificando o autor que primeiro apresentou o conceito e suas evidências para a industrialização brasileira pós 1929.

É o período em que a determinação do nível de renda deixa de estar ligada a elementos como a demanda externa, base de uma economia agroexportadora, e passam a depender de elementos ligados ao mercado interno, como o consumo e o investimento doméstico.

O primeiro autor foi Celso Furtado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (96 Kb)   docx (9.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com