TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FACULDADE DE ESTUDOS SOCIAIS DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO

Por:   •  5/5/2019  •  Dissertação  •  1.135 Palavras (5 Páginas)  •  220 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS

FACULDADE DE ESTUDOS SOCIAIS

DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO




GABRIEL ROCHA NUNES – 26

JOÃO FELIPE AMARAL DOS SANTOS – 33

KAROLINA BRANDÃO DE OLIVEIRA – 38

RAILTON XAVIER ALVES – 50

RAPHAELA DOS SANTOS ALVES – 52

SARAH ANDRADE DE AZEVEDO - 55






PLANO DE CONTAS CONTÁBIL

Manaus

2016

GABRIEL ROCHA NUNES – 26

JOÃO FELIPE AMARAL DOS SANTOS – 33

KAROLINA BRANDÃO DE OLIVEIRA – 38

RAILTON XAVIER ALVES – 50

RAPHAELA DOS SANTOS ALVES – 52

SARAH ANDRADE DE AZEVEDO - 55




PLANO DE CONTAS CONTÁBIL


Trabalho apresentado à Universidade Federal do Amazonas, como parte dos requisitos para obtenção da nota da 2ª unidade da disciplina Elementos de contabilidade.

DOCENTE: SILVIA MOREIRA

Manaus

2016

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        3

2. O que são contas?        4

2.1 Classificação das contas        4

3. O que é Plano de contas?        4

3.1 Importância do plano de contas        5

3.2 Composição do plano de contas        6

3.4 Modelo de plano de contas        7

CONCLUSÃO        8

REFERÊNCIAS        9

INTRODUÇÃO

No presente trabalho, será demonstrado de maneira pragmática e objetiva questões envolta ao plano de contas, desde a gênese do seu nome até exemplificações; deve-se entender a importância do mesmo, para a real análise de um patrimônio ou entidade, análise esta que poderá ressaltar se está ocorrendo lucro ou despesa acima da média, bem como pontuar anormalidades, pois se o ativo não reage com o passivo, deve-se investigar o porquê. Ainda será perceptível como os princípios da contabilidade norteiam o plano de contas.

2. O que são contas?

Tudo que se compra, vende, recebe ou paga, denomina-se de conta. Em contabilidade a conta possui enfoque na identificação de cada componente do matrimônio (bens, direitos e obrigações ou patrimônio líquido). Através destas contas a empresa possui condições de analisar de forma prudente e criteriosa a sua situação econômico-financeira.

2.1 Classificação das contas

De acordo com a teoria patrimonialista as contas são classificadas em dois grandes grupos: as contas patrimoniais e as contas de resultado.

Contas patrimoniais: São aquelas que representam o ativo (bens e direitos), passivo (obrigações) e o patrimônio líquido da entidade (capital social, as reservas e os prejuízos acumulados). A junção destas contas representa todo o patrimônio da entidade.

Contas de resultados: São representadas pelas receitas e despesas, ou seja, elas são responsáveis pela modificação do patrimônio líquido. Vale ressaltar que estas contas não fazem parte do Balanço Patrimonial, porém permite que o resultado do exercício seja apurado.

3. O que é Plano de contas?

Plano de contas ou elenco de contas é o conjunto ordenado de todas as contas que são utilizadas pela contabilidade dentro de determinada empresa. Sendo assim indispensável para os registros de fatos contábeis da entidade.

Cada empresa deve fazer seu plano de contas de acordo com sua atividade e tamanho, ou seja, a montagem de um plano de contas deve ser personalizada de acordo com a empresa, já que um modelo de plano de contas geral pode não possuir detalhamentos específicos que os usuários necessitam.

Um Plano de Contas, portanto, deve registrar as contas que serão movimentadas pela contabilidade em decorrência das operações da empresa ou, ainda, contas que, embora não movimentadas no presente, poderão ser utilizadas no futuro.

3.1 Importância do plano de contas

Ele estabelece normas de conduta para o registro das operações contábeis da organização, dessa forma, da uniformidade e facilitação as nomenclaturas caso haja rotação de profissionais contábeis na entidade.

Na sua montagem devem ser levados em conta três objetivos fundamentais: atender às necessidades de informação da administração da empresa; observar formato compatível com os princípios de contabilidade e com a norma legal de elaboração do balanço patrimonial e das demais demonstrações contábeis (Lei 6.404/76, a chamada "Lei das S/A”) e adaptar-se tanto quanto possível às exigências dos agentes externos, principalmente às da legislação do Imposto de Renda.

3.2 Composição do plano de contas

A elaboração de um plano de contas (seu elenco de contas e o grau de pormenores) depende do volume e da natureza dos negócios de uma empresa. Lembrando que na sua estruturação devem ser considerados os interesses dos usuários (gerentes, proprietários da empresa, governo, bancos etc.). Um Plano de contas ideal poderá compor-se de três partes: elenco de Contas (relação dos títulos das contas ou quadro de contas); manual de contas (quadro explicativo do uso adequado de cada uma das contas constantes do Elenco de Contas); lançamentos explicativos para registro de operações especiais.

Um plano de contas deve ter tantas contas quantas forem necessárias para expressar, com a devida clareza, os fatos ocorridos na vida de um patrimônio.

CONTAS

DESCRIÇÃO

1 ATIVO

Composto por contas utilizadas para o registro de bens e direitos de qualquer natureza.

1.1 CIRCULANTE

Composto por contas utilizadas para o registro de bens e direitos de qualquer natureza, realizáveis até o término do exercício social seguinte.

1.1.1 DISPONIBILIDADES

Composto por contas utilizadas para o registro de bens numerários e imediata movimentação.

1.1.1.1 CAIXA

Função: representa o valor dos bens numerários em poder da empresa.

Funcionamento: debitada pelas entradas de dinheiro ou cheque e creditada pelas saídas.

Natureza: devedora.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)   pdf (259.3 Kb)   docx (117.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com