TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FGV - CONTABILIDADE GERENCIAL

Por:   •  5/1/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.011 Palavras (5 Páginas)  •  325 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

Matriz de Trabalho de

Participação Individual

Elaborado por: [Kaique Guella Daga]

Disciplina: [Contabilidade Financeira-1120-0_2]

Turma: [1]

Introdução

Este relatório tem como finalidade observar e analisar de uma maneira mais crítica e técnica o estudo da Contabilidade Financeira. O objetivo é destacar a importância e como se aplica no dia-a-dia.

 Aprofundando em detalhes nos balanços e nas demonstrações financeiras das empresas, é possível avaliar algumas tomadas de decisões, bem como apresentar a análise do balanço de uma empresa, compreender como aplicar o dinheiro na bolsa em uma empresa com capital aberto, e analisar as retomadas de crescimento de uma grande companhia, além de entender quais são as oportunidades e quais podem ser as fraquezas diante do cenário econômico junto as demonstrações contábeis.

De forma geral, pela contabilidade, é possível obter as informações mais estruturadas de uma empresa, balanço, DRE –Demonstração do Resultado do Exercício- e outras análises ainda mais aprofundadas para permitir melhor que sejam as tomadas de decisões de negócios internos e externos. É de extrema importância a contabilidade para a economia do país, diante dela, as empresas conseguem ter a visão de crescimento, para ter as suas estratégias e atingir seus objetivos.


Desenvolvimento

As Sociedades Anônimas (SA) com capital aberto, são obrigadas a publicarem seus balanços, enquanto as Empresas Limitadas (LTDA) não o são. Contudo, diante do cenário atual o acompanhamento das demonstrações contábeis para uma empresa é de suma importância para avaliar os riscos, ganhos, identificar as fraquezas, e oportunidades de crescimento, entre outros diversos fatores.

Na época que trabalhei na empresa BRF S.A., atuando na Tesouraria pude perceber o quanto a contabilidade é importante para estrutura de uma empresa. Na parte financeira, em movimentos de tesouraria, ali pude perceber diversas operações fechadas com instituições financeiras, nas quais todos os registros das operações tinham que estar descritos no balanço, na parte de tesouraria.

 De maneira geral, as S.A. com capital aberto possuem um papel fundamental no mercado de ações e também no mercado financeiro, consequentemente os auditores fiscais, junto com o Banco Central (BACEN) verificam se realmente foram feitas as operações que estão constando no balanço, ou seja, se tudo que está no balanço foi realizado tem que provar que foi de fato feito.

Quando as empresas SADIA e PERDIGÃO eram separadas, duas empresas distintas, antes de se tornarem BRF S.A., a SADIA estava fazendo operações financeiras de derivativos. Na época tinha muita especulação em relação ao mercado, apostava muito na alta do Dólar, até que um representante estava vendo o Dólar subir e decidiu vender as operações, só que por alguma razão o dólar começou a despencar, e a bolsa a cair apostando na alta, foi ali que ele viu o mercado cair e apostou um valor muito alto na alta do Dólar e fechou uma operação. Só que ele acabou apostando errado e perdeu muito dinheiro em minutos. Quando foi analisar já tinha visto que era tarde demais e como consequência disto, levou uma dívida de milhões para empresa, até que a PERDIGÃO comprou a SADIA e juntos tornaram-se a BRF S.A.

A ação da empresa caiu muito nesse período e as pessoas que tinham ações da SADIA também tiveram seus investimentos perdidos. Eles estavam acompanhando o balanço e os demonstrativos, e por ser uma empresa do setor alimentício, que tem uma oportunidade gigantesca de crescimento, acabaram confiando na empresa pois acompanhavam o faturamento e a quantidade de operações que eram feitas durante todo ano, até a hora de perceberem com a perda significativa de tudo que tinham conquistado.

Em uma experiência recente que tive, comprei um empreendimento da construtora GAFISA na planta, e vinha pagando as parcelas durante 2 anos. Nesse período ela estava com outros projetos em Alphaville, sendo que foram investidos lá em diversos empreendimentos para venda. Porém houve um momento delicado onde não conseguiram vender o suficiente de modo que compensasse o total investido, de modo que após esse episódio a GAFISA publicou o seu balanço e pude começar a acompanhar as despesas de perto onde pude perceber que a curto prazo era difícil a retomada e o crescimento de maneira a obterem o lucro necessário. A GAFISA teve um prejuízo no seu lucro líquido, vendas derrubando a receita e interferindo nas suas despesas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)   pdf (69.2 Kb)   docx (725.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com