TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FICHAMENTO HARVARD - GESTAO EMPRESARIAL

Por:   •  20/3/2017  •  Pesquisas Acadêmicas  •  740 Palavras (3 Páginas)  •  372 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 2]

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

MBA EM GESTÃO EMPRESÁRIAL

Fichamento de Estudo de Caso

Aline de Freitas Rodrigues

Trabalho da disciplina Gestão de Pessoas,

                                                 Tutor: Prof. Beatriz Acampora S. de Oliveira

São Luis - MA

2017

Estudo de Caso :

Uma nota sobre o processo de equipe

A eficiência e a eficácia de um trabalho em equipe

REFERÊNCIA:

O estudo de caso apresentado aborda o tema Uma nota sobre o processo da equipe. Texto datado de 04 de outubro de 2011 – 407-p02 – Harvard Business School.

Introdução – O presente artigo retrata sobre o trabalho em equipe, demonstra as diversas formas de trabalho e, determina de maneira sucinta apontando peculiaridades que, necessitam ser consideradas para se alcançar os melhores resultados trabalhando em equipe, abordando as habilidades relacionadas a processos que ajudam cada membro constituinte da equipe serem altamente eficazes e eficientes.

No texto são demonstrados do inicio da elaboração do processo e suas habilidades passando pelo desenvolvimento da equipe, trabalho em equipe e globalização e finaliza com a conclusão indicando ás inúmeras características concatenadas com a versatilidade dos envolvidos em uma equipe de alto desenvolvimento construída para obter os melhores resultados.
Pesquisas revelam que ao combinar a especialização e a experiência de diversos indivíduos em conjunto o resultado do sucesso é garantido.

Processo de Equipe Eficaz – O desenvolvimento de uma equipe é um processo que envolve estratégias, análises, e ações a serem tomadas com seriedade no momento oportuno. A medida que a equipe cresce há o envolvimento entre os membros, podem surgir algumas características e ficar nocivo ou benéfico ao projeto, com isto se faz necessário adquirir capacidade de analisar o que ocorre ao redor com os participantes e quais as medidas necessárias a serem tomadas para intervir de forma aberta ou oculto no comportamento dessa equipe.

Pesquisas mostram preceitos básicos para construir eficientemente equipes de vários tipos.

  • O começo: As reuniões iniciais são decisivas, nela serão definidas padrões e normas decisões essas de suma importância, pois afetara a equipe em todo o processo que permanecer junto trabalhando.

  • Realização do trabalho: Definir as metas exigentes é o ponto chave, estudos atuais mostram que metas de exigentes de desempenho são fundamentais para o desenvolvimento da equipe. Ao traçar as metas o entusiasmo se renova a cada degrau alcançado, aumentando a força de vontade e revigorando a energia para ir ao próximo nível, ou seja, mostra um contexto pelo qual trabalhar.
  • Desenvolvendo um método de trabalho: Desenvolver o método que a equipe vai seguir é tão importante quanto o objetivo a ser alcançado.
  • Influenciando a cultura da equipe: Com o passar do tempo trabalhando juntos a cultura da equipe tende a aflorar, crenças e certos comportamentos inconscientes. Contudo essa cultura é influenciada por sua tarefa e também pode ser diligenciado pela conduta de tentar molda-la definindo as regras de comportamento.

Trabalho em equipe e globalização – Há dois desafios da atualidade que devem ser constantemente analisados: As equipes globais e o trabalho em equipes virtuais.

  • Equipes globais: Membros de nacionalidades diferentes, essa é a característica de equipe global. Há um fator negativo nessa frente que é manter envolvimento com pessoas de diferentes nacionalidades. A cultura diferenciada de cada membro pode pesar desfavoravelmente no resultado dos trabalhos executados para qual a equipe foi designada. No entanto, o tempo pode ser essencial para resolver as diferenças citadas acima, causando o crescimento favorável das equipes e o fortalecimento da maturidade dos mesmos.

  • Equipes virtuais: Utilizando de ferramentas modernas para a comunicação como, por exemplo: e-mail, telefone, videoconferência. Ainda sim, existe certa dificuldade na comunicação entre as equipes, a distancia no relacionamento promove um distanciamento que evolui para alguns conflitos e uma busca individual de reconhecimento. Existe então a necessidade do desenvolvimento relacional apresentando uma biográfica de cada membro que compõe a equipe.

Conclusão – Trabalho em equipe é um crescimento mútuo aliado ao sucesso de uma organização, sempre requerendo novas estratégias, comprometimento e formas de interagir com cada membro e também na coletividade, sendo assim temos abaixo alguns pontos importantes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (146.7 Kb)   docx (48 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com