TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FIM A FIM COMUNICAÇÃO

Por:   •  27/5/2015  •  Relatório de pesquisa  •  2.115 Palavras (9 Páginas)  •  657 Visualizações

Página 1 de 9

1) O que é um sistema distribuído? Dê exemplos de Sistemas tipicamente Distribuídos.

Um sistema distribuído é uma coleção de computadores autônomos conectados por uma rede e equipados com um sistema de software distribuído. Os Sistemas Distribuídos são transparentes aos usuário, ou seja, aparecem para os usuários como um único sistema.

Exemplos: Internet, Intranet, Computação Ubiqua, Sistemas móveis, Sistema de reserva de passagem área.

2) Como funciona uma Intranet? 

Uma Intranet é uma porção da Internet que é gerenciada por uma organização. Ela é composta por várias redes locais interligadas por backbones. Baseada no protocolo TCP/IP que é um protocolo de uso padrão na internet, a intranet é composta por um computador servidor, no qual realiza o provimento de páginas web ou aplicações da mesma maneira como é feito na internet, ou seja, utilização de softwares gerenciadores de serviços de rede.Caberá ao servidor a maior parte do trabalho, pois é ele o responsável pelo processamento das informações arquivadas, esse atenderá todas as solicitações de páginas realizadas pelos diversos departamentos da empresa.O servidor tem o papel mais importante em uma intranet, sendo capaz de gerenciar todos os demais recursos de rede e da intranet, é claro que depende muito do profissional que fará a administração desse servidor.A intranet se resume na utilização dos mesmos serviços disponíveis na internet, porém utilizados especificamente pela empresa, como por exemplo: páginas web, correio eletrônico, agenda corporativa, etc.

3) Como seria possível sincronizar dois relógios de computadores interligados por uma rede, sem uma ajuda externa? Como você faria para sincronizar muitos computadores interligados pela Internet? Pesquise

Dois relógios ligados por uma rede local podem ser sincronizados sem uma fonte de hora externa, pois, sendo síncrono, é possível, saber os limites da taxa de derivação dos relógios, o atraso máximo de transmissão de mensagens e o tempo que lava para executar cada etapa de um processo e a técnica que torna isso real chama-se relógios lógicos. Um processo envia o tempo t de seu relógio local para o outro em uma mensagem m, pois o receptor se programaria para configurar o sem com o tempo t + Tmin, ontem Tmin é o tempo necessário para levar a mensagem m de um para o outro, ocorrendo sincronia perfeita entre eles. Entretanto, Tmin pode sofrer uma variação desconhecida devido às variáveis que podem influenciar na queda do desempenho da rede (concorrência pelo canal de comunicação, por exemplo), mesmo assim, Tmin pode ser estimado considerando o canal sempre acessível, ou seja, livre de congestionamentos. Além de Tmin, também existe um limite máximo de tempo para a transmissão da mensagem. Sendo a incerteza igual a Tmax – Tmin, o receptor pode configurar o seu relógio no pondo médio da incerteza, ou seja, somar o tempo t que demorou com Tmax o Tmin, sendo o desvio de no máximo a incerteza dividida por dois.

 

Pode usar um protocolo de sincronização de relógios, tal como o NTP (Network Time Protocol). Este protocolo é mais recomendado, pois existem implementações dele para os mais variados sistemas operacionais. É baseado em UDP para sincronização do relógio de um conjunto de computadores em redes de dados com latência variável. O NTP permite manter o relógio de um computador com a hora sempre certa e com grande exatidão.

4) Descreva cada um dos principais desafios existente para se construir um SD?

– Acesso a recursos: o acesso a recursos remotos e seu compartilhamento de maneira controlada e eficiente.

– Transparência da distribuição: ocultar o fato de que seus processos e recursos estão fisicamente distribuídos por vários computadores (Acesso, Localização, Migração, Relocação, Replicação, Concorrência, Falhas).

– Sistemas abertos: A especificação e a documentação das principais interfaces de software dos componentes de um sistema devem estar disponíveis para os desenvolvedores de software.

– Escalabilidade: Um sistema é descrito como escalável se permanece eficiente quando há um aumento significativo no número de recursos e no número de usuários.

– Confiabilidade: Tolerar falhas, detectar e recuperar falhas

– Flexibilidade: Capacidade de modificação e inclusão

– Desempenho: transformar o desempenho do SD tão bom quanto, ou mesmo superior, a de um sistema centralizado

– Heterogeneidade: diferentes recursos se interagindo

– Segurança: Confidencialidade, integridade e disponibilidade

5) Um sistema que permite acesso remoto via WAP através de um celular, apresenta que desafios característicos?

Portabilidade: capacidade de o sistema executar em diversos dispositivos de hardware e sistemas distintos. E conectividade, que é a capacidade de conectar vários dispositivos para a troca de dados.

6) Explique o que é Transparência de Mobilidade?

É um tipo de transparência que permite a realocação de recursos e aplicações sem afetar o seu uso.

7) O que são Middlewares? Qual é o papel do middleware em um sistema de informação distribuído?

É uma camada que faz a mediação entre o software e os ambientes de rede, hardware, Sistemas Operacionais, linguagens de programação. Tem com objetivo ocultar as diferenças de hardware e sistemas operacionais de máquinas diferentes durante a execução de uma aplicação.

8) Explique por que a comunicação transiente síncrona tem problemas inerentes de escalabilidade e como eles podem ser resolvidos no contexto de um sistema de informação distribuído?

Esse tipo de comunicação diminui a escalabilidade do sistema pois faz com que máquinas fiquem ociosas dentro do sistema, isso acontece porque quando uma máquina faz uma solicitação de uma informação ao servidor, essa fica travada até  que obtenha uma resposta. O ideal seria que a máquina continuasse a executar outras funções enquanto espera pelos dados.

9) Explique o que quer dizer transparência (de distribuição) e dê exemplos de diferentes tipos de transparência presentes no sistema de informação distribuído.

         A transparência de distribuição é o fenômeno pelo qual os aspectos da distribuição de um sistema são ocultados dos usuários. Exemplos: transparência de acesso, de localização, de migração, de relocação, de replicação, de concorrência, e de falha.

10) Executar transações aninhadas requer certo tipo de coordenação. Explique o que um coordenador deveria fazer realmente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.2 Kb)   pdf (113.2 Kb)   docx (16.9 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com