TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FORMAÇÃO DE EQUIPE E MATRIZ BCG

Projeto de pesquisa: FORMAÇÃO DE EQUIPE E MATRIZ BCG. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/12/2014  •  Projeto de pesquisa  •  2.096 Palavras (9 Páginas)  •  230 Visualizações

Página 1 de 9

INSTITUTO SUPERIOR DE MONTES CLAROS

FACOMP – FACUDADE DE COMPUTAÇÃO

SISTEMA DE INFORMAÇÃO

Disciplina Gestão Estrategica de pessoas

Professor Frederico Bida

A MATRIZ BCG E A FORMAÇÃO DE EQUIPES

MONTES CLAROS

06/10/2014

A FORMAÇÃO DE EQUIPES E A MATRIZ BCG :

INTRODUÇÃO

Há mais de dois mil anos os homens já formavam grupos. A história da humanidade se confunde com a história de desenvolvimento de grupos. Nas últimas décadas do século XX, o setor público, o terceiro setor e o setor privado, têm percebido a questão de formação de grupos como sendo de grande importância, devido ao grande diferencial estratégico

Explicar Como as empresas têm se comportado com relação a essa questão? Como elas montam as equipes? Que recursos e teorias científicas são usadas neste ponto de importância estratégica?

Através de analogia com a matriz BCG (Boston Consulting Group), utilizada pela área de marketing para formação de portfolio de produtos, propor um novo critério que permita gerar uma contribuição efetiva aos métodos, já existentes, de formação de equipes.

A Teoria de Formação de Equipe

O Que é uma Equipe

A principal característica de uma equipe é de que seus membros têm como prioridade a consecução das metas da equipe. Eles podem possuir forte personalidade, habilidades especializadas altamente desenvolvidas e comprometer-se com uma diversidade de objetivos pessoais que esperam atingir através de sua atividade, porém, para eles, o aspecto mais importante a enfrentarem de imediato é o sucesso do grupo em alcançar a meta que seus membros, coletivamente e em uníssono, estabeleceram.

Os membros dão apoio uns aos outros, colaboram livremente e se comunicam abertamente e com clareza entre si."

Há de se salientar que um grupo de pessoas sem um objetivo comum para seus membros não forma uma equipe. Numa equipe é necessário que seus membros tenham um mesmo objetivo e perante isso conduzam suas atividades de forma a atingi-lo.

A Importância da Equipe

De acordo com Glen M. Parker (1995), "O mundo e o mundo dos negócios estão mudando. O individualismo é coisa do passado e o trabalho em equipe é que está em voga. Especialização é coisa antiga e a onda é um novo estilo de visão generalista. As linhas organizacionais rígidas cederam lugar à colaboração fluente. O poder caiu de moda e a ordem é o empowerment. As organizações hierárquicas se tornaram obsoletas e estão sendo substituídas por organizações em rede, por organizações adaptativas, por organizações informais e pelas organizações horizontais".

As principais mudanças pelas quais passam as empresas, hoje, é que elas estão centradas em pessoas. Pessoas que na sua grande maioria trabalham em grupo. Existem muitas vantagens em se desenvolver um trabalho em equipe, como a colaboração que há entre seus membros, querendo realizar juntos um bom trabalho, compartilhando seus conhecimentos e aperfeiçoando uns aos outros. Desta mesma forma a comunicação é privilegiada uma vez que barreiras de comunicação são quebradas e os contatos são mais constantes e abertos.

Recursos são otimizados perante as decisões e soluções adotadas pela equipe sendo ocasionada pela maior visão da equipe sobre determinado objetivo, avaliando um maior número de opções, o que na visão de uma só pessoa seria prejudicado. Ocasiona, ainda, uma diminuição da competição individual.

O Processo de Seleção em Empresa

O primeiro passo, a ser considerado na formação de equipes, é a seleção dos profissionais. A porta de entrada para o profissional em uma empresa passa pelo processo de seleção, que utiliza diversas técnicas e perfis para escolher um candidato para determinado cargo.

Nestes processos, as empresas estão priorizando as características pessoais na seleção de profissionais, considerando os aspectos técnicos.

No recrutamento e seleção de pessoas as características comumente avaliadas são :

Características Pessoais:

Saber trabalhar em equipe : criar uma sinergia com o objetivo do grupo, de forma a contribuir nas atividades visando o melhor desempenho do grupo e retorno para a empresa.

Espirito empreendedor : estar em constante desenvolvimento e agregando novos valores. Facilidade de comunicação : saber se expressar e entender outro profissional.

Motivação : gostar das atividades que desenvolve, buscando engrandecer seu desempenho.

Características Técnicas:

. Formação acadêmica : graduação cursada.

. Nível da faculdade : o grau de dificuldade e reconhecimento da faculdade perante a sociedade.

. Experiência : os empregos anteriores, bem como atividades extracurriculares.

. Idioma : os idiomas que conhece e tem fluência.

A Formação de Equipes nas Empresas

Nas empresas, hoje, existem vários grupos de trabalhos, geralmente, divididos por área e departamentos específicos.

Estes grupos normalmente são formados pela união de profissionais de determinadas características técnicas, como no Departamento de Engenharia que, na sua grande parte, é formado por engenheiros.

Entretanto, as equipes, também, podem ser formadas para atuarem em projetos contemplando profissionais de diversas áreas.

Em muitas empresas há um zelo na hora de selecionar profissionais para seu quadro de pessoal, porém são raros os casos em que se prevê o trabalho em equipe, buscando

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.3 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com