TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - TCC

Por:   •  20/11/2018  •  Pesquisas Acadêmicas  •  3.816 Palavras (16 Páginas)  •  249 Visualizações

Página 1 de 16

UNIVERSIDADE DE RIBEIRÃO PRETO – UNAERP

MANUAL PARA ELABORAÇÃO DO

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - TCC

I. Introdução.

Há disciplinas nos cursos oferecidos pela UNAERP, os quais dispõem sobre a obrigatoriedade do preparo e apresentação do Trabalho de Conclusão de Curso – TCC, como um dos requisitos para a obtenção do grau de bacharel.  

Para preparar um TCC o autor deverá realizar pesquisa, segundo o assunto do seu interesse, fundamentada na literatura e documentação disponível, de modo que possa analisar, discutir e concluir sobre os resultados obtidos, com o auxílio de orientador.

Por ter o caráter prático, as sugestões apresentadas são fundamentadas na bibliografia recomendada ao final e que de modo algum dispensam outras consultas, pois tem o caráter modesto, de iniciar o estudante nos estudos da metodologia cientifica, e na produção de TCC.

II. Importância da pesquisa científica.

        Desde o início da sua existência o ser humano vem desenvolvendo pesquisas com o objetivo de conhecer o universo onde habita e os meios científicos para melhorar a qualidade de vida. Ao longo dos anos e em especial no último século, foram desenvolvidos inúmeros materiais, tecnologias e procedimentos, os quais modificaram completamente o modo de vida.

A busca pelo conhecimento e compreensão de determinados fenômenos somente é possível através da aplicação de métodos de investigação, destacando-se os passos para a pesquisa científica. Para garantir um resultado satisfatório e com credibilidade, a pesquisa deve ser elaborada de modo organizado, disciplinado, atendendo procedimentos técnicos e objetivos.

A padronização dos procedimentos é relevante na investigação científica, porquanto permite que no universo possa ocorrer um avanço em se compreender e resolver uma determinada ocorrência. Podem ser citados como exemplos desses procedimentos, os estudos científicos visando o controle e combate a doenças que abalaram a humanidade.

Os inúmeros grupos de pesquisa instalados em várias partes do mundo desenvolvem suas investigações em sintonia com o método e procedimentos consagrados, o que garante confiabilidade nos resultados obtidos em inúmeras linhas de investigação científica.

Para a realização de uma investigação ou pesquisa científica é necessário a construção de um Projeto de Pesquisa, que contém os elementos mínimos para a compreensão dos procedimentos a serem adotados.

Após o término da pesquisa, deverá ser elaborado um relatório com todos os elementos que levaram aos resultados obtidos, sejam favoráveis ou não ao objeto em estudo.  Dependendo da aplicação e uso desse relatório, ele poderá representar:

a) Trabalho de Conclusão de Curso – TCC ou Monografia, se corresponder a uma investigação científica aplicada em curso de graduação;

  1. Dissertação, no caso da pesquisa ser aplicada em curso de mestrado;
  2.  Tese, quando corresponder a uma pesquisa aplicada em curso de doutorado;
  3. Artigo Científico ou Relatório de Pesquisa, quando o assunto em estudo estiver sendo desenvolvido com o objetivo de uma determinada investigação.

A seguir, serão estudadas, respectivamente, as principais características do TCC.  

III. Trabalho de Conclusão de Curso - TCC.  

Um TCC representa o relatório final com os resultados da pesquisa desenvolvida pelo autor, conforme a proposta apresentada.

Corpo principal do TCC.  

        É formado com os seguintes elementos:

                Resumo.

                Summary.

                1. Introdução,

                2. Objetivos,

3. Justificativa.

4. Revisão bibliográfica,

                5. Materiais e métodos,

                6. Resultados e discussão,

                7. Conclusões,

                8. Referências.

Resumo.

        O resumo tem por objetivo conduzir o leitor a uma rápida leitura sobre o trabalho, de modo que possa verificar do seu interesse em catalogá-lo para suas consultas. O resumo deve ser o mais objetivo possível, com o menor número de palavras, mas, que aborde os principais elementos do trabalho, como a “Introdução” – o problema abordado na pesquisa; os “Objetivos”; os Materiais e Métodos adotados e as principais “Conclusões”. Pesquisadores do método cientifico recomendam que um resumo preparado com cerca de 250 palavras permite a compreensão satisfatória sobre o assunto.

Summary.

        É o resumo com versão para o inglês. É conveniente que o texto seja preparado com as palavras adequadas e compatíveis, com linguagem apropriada ao assunto em estudo que está sendo desenvolvido no TCC.  

1. Introdução.

Nesse primeiro elemento as seguintes idéias devem ser apresentadas: a problemática envolvida com o fenômeno em estudo; as principais ocorrências sobre o tema – com destaque para os riscos, danos ou dificuldades existentes; os principais resultados que vem sendo obtidos pelos pesquisadores dessa área do conhecimento em outros locais, estados, países, etc. É importante a fundamentação dos elementos da introdução na literatura disponível, com as respectivas citações.

2. Objetivos.

Os “objetivos” referem-se às metas do trabalho, isto é, o que se pretende alcançar em relação ao objeto da investigação. Nesse item, o autor especificará que tipo de resultado ou de conclusões pretende chegar com a aplicação da investigação. O autor deverá desenvolver um determinado número de objetivos, que seja possível alcançar dentro do período de tempo estimado para a realização da pesquisa. Os objetivos referem-se às ações do autor em relação ao objeto da pesquisa. O autor, portanto, poderá “Analisar”; “Identificar”; “Comparar”; “Aplicar”; “Apresentar proposta para...”; “Elaborar”; etc. Em geral, para o TCC, que é um trabalho de graduação, podem ser identificados dois ou três objetivos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.4 Kb)   pdf (274.1 Kb)   docx (155.5 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com