TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FREDERICK WINSLOW TAYLOR E A ADMINISTRAÇÃO CIENTIFICA

Por:   •  24/11/2019  •  Artigo  •  1.194 Palavras (5 Páginas)  •  158 Visualizações

Página 1 de 5

FREDERICK WINSLOW TAYLOR E A ADMINISTRAÇÃO CIENTIFICA

 

27/11/2015

RESUMO

O estudo deste trabalho traz a história de Frederick Winslow Taylor ele foi o primeiro a dar tratamento cientifico as dificuldades na organização do trabalho e sendo ele um engenheiro mecânico e operário, começou a realizar estudos aprimorando o desenvolvimento pessoal, planejamento, produtividade, autocontrole, supervisão funcional e pagamento por quantidade. O objetivo da presente pesquisa consta em apresentar sua vida, mostrando sua importância nos dias atuais. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, onde foram utilizados livros, textos e artigos sobre o tema, chegou-se a conclusão que seu pensamento ainda serve de estudo e estratégia para as empresas atualmente.

Palavras-chave: Administração científica. Frederick Taylor. Teoria da administração.

1 INTRODUÇÃO

Abordar-se-á neste tema a vida do Pai da Administração Cientifica, sua vida, obra influências que foram de grande utilidade não só no século XX quanto nos dias de hoje, Taylor tinha como foco a eficiência e eficácia operacional na administração industrial e elaborou os primeiros estudos essenciais. Nesta mesma época surgiram e cresceram as empresas de automóveis, lâmpadas elétricas, aparelhos de som, cinema e telefones e como nos Estados Unidos e na Europa essas empresas expandiram rapidamente houve a necessidade de lidar com a enorme quantidade recursos.

 

2 O INICIO DA VIDA DE TAYLOR

Vindo de uma família dos Estados Unidos Taylor estudou nas mais nobres escolas da França e da Alemanha e por correspondência realizou o curso de engenheiro mecânico onde se formou nesta profissão. Após ter tido um problema de visão ele foi trabalhar em uma fabrica onde aprendeu as tarefas realizadas pelos funcionários e desta forma iniciou alguns estudos sobre o comportamento dos funcionários e como fazer para melhorar o rendimento e a qualidade do trabalho (WIKIPÉDIA).

Em 1901 Taylor casou-se com Louise e juntos adotaram três crianças, e com o passar do tempo e com as experiências que adquiriu na fabrica ele foi reconhecido mudando de cargos varias vezes, trabalhou como gerente geral e engenheiro realizando consultorias em gestão até montar sua empresa de consultoria de gestão em 1993 e pelo seu trabalho onde  recebeu alguns prêmios de honra (WIKIPÉDIA).

Taylor nasceu no ano de 1856 e faleceu em 1915, coincidentemente fazia aniversário no dia 20 de março e seu falecimento ocorreu no dia 21 devido a uma pneumonia (WIKIPÉDIA).  

  1. AS OBRAS E TEORIAS REALIZADAS POR TAYLOR.

Maximiano (2004) apud Silva, Bartel, Giovanela e Beiler (2014, p. 97) relata duas das publicações de Taylor publicou o livro Administração de Oficinas (Shop Managemant), nele estudou a forma de tempo e  movimentos de uma forma racional. Taylor escreve em sua obra resumidamente que:

  • Salários pagos de acordo com os rendimentos em seu trabalho
  • Realizar formas de adequar o trabalho de acordo com a realidade dos funcionários realizando pesquisas e experiências.
  • Adequação no local de trabalho para se ter um rendimento  maior.
  • Treinamento para alcançar todos os objetivos de rendimento quanto a empresa, trabalho e colegas.
  • Estudou-se com a administração uma forma de manter a harmonia de todas as partes interessadas tanto dos funcionários quanto dos chefes.

KARKOTLI (2008) descreve que Taylor com a ajuda de alguns colegas e seguidores tanto na área de engenharia quanto na área de psicologia colaboraram com a escola de Administração Científica.

Podemos citar alguns de seus seguidores: Henry Gautt,Frank Gilbreth, Harrington Emerson, Henry Ford e Lilian Gilbreth , cada um deles cuidava de uma parte voltada apara o estudo da ciência humana enquanto Taylor cuidava da parte de técnicas de aperfeiçoamento em relação a tempo, movimento rendimento etc.

Em resumo assim se descreve a contribuição de cada um desses seguidores:

  • Henry Gautt trabalhou como auxiliar de Taylor até 1902, quando passou a desenvolver estudos individuais sobre o papel do trabalhador na produção. Enquanto Taylor concentrava-se no estudo da tarefa em si, Gautt passou a preocupar-se mais com os trabalhadores.
  • Frank Gilbreth foi o colaborador de Taylor que estudou com maior profundidade as técnicas para medir os tempos e movimentos em que se decompõe cada tarefa.
  • Harrington Emerson foi um dos principais colaboradores de Taylor, tendo procurado simplificar a metodologia de aplicaçãoda Administração Científica, com o propósito detorná-la acessível a um número maior de organizações. Algumas de suas propostas o colocam entre os precursores da Administraçãopor objetivos como, por exemplo: a ênfase que dá ao desenvolvimento de um plano – especificamente voltado par alcançar maior eficiência.
  • Henry Ford foi o fundador da Ford, empresa que hoje se situa entre as maiores do mundo. Ele foi o idealizador da produção através de linhas de montagem, que permitiu enorme expansão na escala da produção industrial. (KARKOTLI, 2008, p. 3)

Os princípios básicos por ele defendidos para alcançar maior eficiência e produtividade foram:

- Intensificação: Diminuir o tempo da fabricaçãoe da comercialização.

- Economicidade: Manter estoque  reduzidos de matérias-primas.

- Produtividade: Aumentar a capacidade de produção dos trabalhadores, através da especialização e do trabalho conjugado.

  • Lilian Gilbreth, esposa de Frank Gilbreth, foi a percursora da psicologia aplicada ao trabalho. Defendeu que o aumento da produtividade depende fundamentalmente da atitude dos empregados, das oportunidades a eles oferecidas e ao ambiente físico do local de trabalho. Ela realizou também estudos sobre micro movimentos concluindo que qualquer tarefa na produção industrial pode ser dividida nos seguintes movimentos básicos: 1) Procurar; 2) Escolher; 3) Pegar; 4) Transportar vazio; 5) Transportar cheio; 6) Pré-posicionar; 7) Posicionar; 8)Unir; 9) Separar; 10) Utilizar; 11) Soltar a carga; 12) Inspecionar; 13) Segurar; 14) Esperar; 15) Repousar e 16) Planejar. (KARKOTLI, 2008, p. 4)

Com os estudos realizados por Taylor e seus seguidores foi concluído que o tempo, economia e a produtividade formam os princípios básicos para uma boa administração. KARKPTLI (2008) destaca outra de suas obras o livro Gerência de Fábrica onde foi criado a partir de observações realizadas sobre o comportamento dos operários que estavam desmotivados por trabalhar mais e receber da mesma forma de quem trabalhava menos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)   pdf (105.7 Kb)   docx (11.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com