TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA: O papel do Recursos Humanos

Por:   •  18/11/2016  •  Trabalho acadêmico  •  298 Palavras (2 Páginas)  •  599 Visualizações

Página 1 de 2

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

O papel do Recursos Humanos

Segundo Chiavenato (2006) são as pessoas que ingressam, interagem e fazem parte da organização das quais estão inseridas, seja em qualquer nível hierárquico em que situam-se ou as tarefas que desempenham. Os Recursos humanos estão distribuídos em todos os setores das organizações.

Recursos humanos é o setor da organização que desenvolve e trabalha os aspectos que relacionam-se com o fator humano. Segundo Milkovich e Boudreau (2006, p. 19), administração de Recursos Humanos pode ser compreendida como uma série de decisões integradas que formam as relações de trabalho; sua qualidade influencia diretamente a capacidade da organização e de seus empregados em atingir seus objetivos”.

Para que a organização exerça sua funcionalidade deve-se trabalhar considerando as políticas básicas de recursos humanos que é assegurar a existência de recursos humanos motivadores nas ações presentes e futuras (CHIAVENATO,2006).

Dessler (2003) destaca algumas práticas e políticas de Administração de Recursos Humanos que devem ser inseridas e abordadas nas organizações: conduções das análises de cargos, recrutar e selecionar candidatos, prever as necessidades organizacionais, treinar e orientar novos candidatos, coordenar recompensas e trabalhos, avaliar desempenhos, desenvolver estratégias motivacionais, comunicar-se, gerenciar salários. Concluímos a partir da afirmação de Chiavenato (2006) o recursos humanos devem ter as características de estabilidade; consistência; flexibilidade; generalidade e clareza.

Subsistemas do Recursos Humanos

        Os Recursos Humanos são divididos por uma série de subsistemas que são desencadeados de acordo com suas funções no processo operacional. Pode ser divididos com as seguintes divisões: recrutamento e seleção; treinamento e desenvolvimento (T&D); remuneração ou cargos e salários; higiene e segurança do trabalho; departamento pessoal; relações trabalhistas; e serviços gerais etc. (MARRAS, 2000). Já Chiavenato (2006) descreve a ARH como um sistema formado por cinco subsistemas interdependentes, sendo eles os subsistemas de: provisão; aplicação; manutenção e desenvolvimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (78.2 Kb)   docx (8.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com