TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO

Por:   •  11/6/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.788 Palavras (8 Páginas)  •  387 Visualizações

Página 1 de 8

UNIVERSIDADE PAULISTA

Fabio Henrique Bortolossi

Projeto Multidisciplinar Integrado I:

Bortolossi Funilaria

Jaboticabal

2018


SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        4

CAPÍTULO 1 – FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO        4

1.1-        Denominação e forma de constituição        4

1.2-        Dados e Fatos relevantes da origem da organização        4

1.3-        Natureza e ramo de atuação        5

1.4-        Informações sobre o porte da empresa        5

1.5-        Força de trabalho        5

1.6-        Principais produtos        6

1.7-        Principais concorrentes da organização e aspectos relevantes de cada um        6

1.8-        Organograma da organização        7

1.9-        Atuação na Gestão Ambiental        7

CAPÍTULO 2 – COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL        7

CAPÍTULO 3 – TÉCNICAS DE INFORMÁTICA        7

CONCLUSÃO        8

REFERÊNCIAS        8


 INTRODUÇÃO

        Este trabalho é baseado na micro empresa familiar Funilaria e Bortolossi, uma empresa que começo com seu ramo de atividades voltados para a funilaria e pintura de carros, depois com o passar dos tempos a empresa acrescentou o serviço de manutenção de implementos agrícolas, fazendo a recuperação e ate produção em número reduzido de algumas peças de maquinários agrícolas.
A ideia de dar manutenção em implementos agrícolas surgiu da observação do Patriarca da empresa José Luis Bortolossi, em ver que seus clientes eram na sua maioria agricultores e sempre procuravam o serviço de manutenção Jose Luis tendo como formação o técnico em mecânica industrial, logo absorveu a atividade para a empresa

Hoje a empresa luta contra a crise para se manter de portas abertas, pois com a grave crise econômica que se encontra o Brasil vem dificultando os Micro empreendedores a continuar nos seus ramos, de atividade.

Abordei uma micro empresa para ver como a mesma consegue absorver as matérias pedidas para o trabalho, técnicas de informática, fundamentos de administração e comunicação empresarial .

CAPÍTULO 1 – FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO

A empresa objeto deste estudo é Bortolossi Funilaria e Pintura, uma empresa de pequeno porte que presta serviços de funilaria e pintura de automóveis e também conserto e implementos agrícolas, através da utilização dos equipamentos metalúrgicos fresa, furadeira industrial, torno mecânico, plaina e soldas em geral.

  1. Denominação e forma de constituição

A referida empresa se encaixa no perfil de pequeno porte, administrativamente incluída na categoria Microempresa – ME, apresentando seu capital fechado A empresa é essencialmente familiar.

 

  1. Dados e Fatos relevantes da origem da organização

A empresa foi criada em 1992 pelo patriarca da família após um período de crise, onde a empresa metalúrgica que o mesmo era funcionário já não oferecia condições de trabalho satisfatórias, levando assim ao pedido de demissão. Após o recebimento dos direitos trabalhistas resultantes do acordo entre empresa funcionário, o patriarca investiu na construção de um barracão em terreno que já possuía, oferecendo os serviços de funilaria e pintura de automóveis. O patriarca exercia as funções de gestão e operacional, contanto com a mão de obra informal do filho mais velho. No início dos anos 2000, com a melhora do setor metalúrgico, o patriarca compartilhou a gestão da empresa com seu primogênito que ficou responsável pelo setor de funilaria e pintura, enquanto desenvolvia o setor de metalurgia, em resposta à demanda por serviços de manutenção de equipamentos agrícolas.

  1. Natureza e ramo de atuação

A empresa presta serviços de manutenção na área de funilaria e pintura de veículos de pequeno e grande porte, além de manutenção na área de implementos agrícolas. O setor de atuação é o automobilístico e metalúrgico.

  1. Informações sobre o porte da empresa[pic 1][pic 2]

Pertencente à categoria de Microempresa, a Bortolossi funilaria e pintura possui uma média de faturamento mensal de R$ 10.000,00 (Dez mil Reais), e conta somente com um barracão de x m2  (Figura 1.), localizados no bairro Santa Tereza. Contém em seu interior materiais compatíveis com sua área de atuação, sendo os principais 01 (um) torno mecânico modelo Nardini uc 30 com três metros de barramento usado para fazer manutenção e produção de peças cilíndricas e também furação ,01 fresa modelo zocca numero 3 uma fresadora muita usada para plainar e fazer engrenagens com o auxilio do divisor universal, uma furadeira industrial, uma plaina de mesa modelo Zocca Serie 3 usada para fazer rasgos de chaveta internos, solda MIG, compressor Divisores

  1. Força de trabalho

A força de trabalho desta microempresa é composta por 7 indivíduos. Dois são responsáveis pela gestão da empresa a mesma empresa usa o método da teoria clássica da administração de Fayol através dos 14 princípios básicos

Fayol relacionou 14 princípios básicos que podem ser estudados de forma complementar aos de Taylor (Leal, 2018): 

1 - Divisão do trabalho - Especialização dos funcionários desde o topo da hierarquia até os operários da fábrica, assim, favorecendo a eficiência da produção aumentando a produtividade.

2 - Autoridade e responsabilidade - Autoridade é o direito dos superiores darem ordens que teoricamente serão obedecidas. Responsabilidade é a contrapartida da autoridade.

3 - Unidade de comando - Um funcionário deve receber ordens de apenas um chefe, evitando contra-ordens.

4 - Unidade de direção - O controle único é possibilitado com a aplicação de um plano para grupo de atividades com os mesmos objetivos.

5 - Disciplina - Necessidade de estabelecer regras de conduta e de trabalho válidas pra todos os funcionários. A ausência de disciplina gera o caos na organização.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.1 Kb)   pdf (244.7 Kb)   docx (308.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com