TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO

Por:   •  14/8/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.401 Palavras (6 Páginas)  •  135 Visualizações

Página 1 de 6

2.2 Fundamentos de Administração

2.2.1 A atuação dos gestores, a competência do administrador e a moderna liderança.

Segundo Maximiano (2010, p. 200-250), todas as pessoas são administradoras, não importa o cargo que ocupe, do porteiro ao CEO, pois é o mesmo quem administra seus recursos sendo eles equipamentos, espaço, informações que usam ou produz, ou seja é administrador e responsável pelos recursos.

As pessoas que ocupam cargo de gerência são responsáveis pelo desenvolvimento de outras pessoas que integram a sua equipe, para isto é necessário que o mesmo tenha algumas competências administrativas para auxiliar em sua tomada de decisão.

Competências são conhecimentos, habilidades e atitudes que se desenvolvem em um determinado momento da vida, para desempenhar atividades de cargo gerencial são necessárias as competências intelectuais, interpessoais, técnicas e intrapessoais.

• Competências intelectuais: são todas as formas de raciocinar como, elaborar conceitos, analisar, planejar, criar estratégias e tomar decisões.

• Competências interpessoais: é utilizada para liderar equipe e relacionar-se com outras pessoas de sua rede de contatos.

• Competência técnica: é o conhecimento relativo a atividade desenvolvida da sua profissão e área de atuação.

• Competência intrapessoal: capacidade de organização pessoal através da reflexão, está relacionado ao autoconhecimento.

2.2.2 A Escola Clássica, a Teoria das Relações Humanas e o Modelo Japonês

De acordo com Caravantes, Panno e Kloecknner (2015), no final do século XIX o conhecimento começava a ser introduzido na vida industrial, novas técnicas de produção e de trabalho eram exigidas, pois havia um mercado crescente.

Na escola clássica segundo Caravantes, Panno e Kloecknner (2015), tivemos grandes pessoas para impulsionar o envolvimento do trabalhador nas organizações produtivas como Taylor, Ford, Fayol e Weber.

Taylorismo: Frederick Taylor foi o pioneiro no Taylorismo, foco na eficiência operacional para obter os melhores resultados de produção de cada trabalhador, esta teoria se baseia na racionalização do trabalho, economia de tempo e maximização da potência de cada trabalhador. Para o desenvolvimento da ideia de eficiência de produção Taylor criou a administração científica fundada por princípios e técnicas, sendo os 4 princípios o estudo das tarefas, seleção das melhores pessoas para a tarefa, treinamento do pessoal para sua execução e incentivo monetário para aqueles que as desempenham.

Figura 1 – Industrial têxtil no início do século XX (Fonte: AJAJHAJAJA, 2018)

Fordismo: Henry Ford se destacou na indústria automobilística usando os conceitos de linha de montagem, produção em massa, controle de estoque em tempo real, gestão de recursos humanos com grande eficácia. Além de sempre procurar deixar seu produto com baixo preço para atender o maior número de consumidores, seus trabalhadores recebiam altos salários e se concentravam em uma única tarefa ou pequeno número de tarefas. Sua empresa era uma ligação da manufatura e a montagem de todas as peças componentes de um carro usando uma linha de montagem principal e rápida, entendia se que a empresa deveria se auto bastar. Portanto, para que o fordismo desse este grande passo foi necessário a linha de montagem móvel na qual o trabalho ia até o trabalhador, ter o mínimo de estoque e especialização do trabalhador para que se torne mais produtivo, ou seja através da repetição.

FAYOL: Fayol encarava os problemas organizacionais da ótica do nível diretivo, seu ponto de partida foi na França onde se preocupou em estudar a alta administração, começando de cima para baixo. Em sua teoria Fayol afirmou que as empresas eram divididas em 6 funções, sendo elas comercial, financeira, segurança, contabilidade, técnica e administração sendo administração a mais importante. Administrar é prever, organizar, comandar, coordenar e controlar, Fayol ainda entendia que as decisões tomadas no presente condicionalmente moldam resultados futuros, seu foco de estudo se estendeu para cargos de gestão e direção. Fayol criou 16 deveres dos gerentes e 14 princípios da administração eficaz.

WEBER: Weber estava interessado nos aspectos referentes à organização formal, portanto teorizou três tipos básicos de relações de autoridade sendo elas:

1. Autoridade tradicional; está enraizada na cultura e costumes.

2. Autoridade carismática; está na personalidade do indivíduo.

3. Autoridade racional-legal; atrelada ao cargo.

Portanto Weber sinalizou que surgiria uma organização como consequência da autoridade racional-legal e a batizou de burocracia e lhe descreveu alguns aspectos como a ênfase na forma, especialização da tarefa e competência, regras e normas, responsabilidades e registros.

Antes preocupação com lucro ignorando o desenvolvimento o sentimento dos funcionários, gerando pessoa insatisfeito com a produtividade menos que sua capacidade, logo teoria das relações humanas se preocupa com os indivíduos, analiso o que motiva os seus resultados no ambiente de trabalho

As organizações começaram a perceber que só o incentivo financeiro não era suficiente para o aumento de produção, portanto Elton Mayo está ligada aos fatores sociais, ou seja a forma que são tratados nos trabalhos.

Mayo criou o experiência de Hawthorn que objetivo foi respondo a pergunta: “Quais os fatores, presente no ambiente físico e social de uma pessoa que trabalha em uma organização, capazes de afetar seu desempenho no trabalho e satisfação pessoal com tarefa realizados”

Então alguns psicólogos começaram o seu dedicar a este estudo e perceberam que o que realmente aumentam a produção e motivando as pessoas erram as relações interpessoais, ato de escutar atentamente, comunicação,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.4 Kb)   pdf (46.8 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com