TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FUNDAMENTOS DA TEORIA ORGANIZACIONAL

Por:   •  15/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.433 Palavras (10 Páginas)  •  233 Visualizações

Página 1 de 10

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

2.1 FUNDAMENTOS DA TEORIA ORGANIZACIONAL 4

2.2 COMUNICAÇÃO E LINGUAGEM ............ ............................................................5

2.3 HOMEM, CULTURA E SOCIEDADE ....................................................................6

2.4 COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL ............................................................7

3 CONCLUSÃO ..........................................................................................................9

REFERÊNCIAS .........................................................................................................10

1 INTRODUÇÃO

O presente trabalho é sobre a evolução da administração, abrangendo as matérias estudadas durante o 1° semestre de administração: Fundamentos e Teorias Organizacionais, Comunicação e Linguagem, Homem, Cultura e Sociedade e Comportamento Organizacional.

O objetivo deste trabalho é maximizar o que vimos em sala de aula, e aprimorar os conhecimentos da administração até os dias atuais.

Analisando os Fundamentos e Teorias Organizacionais observamos a importância, e o desenvolvimento da administração com auxílio de pessoas como Taylor, Fayol, Henry Ford, dentre outros. No estudo da Comunicação e Linguagem percebemos a evolução da comunicação mundo afora diminuindo assim as fronteiras, uma troca de informações entre indivíduos. Na matéria Homem, Cultura e Sociedade vimos claramente que para o desenvolvimento de uma organização é necessário haver gestão de pessoas e no Comportamento Organizacional vimos um campo de estudos que investiga o impacto que indivíduos, grupos e a estrutura têm sobre o comportamento dentro das organizações.

As organizações tem funcionalidades consideráveis na vida do ser humano, pois modelam o comportamento dos respectivos membros, e podem influenciar as necessidades e motivos dos indivíduos em diferentes tipos de organizações, incentivam a produtividade, assim como respostas rápidas à estratégias administrativas nas mais variadas formas.

A metodologia usada neste trabalho foram pesquisas bibliográficas, pesquisas na internet e no material de estudo.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 FUNDAMENTOS E TEORIAS ORGANIZACIONAL

Devido as mudanças ocorridas nas organizações com o passar do tempo nela esta contida modo de pensar, agir, de acordo com o desenvolvimento tecnológico, tudo isso pautado nas ideias de pessoas como Taylor, Fayol, Henry Ford, entre outros, trazendo assim a compreensão de como se administrar uma empresa, pensando podemos dizer que administração é saber lidar com pessoas e tomar decisões de acordo com seus recursos, como nos diz o professor Chiavenato:

É um complexo processo de tomar decisões a respeito de recursos e de objetivos a serem alcançados. A finalidade desse processo é buscar o alcance de objetivos por meio da utilização de recursos. (CHIAVENATO, 200, p. 5).

Com o desenvolvimento da administração surgiram modos de se administrar como o fordismo que pode ser definido como um trabalho rotineiro em que havia um controle do tempo gasto e cada vez tinha que melhorar mais. Nos dias atuais ainda podemos ver esse modelo de produção na empresa McDonald’s que é referência no mundo, no setor de fest-food com um trabalho padronizado, de fácil montagem e de uma grande agilidade com refeições saindo em até um minuto. Os três princípios de FORD pode ser observados da seguinte maneira.

a)Princípio da intensificação: As máquinas produzem muito mais e com mais velocidade colocando assim o produto rapidamente no mercado para poder gerar lucro rápido para a empresa;

b)Princípio da economicidade: As empresa fazem controle de estoque para que os produtos não se acumulem no estoque não causando assim gastos desnecessários;

c)Princípio da produtividade: Existe aprimoramento das máquinas e do homem com novas invenções e treinamentos para a capacitação profissional sendo que essa metodologia é usada em diversos setores da economia mundial.

O papel e a importância do trabalho sofreram várias transformações ao longo da história humana, com a evolução tecnológica e capitalista, o trabalho perdeu seu caráter transformador e passou a alienador, chegando aos tempos atuais muito freqüentemente apenas como sinônimo de emprego. Embora muitas pesquisas sejam realizadas e novos métodos de gestão sejam propostos para minimizar a precarização das relações de trabalho, as tradicionais formas de geração de trabalho e renda demonstram certa incapacidade em conter ou reverter o quadro de crise da sociedade atual. As pessoas que conseguem manter-se ocupadas no mercado formal demonstram sinais de cansaço, insatisfação, doenças e infelicidade. Surge então uma outra alternativa mais imediata, as atividades, que se desenvolvem fora do mercado tradicional, criada pelos próprios trabalhadores, para superar os problemas do mundo do trabalho, e fortalecem assim a chamada economia informal, como exemplo disse, temos os vendedores ambulantes, as feiras artesanais. Segundo SOUZA apud SILVA (1997), os estudos realizados pelo Programa Nacional do Emprego para a América Latina e Caribe (PREALC) já mostravam que o emprego feminino é muito mais importante no setor informal que no formal, independentemente da inclusão ou exclusão das atividades domésticas.

2.2 COMUNICAÇAO E LINGUAGEM

Com as evoluções na área administrativa surgiu a necessidade de se comunicar de formar rápida e eficaz, a comunicação evoluiu muito com o tempo por conta do avanço tecnológico e a importância de se comunicar bem dentro de uma organização, trazendo assim uma colaboração aprofundada de todos.

Não se acredita mais que a função da escola deve concentra-se apenas no ensino da língua escrita, a pretexto de que o aluno já aprendeu a língua falada em casa. Ora, se esse disciplina se concentrasse mais na reflexão sobre a língua que falamos, deixando de lado a reprodução de esquemas classificatórios, logo se descobrirá a importância da língua que falamos,deixando de lado a reprodução de esquemas classificatórios, logo se descobrirá a importância

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.5 Kb)   pdf (62.8 Kb)   docx (18 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com