TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FUNDAMENTOS DE ADMINISTRAÇÃO

Por:   •  8/6/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.924 Palavras (8 Páginas)  •  255 Visualizações

Página 1 de 8

Capítulo 1

A Administração e suas Perspectivas

  1. Quais são as principais variáveis para o pensamento administrativo, no desenvolvimento das teorias da administração?

Tarefa, Estrutura, Pessoas, Ambiente e Tecnologia.

  1. De acordo com nossos estudos o administrador necessita, além dos traços que caracterizam sua personalidade, desenvolver habilidades que irão auxiliá-lo na tarefa de administrar. Apresente e discorra sobre estas habilidades.

Habilidade Técnicas, Habilidades Humanas, Habilidades Conceituais

  • Habilidade Técnica: consiste em utilizar conhecimentos, métodos, técnicas e equipamentos necessários para fazer alguma tarefa conforme a experiência.
  • Habilidades Humanas: é a capacidade de trabalhar com pessoas, comunicar, compreender atitudes, motivar e desenvolver a liderança eficaz.
  • Habilidades Conceituais: é a capacidade de lidar com ideias e conceitos abstratos. É uma habilidade que permite que seja feito uma abstração e desenvolva filosofias e princípios ferais de ações.

  1. Os estudos da Administração provocaram, cada um a seu tempo uma diferente teoria Administrativa, o que possibilitou consolidar múltiplos olhares sobre os tais estudos. Cite algumas dessas teorias.

Administração Cientifica, Teoria Clássica, Teoria Neoclássica, Teoria das Relações Humanas, Teoria do Comportamento organizacional.

Capítulo 2  

Antecedentes Históricos da Administração

  1. René Descartes, filósofo, matemático e físico francês, considerado o fundador da Filosofia Moderna, em seu livro O Discurso do Método descreve seu método filosófico denominado método cartesiano (que teve profunda influência na Administração no século XX), onde ele apresenta o que ficou conhecido como MÉTODO CARTESIANO. Este método sustenta-se em quatro princípios. Quais são estes princípios?

Princípio da dúvida sistemática ou da Evidência.

Princípio da Análise ou de Decomposição.

Princípio de Síntese ou da Composição.

Princípio de Enumeração ou da Verificação.

  1. Apresente quais foram as principais influências da Igreja Católica à administração?

Hierarquia de autoridade, seu estado-maior (assessoria) e sua coordenação funcional.

  1. Apresente quais foram as principais influências da Organização Militar à administração?

A organização linear, o princípio da unidade de comando, a escala hierárquica, princípio da direção.

  1. Informe o que foi a revolução industrial e apresente o que caracterizou suas fases.

1ª fase: (Mecanização da Industria e da Agricultura)

O homem foi trocado pelas maquinas. (Máquina de fiar, tear hidráulico, tear mecânico, descaroçador de algodão)

2 ª fase: (Aplicação da Força Motriz a Industria)

Foi a transformação das oficinas em fabricas devido as maquinas a vapor

3ª fase: (Desenvolvimento do Sistema Fabril)

O artesão acaba sumindo com sua oficina para dá lugar a operários, fabricas e usinas e o que em horas um artesão fazia, vários operários fariam tudo em minutos. E com isso todos da zona rural começou a ir para zona urbana.

4ª fase: (Espetacular crescimento dos transportes e da comunicação)

Ficou mais fácil se locomover de um lugar para o outro tendo a locomoção a vapor, foi a época onde apareceu os meios de comunicação.

Capítulo 3

Administração Científica

  1. Quais foram as origens da Teoria de Taylor?

O surgimento foi porque ele queria colocar métodos da ciência aos problemas da administração para alcançar uma maior eficiência na indústria. Ele queria eliminar desperdícios e elevar os níveis de produtividade. E fazer com que aquilo desse, prosperidade para o empregador e para o empregado.

  1. Por que Taylor se preocupou com a questão salarial?

Taylor verificou que o operário médio e o equipamento

  1. Quais as principais características da Administração Científica?

Planeja, Preparar, Executar e Controlar.

  1. Explique o que vem a ser a ORT – Organização Racional do Trabalho.

Os operários aprendiam as tarefas observando outras pessoas fazendo, e com isso levava a pessoa a executar a tarefa de diferentes formas. Através disso foi feito uma análise cientifica para que houvesse outros métodos e instrumentos para que fosse realizado na produção, para que aumentasse a produção com eficiência.

  1. O que significa o conceito do “homem econômico”?

O homem econômico, ele não trabalha por que ama aquilo e sim porque precisa do dinheiro para sobreviver, porque ele tem medo de passar por necessidades, o salário é o que motiva o homem a trabalhar.

  1. O que é subordinação funcional?

Tinham vários supervisores cada qual especializado em sua área e com autoridade sobre seus subordinados.

Seria uma hierarquia, onde tem uma pessoa manda e os outros que tem que obedecer.

  1. Quais as críticas feitas à Administração Científica?

Mecanicismo da Administração Cientifica, Superespecialização dos operários, Visão microscopia do homem, Ausência de comprovação cientifica,

Abordagem incompleta da organização, Limitação do corpo de aplicação, Abordagem prescritiva e normativa

 

  1. Faça um breve resumo (10 a 15 linhas) sobre o Fordismo e sua contribuição para a dinâmica aos processos de produção. Em sua apresentação, informe também qual a relação entre o Fordismo e o “Just in Time”, explicado em sala de aula.

Henry Ford, sua ideia era fabricar carros artesanais e para milionários com preços populares. Ele inovou a estratégia comercial da época e produziu enorme impacto sobre a maneira de viver das pessoas. Ford inovou no século XX com a produção em massa, ele inovou na organização do trabalho com a produção de maior número de produtos com maior qualidade e menor custo possível. Ele estabeleceu salário mínimo de 5 dólares por dia e jornada de 8 horas sendo que em outros lugares variava de 10 a 12 horas. Foi utilizado um sistema de concentração vertical, produzindo desde a matéria-prima inicial ao produto final acabado, além da concentração horizontal através de uma cadeia de distribuição comercial por meio de agencia próprias. Por meio da racionalização da produção, idealizou a linha de montagem, que permitiu a produção em série. Just in Time Contrato de venda que permite que a empresa possa fabricar uma determinada quantidade para um determinado mês, é um contrato que permite que ele tenha as peças conforme ele for usar. Para reduzir o mínimo volume no estoque.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.6 Kb)   pdf (207.7 Kb)   docx (24.1 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com