TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FUNDAMENTOS E TEORIA ORGANIZACIONAL

Por:   •  30/8/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.917 Palavras (8 Páginas)  •  375 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

[pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]


SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        3

2        DESENVOLVIMENTO        4

2.1        FUNDAMENTOS E TEORIA ORGANIZACIONAL        4

2.1.1        Teorias de Administração        4

2.2        COMUNICAÇÃO E LINGUAGEM        5

2.2.1        Sistema comunicacional da instituição        5

2.2.2        Integração entre setores do grupo        6

2.2.3        Barreiras na comunicação        6

2.3        HOMEM, CULTURA E SOCIEDADE        6

2.3.1        Fatores da ordem social        6

2.4        COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL        7

2.4.1        Setores e cargos dentro da empresa        7

2.4.2        Grau de relacionamento entre os colaboradores        7

2.4.3        Políticas de recursos humanos        8

2.4.4        Indicadores de clima organizacional        8

2.4.5        Estilo de liderança        8

3        CONCLUSÃO        9

REFERÊNCIAS        10



  1. INTRODUÇÃO

Com o objetivo de ter uma visualização mais prática do conteúdo estudado durante esse semestre, se faz necessário conhecermos o funcionamento real de uma organização com todas as suas peculiaridades do dia a dia.

Neste trabalho, foi realizada uma entrevista, que será apresentada em forma de texto sobre o funcionamento do grupo BMG, a qual atua em múltiplos mercados, sendo um deles o setor energético, onde daremos enfoque.

 Temos por objetivo identificar os elementos aprendidos no curso de Administração e como a organização, à sua maneira, os coloca em prática.


  1. DESENVOLVIMENTO

O Grupo BMG, fundada na década de 30, como investidora do setor têxtil, hoje é um grupo abrangente e com atuação em diversos setores. Este está inserido no ramo de agronegócio, energético, imobiliário, infraestrutura, armazém alfandegário, aceleradora, tratamento de resíduos, entre outros.

Daremos enfoque à divisão de energia do grupo, através de entrevista com seu diretor de divisão.

Seu organograma é uma estrutura matricial com conselho de administração estabelecido.

Neste contexto, desenvolvemos um roteiro de pesquisa para identificar elementos dentro da referida empresa ligados a Fundamentos da Teoria  Organizacional, Comunicação e Linguagem, Homem Cultura e Sociedade, e Comportamento Organizacional.

  1. FUNDAMENTOS E TEORIA ORGANIZACIONAL

Assim, ao entrevistar o responsável sobre os processos administrativos do grupo BMG energia percebemos que algumas teorias estão implícitas na maneira de administrar da mesma.

  1. Teorias de Administração

A primeira teoria que percebemos após o estudo do texto é a teoria clássica de Fayol separando as diferentes tarefas da empresa e implantando gerencias para o seu controle.

Fayol foi o pioneiro no reconhecimento de que administrar deveria ser visto como função separada das demais funções da empresa. O maior impacto dessa ideia está na identificação do trabalho dos gerentes como distintos das operações técnicas da empresa. Os gerentes que não conseguem perceber esta distinção envolvem-se com detalhes técnicos da produção e prestação de serviços, negligenciando as funções de administrar a empresa. Ao apontar esta distinção, Fayol ajudou a tornar mais nítido o papel dos executivos - os administradores de nível mais alto na hierarquia da organização (MAXIMIANO, 5ª Ed. 2000, p. 57).

Numa empresa que trabalha com energia, a concepção do serviço é feita, primeiramente, pela identificação da necessidade pela área ou pelo planejamento estratégico, realizando análise crítica de custo benefício e valor agregado para identificar a viabilidade do negócio e também analisado os riscos dessa concepção. Após essa primeira etapa é encaminhada para lançamento no plano orçamentário. Caso enquadre como estratégico e feito desvio e, então, solicitada aprovação. Como isso, verificamos a ideia de um grupo gerencial distinto para essa etapa de trabalho.

Concluído todo esse processo, é encaminhado para a execução propriamente dita, que, por sua vez, é operacionalizada por outro grupo de trabalho.

Outra teoria que está presente seria a Administração por Objetivos, de Peter Drucker, a qual tem por doutrina o estabelecimento de metas por nível de hierarquia, interligação destas metas estabelecidas, avaliação, revisão e reciclagem dos planos e participação atuante dos chefes, estimulando a participação dos funcionários.

APO é um processo pelo qual gerentes e subordinados identificam objetivos comuns, definem as áreas de responsabilidade de cada um em termos de resultados esperados e utilizam esses objetivos como guias para sua atividade (CHIAVENATO, 7ª Ed. 2003, p. 228).

Nesse momento é adotada ferramentas em todas as fases para planejamento de ações e análise de resultados. Equipes multidisciplinares são destacadas para acompanhamento e realização de ações e, por fim, resultados periódicos são apresentados à diretoria para validação, ajustes e definição do próximo ciclo.

  1. COMUNICAÇÃO E LINGUAGEM

A evolução das comunicações é um dos aspectos mais importantes da evolução tecnológica. Essencialmente há duas formas de comunicação: falada e escrita. Nesse contexto há uma grande diversidade de tecnologia para nos comunicarmos e isso nos leva a três meios de comunicação: pessoal, impressa ou escrita e por meio de equipamentos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.7 Kb)   pdf (124.2 Kb)   docx (19.8 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com