TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FUNDAMENTOS E TEORIA ORGANIZACIONAL

Por:   •  12/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.935 Palavras (16 Páginas)  •  121 Visualizações

Página 1 de 16

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO................................................................................................ 03

2 DESENVOLVIMENTO.................................................................................... 05

2.1 FUNDAMENTOS E TEORIA ORGANIZACIONAL.................................... 06

2.1.1 Três princípios de Ford............................................................................. 07

2.1.2 Fordismo informal...................................................................................... 08

2.2 Comunicação e Linguagem....................................................................... 09

2.2.1 Relação do hoem com o trabalho em tempos atuais................................ 09

2.2.2 Estilo da cultura organizacional do McDonald´s....................................... 10

2.3 Homem, Cultura e Sociedade.................................................................... 11

2.3.1 Cultura e Ideologia.................................................................................... 12

2.3.2 A corrosão do Caráter: as consequências pessoais do trabalho no novo capitalismo.......................................................................................................... 13

2.4 Comportamento Organizacional............................................................... 14

2.4.1 O TIC (Tecnologias da Informação e Comunicação) como alteração dos processos de comunicação nas empresas........................................................

13

2.4.2 Transformações – novas exigências em Comunicação e Linguagem...... 14

CONSIDERAÇÕES FINAIS............................................................................... 15

REFERÊNCIAS.................................................................................................. 16

1 INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem por intuito analisar os pontos relevantes referentes ao artigo “Da rotina à flexibilidade: Análise das características do fordismo fora da indústria”, adaptando-o aos componentes curriculares referentes ao primeiro semestre (Fundamentos e Teoria Organizacional; Comunicação e Linguagem; Homem, Cultura e Sociedade; Comportamento Organizacional).

Objetivos Específicos

A tendência natural de toda a organização é crescer e desenvolver-se. O desenvolvimento envolve um processo lento e gradativo que conduz ao conhecimento próprio e realização das potencialidades. A eficiência da organização relaciona-se indiretamente com a sua capacidade de sobreviver, adaptar e manter sua estrutura, tornando-se independente, a fim de que a organização possa alcançar desenvolvimento, podendo utilizar diferentes estratégias para esta mudança.

A comunicação organizacional assume grande importância para as empresas, pois as pessoas passam a ocupar um papel de destaque, sendo consideradas “chaves” para que a organização consiga obter êxito ao programar estratégias e mudanças, onde a complexidade dos setores acaba por contribuir para esta mudança.

Diretamente ligada à organização, mudanças e comunicação, a cultura nas organizações é diretamente influenciada pelo modo de convivência das pessoas, pois a mesma é produzida pelo próprio ser humano, através do seu desenvolvimento intelectual, como costumes e valores de uma sociedade. Filosoficamente, cultura significa que o homem não apenas sente, faz e age com relação à cultura, mas também pensa e reflete sobre o sentido de tudo no mundo. A cultura também está relacionada à sociedade, onde considera-se um conjunto de pessoas que compartilham propósitos, gostos, preocupações e costumes, que interagem constituindo uma comunidade, ou seja, sociedade é uma rede de relacionamento entre as pessoas. Voltando às organizações, pode-se dizer que temos estes conjuntos diretamente ligados, pois trabalhamos em conjunto, formando uma sociedade econômica, com culturas distintas.

O comportamento organizacional também liga-se de fato aos pontos já ressaltados anteriormente, pois define-se o mesmo como o estudo de indivíduos e grupos nas organizações. Sendo com o intuito de expandir o potencial de sucesso da carreira profissional e organizacional, nos ambientes de trabalho atuais e futuros.

Os objetivos específicos a alcançar com o presente trabalho estão em:

• Analisar e relacionar os componentes estudados

• Apresentar pontos relacionados do artigo proposto com os componentes estudados

2 DESENVOLVIMENTO

Com relação ao artigo apresentado, verifica-se que muitas das mudanças provocadas no mundo de trabalho (da produção em massa para a produção flexível), acabaram por gerar um quadro de expansão do setor informal e do setor de serviços, onde aponta-se como principal característica os meios fordistas para estes setores.

Até meados do século 70, o conjunto de práticas produtivas era caracterizado por uma modernidade sólida e capitalismo pesado, onde podia-se verificar esta presença na fábrica fordista, a qual reduzia as atividades humanas a movimentos simples, rotineiros e já predeterminados, ou seja, movimentos mecanizados dos quais não exigia-se conhecimentos específicos (faculdades mentais) dos seus funcionários. Este modo de trabalho teve início na fábrica automobilística Ford, aonde o mesmo buscava aumentar a produtividade através do controle

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.5 Kb)   pdf (79.7 Kb)   docx (25.5 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com