TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FUNDAMENTOS E TEORIA ORGANIZACIONAL

Por:   •  15/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.259 Palavras (10 Páginas)  •  209 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1]


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO..........................................................................................................

2 DESENVOLVIMENTO..............................................................................................4 

2.1 FUNDAMENTOS E TEORIA ORGANIZACIONAL.................................................4

2.2 COMUNICAÇÃO E LINGUAGEM..........................................................................5

2.3 HOMEM, CULTURA E SOCIEDADE.....................................................................6

2.4  COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL............................................................7

3 CONSIDERAÇÕES FINAIS....................................................................................10 

REFERÊNCIAS..........................................................................................................11



  1. INTRODUÇÃO

Com a crescente evolução da tecnologia e a chegada de novas empresas houve a necessidade também de obter maneiras para que se pudesse administrá-las de maneira eficaz a fim de se garantir maior sucesso econômico, maximizando a rentabilidade e minimizando os prejuízos advindos de desperdícios de materiais e custos que não são importantes.

As principais filosofias da administração são atingir um bom desempenho de uma organização utilizando a eficiência, eficácia e efetividade como seus princípios primordiais. Para que isso ocorra de forma satisfatória, o administrador deve conhecer os meios pelos quais ele poderá seguir para obter sucesso em seu trabalho, então para que esse objetivo se concretize é de fundamental importância que esses profissionais conheçam as teorias administrativas que ele poderá utilizar.

Este trabalho possui por objetivo geral descrever como as teorias administrativas impactaram a sociedade em suas respectivas épocas, e por objetivo especifico detalhar a relação entre o homem e a cultura, analisar as vantagens das tecnologias de informação dentro da empresa e apontar o que o informacionalismo pode trazer de positivo para a sociedade.

Esta temática é de fundamental importância para que os administradores e futuros profissionais possam agir de forma criativa, dinamizada e eficiente nas organizações que eles estão inseridos.


2.  DESENVOLVIMENTO

2.1 FUNDAMENTOS E TEORIA ORGANIZACIONAL


                        Henry Ford nasceu na cidade Americana de Springwells, em 1863 no dia 30 de julho. Trabalhou como mecânico em uma empresa e com muitas ideias a serem colocadas em prática ele se desenvolveu e  no ano de 1903 fundou a Ford Motor Company, cujo um dos seus maiores sucessos foi o Ford modelo T.

        Ford é considerado um dos maiores ícones da administração de empresas. Em sua teoria ele afirmava que para obter um maior lucro era necessário dar melhores condições de salário aos empregados e oferecer carros com preços mais acessíveis à população. Ele desenvolveu três princípios básicos da administração:

1. Princípio da intensificação: tem como objetivo a rápida colocação do pro- 
duto no mercado;

2. Princípio da economicidade: tem como objetivo reduzir ao mínimo o volume do estoque de matéria-prima em transformação;

3. Princípio da produtividade: tem como objetivo aumentar a capacidade de produção do trabalhador no mesmo período de trabalho.

        Os princípios do fordismo podem ser observados ainda em muitas instituições contemporâneas das quais apresentam inúmeras características do fordismo tais como: a homogeneidade dos produtos e das mãos de obra, a teoria  padronizada de trabalho, o trabalho em massa e a cultura do consumo.

        Muitas empresas ainda são padronizadas conforme os princípios estabelecidos por Ford. Essas instituições preconizam a  diminuição do tempo desde a fabricação da matéria-prima até a colocação do produto no mercado; redução dos estoques de matéria prima e  tendem a aumentar a capacidade de produção de um empregado no mesmo período de trabalho, desta forma é objetivado maior produção e, consequentemente maiores lucros em seu capital. Para garantir esses aspectos, os funcionários são cobrados a todo tempo para cada vez mais aumentarem a sua produção e desta forma, se tornam despersonalizados e alienados ao seu trabalho.

O emprego informal é caracterizado por pessoas que trabalham sem garantias respaldadas pelo governo, ou seja, não possui registro em carteira e nem usufrui de benefícios como o FGTS. Por não possuir muitas oportunidades de empregos formais e por muitas vezes as  pessoas não possuir escolaridade, acabam recorrendo ao emprego informal.

Um exemplo de trabalho informal com o estilo fordista são as pessoas que ficam nas rodoviárias vendendo vários alimentos, como: Pacotes de amendoim, pipocas, balas, entre outros. Esses trabalhadores entram nos ônibus no momento em que os motoristas param, e oferecem seus produtos da forma mais rápida possível para que possua tempo suficiente para dar o produto e receber o dinheiro. E há situações em que param vários ônibus, então ele necessita ser mais hábil para vender mais e obter um maior lucro no pouco tempo que os motoristas estão parados.

Os vendedores utilizando este estilo de trabalho não fornece tempo para oferecer seu produto e tentar convencer seus clientes para comprá-los, é uma forma de produção que visa obter maiores lucros.

2.2 COMUNICAÇÃO E LINGUAGEM


                    Na contemporaneidade o trabalhador não consegue correlacionar o seu emprego com algo prazeroso e acaba traduzindo-o como mero processo de garantia de renda para satisfazer suas necessidades. Com a política das empresas em demitir o empregado se ele não atender suas exigências, o homem passa a ser visto com algo descartável no qual só estará sendo utilizado quando for preciso, em consequência deste fator, as expectativas e satisfações do profissional se torna decadente gradativamente.

Para que se consolidem em suas funções é primordial que o profissional esteja em aptos para constantes qualificados exigidas pelas empresas para que desta forma possa garantir uma melhoria do nível de produção. O homem reserva a maioria de suas horas diárias para seu emprego, pois ele tem que cumprir sua jornada de trabalho, se deslocar, se preocupar em casa para encontrar maneiras que melhorem seu desempenho e garantam sua permanência no emprego, dentre outros fatores. Essas situações que as empresas submetem a seus funcionários faz com que se tornem escassos o tempo disponibilizado para o lazer.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com