TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FUNÇÃO ADMINISTRATIVA: PLANEAMENTO

Projeto de pesquisa: FUNÇÃO ADMINISTRATIVA: PLANEAMENTO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/9/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.715 Palavras (7 Páginas)  •  220 Visualizações

Página 1 de 7

INTRODUÇÃO

A educação é a “chave mestre” para o desenvolvimento de um país, pois é através do individuo que terão subsídios para a exigência de direitos e deveres, ou seja, a pessoa tem condições de desempenhar o papel de cidadão. Somente com a participação do cidadão os problemas ambientais e a convivência com a sociedade e a natureza poderão ser extintas.

A educação ambiental entra não somente como uma passagem de informações, mas na aplicação como forma de mudança de comportamento e atitudes em relação aos problemas ambientais, os alunos irão aprender como selecionar materiais recicláveis e irão aprender a importância dessa organização para o meio ambiente e a vida na terra, como também passará a importância dessa ação para a sociedade que o cerca como pais, tios, vizinhos, amigos e etc.

Nosso trabalho será voltado para a conscientização do individuo para com a sociedade em um todo tendo como objetivo principal, contribuir para a formação de uma nova ética social e ambiental, aliando a preocupação com os problemas globais ligados ao processo de degradação do meio ambiente, aos problemas cotidianos, a poluição como um todo.

FUNÇÃO ADMINISTRATIVA: O PLANEJAMENTO

PROCESSO ADMINISTRATIVO: ORGANIZAÇÃO

Em uma comunidade muito carente, situada no bairro Prado Velho, Bagé/RS, foi identificado pela direção da escola Professor Antônio Meira, que mesmo o caminhão do lixo público passando frequentemente na região, três vezes por semana, o lixo acumulado era muito alto, principalmente em terrenos que não se encontravam casas, terrenos vazios, além disso, na própria escola, no qual trabalhavam, acumulava muito lixo no chão do pátio, em seus banheiros, no ginásio da escola e não tinha uma politica de separação de lixo. Naquela comunidade era muito visível a falta de conhecimento acerca do impacto ambiental que era ocasionado pelo descarte incorreto do lixo. A direção da escola elaborou um projeto que visa o aprendizado de nossos alunos sobre a importância da reciclagem, sobre tudo a divulgação ao seu próximo, acreditando assim, no aprendizado da comunidade em um todo, para uma eficácia no aprendizado da comunidade em geral, o projeto terá resultado no período de cinco anos. É interessante expor a reciclagem de lixo não apenas como mais um projeto da escola, mas como a contribuição que cada um pode dar para a melhoria das condições ambientais do nosso planeta. Dessa forma, é importante que a separação de lixo torne-se também um hábito na residência de cada um porque, assim, quando o projeto estiver sendo implantado na escola, todos estarão engajados no recolhimento do material, independentemente da função que ocupam na escola ou, no caso dos professores, da disciplina que lecionam.

PROCESSO ADMINISTRATIVO: DIREÇÃO

Missão e Valores são essenciais para nortear o destino de uma empresa, sem essas definições pode-se ficar rodando em círculos sem sair do lugar, sem saber aonde chegar e sem saber o que e o como obter. Quando se define os Valores e a Missão de uma empresa, começa-se a dar uma identidade á mesma. Quando o grupo se formou não se sabia exatamente para onde ir e como ir, após a definição de tarefas para cada individuo se tornou mais fácil o desenvolvimento do trabalho, se criou e definiu a missão e Visão do grupo, houve também o estabelecimento de valores e até o planejamento estratégico de como seria executado o trabalho.

Todas as pessoas da equipe tem um perfil diferente das outras, foi baseado nesse perfil que foi designado o que cada integrante faria e como é um projeto que deve ter uma continuidade e envolvente absorvendo um tempo extra de cada colaborador. Com o cuidado e as avaliações necessárias tendo definido o como, onde, porque, quanto, definindo seus Valores, Visão e Missão se tem uma boa base para criar, manter e perpetuar uma empresa.

Para o perfeito andamento do projeto, dividimos com os integrantes da direção algumas tarefas:

Joseane ficará responsável por pesquisar e escolher a instituição que o lixo será doado.

Fabiane cuidará da parte de armazenamento do lixo e recipientes de armazenamento.

Debora ficará responsável por buscar palestrantes sobre a importância da reciclagem e como selecionar.

Custodio ficará responsável pela divulgação do projeto, mostrando a importância da participação de todos.

PROCESSO ADMINISTRATIVO: CONTROLE

O controle é a quarta função administrativa que consiste em medir e corrigir o desempenho para assegurar que os objetivos organizacionais e os planos estabelecidos para alcançá-los sejam realizados. Assim como o planejamento, organização e direção, o controle é uma função que se distribui entre todos os níveis organizacionais: existe o controle estratégico, o tático e o operacional. O controle funciona como um processo cíclico e repetitivo, composto de quatro etapas. A primeira é o estabelecimento de padrão ou objetivo que funcionam como nível de realização que se pretende tomar como marco ou referencia. Os padrões podem ser de quantidade, qualidade, tempo e custo. A segunda é a avaliação do desempenho para verificar se os resultados estão sendo conseguidos e quais as correções necessárias a serem feita. A terceira é a comparação do desempenho ou do resultado com o padrão. Aqui existem três categorias de controle: o pré-controle, o controle simultâneo e o controle por retroação. A comparação procura detectar três possibilidades: conformidade com o padrão e aceitação, região de aceitação que permite certa tolerância de desvio em relação ao padrão e rejeição e não aceitação quando o resultado ou desempenho se afasta em relação ao padrão estabelecido. A quarta etapa é ação corretiva no sentido de manter as operações dentro dos padrões, afim de que os objetivos sejam alcançados. Nesse sentido, o controle visa alcançar duas finalidades: corrigir as falhas ou erros no futuro. O controle pode ser visualizado como um processo cibernético que repousa sobre dois conceitos: a retroação e a homeostase ou equilíbrio dinâmico. Para ser eficiente e eficaz, o controle precisa possuir as seguintes características: orientação estratégica para resultados, compreensão, orientação para as exceções,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com