TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS

Tese: FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/9/2013  •  Tese  •  1.554 Palavras (7 Páginas)  •  209 Visualizações

Página 1 de 7

INTRODUÇÃO

O contador vem adquirindo cada vez mais importância no processo decisório das empresas, isto porque a contabilidade não aborda somente números e previsões financeiras, mas, conta também com conhecimento de gestão para a tomada de decisões.

Neste trabalho temos alguns conceitos introdutórios que ajudarão a entender que contabilidade e administração estão em harmonia no ambiente empresarial.

1 FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS

Para alcançar os objetivos esperados pela organização o administrador faz uso das funções administrativas. As funções administrativas são atividades básicas que formam o processo administrativo, são elas: planejamento, organização, direção e controle.

1.1 PLANEJAMENTO

É considerada a etapa mais importante, pois é neste momento que a empresa avalia suas prioridades, estabelece metas e quais os recursos e tarefas utilizados para alcançar o objetivo. O planejamento se divide em três níveis: estratégico, tático e operacional.

O planejamento estratégico tem um visão a longo prazo é mais amplo e vê a empresa como um todo, leva em consideração tanto o ambiente interno quanto externo.

O planejamento tático tem duração de tempo menor que o estratégico, transforma as estratégias em planos e abrange todos os departamentos da organização.

O planejamento operacional tem prazos mais curtos e está ligado aos setores menores da organização, determina os recursos e as tarefas para a realização do plano.

1.2 ORGANIZAÇÃO

A empresa irá se preparar para a realização do objetivo, os recursos e tarefas serão distribuídos e coordenados. Através do organograma é possível visualizar a distribuição de responsabilidades e as relações existentes.

1.3 DIREÇÃO

Está relacionado à gestão de pessoas. Através da comunição, orientação e envolvimento o líder motiva as pessoas para que, em um bom ambiente de trabalho, os objetivos sejam alcançados.

1.4 CONTROLE

É através do controle que se avalia se os objetivos traçados no planejamento estão sendo atingidos. Dessa forma é possível ver se as metas condizem com a realidade, se o plano pode ser mantido ou deve ser mudado.

Foi Fayol quem desenvolvem os elementos básicos do processo administrativo, e como vimos, eles estão presentes em todos os níveis das organizações. Além de Fayol, Ford e Taylor foram os principais teóricos das abordagens administrativas. Eles foram ousados e inovadores ao desenvolver teorias a respeito do bom uso de todos os recursos em uma organização.

2 TAYLOR, FAYOL E FORD

Frederick Winslow Taylor foi o primeiro a estudar a rotina de trabalho nas fábricas e desenvolveu uma teoria científica sobre administração. Taylor fez uma análise completa sobre os movimentos e o tempo utilizados para a execução das tarefas no chão das fábricas. Graças a essa análise foi possível desenvolver alguns princípios:

- Treinamento dos empregados com base nos métodos desenvolvidos;

- Padronização de máquinas e ferramentas;

- Divisão de cargos tarefas contratando empregados qualificados de acordo com a função;

- Remuneração por produção com plano se incentivo salarial e prêmios por produção.

Embora o trabalho de Taylor tenha sido desenvolvido de modo a aumentar a produção, não foi levado em conta o ambiente externo das organizações e fatores psicológicos e sociais dos empregados, sem falar que os mesmos eram vistos como uma extensão das máquinas.

Para Henri Fayol os princípios da administração eram mais flexíveis, enquanto Taylor tinha uma visão mais mecanicista e racionalista dos empregados. Fayol prezava o fator humano e defendia uma harmonia entre patrões e empregados. Alguns dos princípios de Fayol são:

- Divisão do trabalho com especialização das tarefas e das pessoas;

- Equilíbrio entre autoridade e responsabilidades;

- Disciplina, respeito às normas estabelecidas e unidade de comando;

- Subordinação dos interesses individuais aos interesses gerais;

- Remuneração justa e garantida para satisfação dos empregados;

Entre as críticas para a teoria de Fayol estão a ausência de trabalhos experimentais, consideração da organização como um sistema fechado, não tratamento das relações informais nem dos aspectos intraorganizacionais.

Henry Ford foi o idealizador da linha de montagem que permitiu a produção em série, garantindo a qualidade e reduzindo os custos. Entre os princípios de Ford estão:

- Diminuir o tempo de duração com a utilização dos equipamentos e matéria-prima e rápida colocação do produto no mercado;

- Reduzir o volume do estoque da matéria-prima em transformação, para que o pagamento do automóvel fosse feito à empresa antes de vencido o prazo de pagamento dos salários e da matéria-prima adquirida;

- Aumentar a capacidade de produção no mesmo período por meio da especialização e da linha de montagem. O operário ganha mais e o empresário tem maior produção.

Embora tenham sido alvo de inúmeras críticas, as teorias de Taylor, Fayol e Ford contribuíram significativamente para o modelo de gestão usado até hoje.

3 PATRIMÔNIO

Patrimônio é o conjunto de bens, direitos e obrigações vinculados às entidades (empresas, organizações, poder público). Em direito, segundo Melhim Namem Chalhub: “Patrimônio é o conjunto de direito subjetivos sobre determinada coisa com valor pecuniário”. José Manoel da Costa diz que o patrimônio: “constitui uma meio necessário para a realização dos objetivos das entidades. A administração da empresa pratica atos de natureza econômica e financeira, e produz mutações aumentativas e diminutivas na riqueza empresarial”. Segundo Raimundo Aben Athar: “A contabilidade é por excelência uma ciência que existe para registrar, controlar e mensurar o patrimônio das entidades de qualquer natureza”.

4 FONTES DE RECURSOS

O capital de uma empresa é obtido a partir de seus

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com