TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS

Projeto de pesquisa: FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/5/2014  •  Projeto de pesquisa  •  2.632 Palavras (11 Páginas)  •  206 Visualizações

Página 1 de 11

1 INTRODUÇÃO

Um dos objetivos das empresas é atender às necessidades do consumidor, que se torna cada vez mais exigente com relação aos produtos que são colocados à disposição no mercado. Através do melhoramento dos produtos com preço mais justo ao consumidor, custo favorável e ganho equilibrado para a empresa.

Na Contabilidade, os meios usuais de divulgar as informações são os demonstrativos contábeis. As informações contidas nesses demonstrativos devem possuir características qualitativas, tais como: compreensibilidade, relevância, confiabilidade e comparabilidade. Os demonstrativos contábeis buscam evidenciar os resultados e o desempenho que uma empresa obteve em um determinado período.

A abordagem desse trabalho será o início e a compreensão dos conceitos contábeis que definiram sua forma, para que se possa através dessas análises a possível coleta de dados para a formação de um banco de dados, formação de um demonstrativo contábil.

2 FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS

Fayol (1994) foi quem primeiro conceituou sobre as funções administrativas, em que a necessidade de realizar a diferenciação entre as funções operacionais e de gestão, foi um avanço muito grande para que administração pudesse ser encarada como profissão.

Os princípios gerais da administração (planejamento, organização direção e controle) seguem basicamente a linha de defesa de Fayol, que também citou alguns princípios muito válidos, sendo que ele vivia no início do Século XX (CHIAVENATO, 2003). Com o passar de um século, tais princípios foram atualizados e adaptados a nova realidade empresarial, formando um processo administrativo interativo, cíclico e dinâmico das variáveis que foram denominadas funções administrativas.

A Partir do século XX, essas funções começavam a ter maior complexidade para atender às necessidades da população, tornando-se indispensável adotar os novos conhecimentos administrativos, que eram aperfeiçoados para enfrentar a concorrência, que era cada vez maior, na constante tentativa de ofertar produtos e serviços com qualidade e custos menores.

A administração passa a ser vista com uma importância fundamental para a vida e para as organizações contemporâneas, considerando que a sociedade em que se vive é totalmente organizacional.

Segundo Chiavenato (2003), a tecnologia da informação passou a ter domínio, produzindo grandes avanços tecnológicos e as organizações adotaram rapidamente essas técnicas, modernizando suas estruturas.

3 PATRIMÔNIO

Segundo Costa (2009, p. 43), o patrimônio é um conjunto de bens, direitos e obrigações que são vinculados à entidade (empresas, organizações, poder público) e constitui um meio (recursos) necessário para a realização dos objetivos das entidades. A administração da empresa pratica atos de natureza econômica e financeira, produzindo mutações aumentativas e diminutivas na riqueza empresarial.

Já Miller (2012, p. 08), define patrimônio como sendo um conjunto de três elementos: bens, direitos e obrigações, sendo que na contabilidade, o patrimônio se apresenta em três formas: o ativo, o passivo exigível e o patrimônio líquido, sendo esses conceitos essenciais na utilização da equação patrimonial, sua representação gráfica e os razonetes.

O Conselho Federal de Contabilidade (2007, p. 30) no apêndice à resolução sobre os princípios fundamentais de contabilidade refere-se ao patrimônio definindo-o como um conjunto de bens, direitos e de obrigações para com terceiros, pertencente a uma pessoa física, a um conjunto de pessoas, como ocorre nas sociedades informais, ou a uma sociedade ou instituição de qualquer natureza, independentemente da sua finalidade, que pode, ou não, incluir o lucro.

O patrimônio é composto em partes, segundo os mais variáveis critérios, tanto em termos quantitativos quanto qualitativos. Sendo que no princípio da continuidade o patrimônio da entidade, na sua composição qualitativa e quantitativa, depende das condições em que se desenvolverão as operações da entidade. Sendo o patrimônio um conjunto de bens, direitos e obrigações, vejamos a seguir o conjunto:

3.1 BENS

No conceito contábil os bens representam toda e qualquer coisa que é colocada à disposição com o objetivo de satisfazer suas necessidades individuais ou coletivas. Os bens são classificados em: de troca, de uso e bens de consumo (AVILA, 2006, p. 38).

 Bens de troca: são aqueles que têm por finalidade serem trocados por outros bens, direitos ou obrigações. Exemplo: mercadorias e dinheiro.

 Bens de uso: são utilizados pela empresa de maneira permanente. Exemplo: veículos e imóveis.

 Bens de consumo: são aqueles utilizados durante a realização de um processo pela empresa, que são consumidos. Exemplo: combustível e embalagens.

Quanto à forma física, os bens podem ser classificados em tangíveis e intangíveis:

 Tangíveis: são os bens que possuem forma física. Exemplo: carro, imóvel.

 Intangível: são os bens não materiais, mas que são mensuráveis. Exemplo: marca da empresa, ponto comercial.

Quanto à mobilidade, os bens podem ser classificados em imóveis e móveis:

 Bens imóveis: são os inseridos ao solo ou a outros bens. Exemplo: terrenos, construções.

 Bens móveis: são os que podem ser transferidos de lugar, sem sofrer destruição ou depreciação em seu preço. Exemplo: máquinas, estoque.

3.2 DIREITOS

Os direitos representam os valores que a empresa tem o direito de receber de terceiros, provenientes de suas transações de vendas a prazo. Eles são títulos de compromisso, que o terceiro assumiu com a empresa, tendo como uma das formalidades, o vencimento, quando a empresa receberá o valor desse título, terá o direito de receber (COSTA, 2009 p. 45).

3.3 OBRIGAÇÕES

As obrigações são representadas pelos valores do compromisso que a empresa tem em honrar suas dívidas a terceiros, originadas de suas transações comerciais relativas de compras a prazo. Segundo Costa (2009, p. 45), as obrigações podem ser denominadas também de obrigações exigíveis.

4 FONTES DE RECURSOS

4.1

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.8 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com