TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS

Tese: FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/5/2014  •  Tese  •  1.999 Palavras (8 Páginas)  •  146 Visualizações

Página 1 de 8

2- FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS

De uma forma geral identificam-se quatro funções administrativas: planejamento, organização, direção e controle. Certos autores discutem se a função de organização que, embora não seja menos importante em relação às outras, não poderia ser considerada como parte da função de planejamento, desde que o resultado de seu trabalho é plano permanente da Organização, na forma de organogramas, definições de relações hierárquicas e funcionais, descrições de cargos e funções etc. É através da função de organização que se estabelece a divisão e subdivisão do trabalho. Isto se materializa no Organograma e descrições de funções das diversas unidades orgânicas do sistema-empresa. Em toda e qualquer organização humana, são desempenhadas funções técnicas e administrativas. O subsistema administrativo, ou gerencial atua sobre o subsistema técnico, ou operacional, visando a melhor combinação dos recursos disponíveis, na busca por resultados.

2.1 - PLANEJAMENTO

Dentro desta função, totalmente voltada para o futuro ter-se algum tipo de controle sobre o futuro, colocam-se atividades como a elaboração de previsões, fixação de objetivos, programação, ornamentação e a definição de políticas e procedimentos.

2.1.1 - ORGANIZAÇÃO

Dentro desta função, estão as atividades de definição da estrutura: unidades orgânicas a serem criadas, para desempenhar as diversas finalidades; a definição das responsabilidades a serem atribuídas a cada uma dessas unidades, as relações hierárquicas e funcionais entre as mesmas.

2.1.1.1 - DIREÇÃO

Esta função engloba atividades como a tomada de decisão, a comunicação com os subordinados, superiores e pares, a obtenção, motivação e desenvolvimento de pessoal.

2.1.1.1.1 - CONTROLE

Como as organizações não operam na base da improvisação e nem ao acaso, elas precisam ser devidamente controladas. Elas requerem considerável esforço de controle em suas várias operações e atividades. O controle constitui a última das funções administrativas, vindo depois do planejamento da organização e da direção. Controlar significa garantir que o planejamento seja bem executado e que os objetivos estabelecidos sejam alcançados adequadamente.

3 – PATRIMÔNIO

3.1- CONCEITOS DE PATRIMÔNIO

O patrimônio define-se como o conjunto formado pelos bens, pelos direitos e pelas obrigações pertencentes a entidade (empresas, organizações, poder público) e constitui um meio necessário para a realização dos objetivos das entidades.

Como bens, podemos entender as coisas capazes de satisfazer necessidades humanas, suscetíveis de avaliação econômica. Podemos distinguir os bens em duas espécies:

• Bens Materiais: também chamados de bens corpóreos, ou de bens tangíveis, representam os objetos que a empresa tem para uso (prédios, móveis, carros, etc.) para venda ou troca (mercadorias, dinheiro, etc.), ou para consumo (material de limpeza, de expediente etc.).

• Bens Imateriais: também tidos como bens incorpóreos ou intangíveis, são os gastos que, por sua natureza, a legislação exige que sejam tidos como parte do patrimônio (ativo diferido, gastos com reformas, benfeitorias, etc.) como tais também são classificadas as marcas e as patentes, o fundo de comércio etc.

Direitos: são todos os valores que as empresas têm para receber de terceiros, tais como duplicatas a receber, promissórias a receber, alugueis a receber, etc.

Obrigações: são os valores que as empresas têm a pagar a terceiros, como duplicatas a pagar, salários a pagar, impostos a pagar, etc.

3.1.1 – REPRESENTAÇÃO GRÁFICA DO PATRIMÓNIO

A forma mais comum para se representar o patrimônio é em forma de “T”. No qual, do lado esquerdo (lado do ativo), aparecem os elementos positivos (bens e direitos) e, do lado direito (lado do passivo), aparecem os elementos negativos (as obrigações), e o Patrimônio Líquido (PL) da empresa:

PATRIMÔNIO

ATIVO PASSIVO

Bens Obrigações

Direitos

PL

4 – FONTES (ORIGENS) DE RECURSOS

O Balanço Patrimonial pode ser analisado sob uma ótica estritamente financeira, evidenciando por meio do passivo, as fontes de recursos financeiros que financiaram as atividades da empresa, se próprio ou de terceiros; e por meio do ativo, como esses recursos foram aplicados dentro da empresa, se em bancos, estoques, bens, etc.

4.1 – ORIGEM DOS RECURSOS

Recursos próprios - A constituição de uma empresa se dá por meio dos recursos fornecidos pelos sócios para a formação do patrimônio empresarial, denominado de Capital Social inicial, componente básico do Patrimônio Líquido. Também são recursos próprios os aumentos de capital mediante o ingresso de novos recursos vindos dos sócios e os resultados positivos (lucros) apurados na atividade empresarial.

Recursos de terceiros - O restante do Passivo é composto por obrigações. As obrigações representam as dívidas assumidas pela empresa perante terceiros. No decorrer de suas operações, a empresa utiliza recursos de terceiros para adquirir bens e serviços, pagar salários, tributos, empréstimos etc.

5 – ANALISE DE MERCADO

O objetivo da análise de mercado é descobrir a maneira correta para que o seu projeto se concretize. E para que a análise de mercado seja feita de forma correta é necessário analisar os consumidores, a concorrência e os fornecedores. Não se pode confundir análise de mercado com a análise de concorrência. A análise de mercado é algo distinto porque consiste em encontrar clientes potenciais que tenham a vontade de utilizar os produtos e serviços que a sua empresa pretende oferecer e satisfazê-lo na etapa final da ação.

Realizar pesquisas de mercado é uma dos meios mais comuns

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.7 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com