TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS

Projeto de pesquisa: FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/9/2013  •  Projeto de pesquisa  •  1.082 Palavras (5 Páginas)  •  315 Visualizações

Página 1 de 5

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 contexto empresarial 4

2.1 Funções administrativas 4

2.1.1 PATRIMONIO 4

2.1.1.1 FONTE (ORIGENS) DE RECURSOS 5

3 analise de mercado 6

3.1 DEMANDA, OFERTA E EQUILIBRIO DE MERCADO 6

3.2 etruturas de mercado 7

3.3 contabilidade social como ferramenta de informação para a responsabilidade social 7

4 CONCLUSÃO 9

REFERÊNCIAS 10

APÊNDICES 11

APÊNDICE A – Para desenvolver este trabalho usei do material fornecido pela UNOPAR. 11

1 INTRODUÇÃO

O trabalho que aqui se constitui fala sobre o contexto empresarial, o conceito de funções administrativas, teóricos que a desenvolveram, mudanças ao longo do tempo, destaca a importância e o significado de patrimônio, fontes de recursos, analise de mercado, demandas, estruturas de mercado e sobre a contabilidade social como ferramenta de informação para a responsabilidade social.

2 CONTEXTO EMPRESARIAL

Analisando o contexto empresarial, perceber-se de inicio que existe um processo burocrático bem extenso, as normas quase sempre são rígidas. Quanto aos requisitos para se abrir uma empresa são vários. A personalidade jurídica de uma empresa começa com o registro de seus atos constitutivos na junta comercial e assim vários outros caminhos são percorridos. Quanto à importância do contabilista na empresa, nota-se que as informações através de relatórios e demonstrações contábeis torna útil para a tomada de decisão dos Gestores.

2.1 FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS

Função administrativa, desenvolvido por Henry Fayol atribuiu cinco funções ao administrador dentro de uma estrutura organizacional, chamadas de PO3C:

1. Prever e planejar - visualizar o futuro e traçar o programa de ação

2. Organizar - constituir o duplo organismo material e social da empresa

3. Comandar - dirigir e orientar a organização

4. Coordenar - unir e harmonizar os atos e esforços coletivos

5. Controlar - verificar se as normas e regras estabelecidas estão sendo seguidas

Tais ações conduziriam a uma administração eficaz das atividades da organização.

E ao longo do tempo as funções de Comando e Coordenação foram reunidas sob o nome de Direção, passando as iniciais para PODC: Planejar, Organizar, Dirigir e Controlar. E ainda Planejar, Organizar, Executar e Avaliar, assim passando as iniciais para POEA.

2.1.1 PATRIMONIO

Para Padoveze "patrimônio e o conjunto de riquezas de propriedade adquirido por uma pessoa ou por uma empresa".

Já para Ribeiro "patrimônio e o conjunto de Bens, Direitos e Obrigações de uma pessoa física ou jurídica que possam ser avaliados em dinheiro".

Para Martins e Campos, "patrimônio pode ser conceituado como o conjunto de bens, valores, direitos e obrigações de uma pessoa física ou jurídica que possa ser avaliado pecuniariamente e que seja utilizado na consecução de seus objetivos sociais".

Definimos então que Patrimônio é o conjunto de bens, direitos e obrigações, suscetíveis de avaliação em moeda, vinculados a uma empresa ou pessoa física, num determinado momento.

2.1.1.1 FONTE (ORIGENS) DE RECURSOS

Indica a origem e vinculação dos recursos Esta classificação combina o critério de origem do recurso e o de vinculação de receita às despesas orçamentárias. A identificação da origem do recurso tem por finalidade evidenciar a parcela de recursos próprios e a de recursos transferidos necessários para cobrir o programa de realizações de cada entidade.

Já a vinculação de receitas e despesas visa demonstrar as parcelas de recursos que já estão comprometidas com o atendimento de determinadas finalidades, e aqueles que podem ser livremente alocados a cada elaboração orçamentária.

3 ANALISE DE MERCADO

O análise de mercado é a primeira etapa do planejamento de marketing. Cabe ao gerente de marketing avaliar e segmentar o mercado de forma a agrupar os clientes em potencial, que possuem necessidades de consumo semelhantes. Desta forma torna-se possível definir estratégias adequadas a cada segmento de mercado, agregando valor para o cliente e otimizando resultados para a empresa.

3.1 DEMANDA, OFERTA E EQUILIBRIO DE MERCADO

A demanda ou procura pode ser definida como a quantidade de um determinado bem ou serviço que os consumidores desejam adquirir em determinado período de tempo. Essa procura depende de variáveis

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com