TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Falta de ética: Mega Filmes HD

Por:   •  8/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  578 Palavras (3 Páginas)  •  255 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

Recentemente, a Polícia Federal prendeu os responsáveis do site  Mega Filmes HD. Nele eram oferecidos milhares de filmes, documentários, além de séries de TV e shows. Segundo a PF, a operação, chamada de Barba Negra, desarticulou essa empresa que praticava crimes na internet.  Nesse caso, os responsáveis pelo site praticavam crimes contra os direitos autorais, faziam transmissão de programas antes mesmo das estreias oficiais. Milhares de pessoas acessavam o Mega Filmes HD mensalmente. Sem incluir os seguidores nas suas redes sociais.

Somente duas pessoas foram presas e cinco foram levadas a unidade da PF para serem ouvidas e logo após foram liberadas. Estes cumpriram 14 mandados judiciais em cidades de São Paulo e Minas Gerais. Duas prisões foram exigidas, além de mandados de busca e apreensão. Os investigados serão indiciados pela prática de crimes de constituição de organização criminosa, com pena de três a oito anos mais multa.

Esse é um exemplo de falta de ética exercida pelos profissionais da área de informática, pois os responsáveis aproveitavam para lucrar usando materiais ilícitos.

A falta de ética na área da informática nem sempre é realizada por profissionais na área, muitos podem exercer uma atividade irregular, basta ter conhecimento para realizá-la.

Muitos autores definem a ética profissional como sendo um conjunto de normas de conduta que deverão ser postas em prática no exercício de qualquer profissão. No entanto, isso foi provado recentemente, com base na investigação da Polícia Federal, que não é necessário ter uma profissão, ou seja, possuir um curso superior, para exercer atividades não permitidas.

Com relação aos donos do site em questão, eles aproveitaram o interesse da população de querer assistir às estreias para ganhar dinheiro com propriedade de outra pessoa, constituindo, assim, a pirataria.  Em nome dessas ambições, podem ser praticadas quebras de sigilo, ameaças de revelação de segredos dos negócios, simulação de pagamentos de impostos não recolhidos, etc. Especificamente na área da informática, muitos profissionais não possuem ética alguma, enganando seus clientes, de forma desonrosa deturpando a imagem de tantos outros sérios e competentes

Entretanto, a pessoa que acessa esse tipo de site corre o risco do computador ser contaminado por vírus, pois ele independe da autorização do usuário para causar efeitos ou danos dos mais variados tipos.

Conclui-se então que muitas pessoas realizam atividades ilegais interessados em economia, ciência e arte, num mundo onde o dinheiro e a tecnologia aparecem como valores supremos. Todos têm noções de ética, mas a maioria, de alguma maneira, infringe e sai da ética.

 Infelizmente, os verdadeiros donos dos materiais distribuídos de maneira equivocada  não têm como evitar esse tipo de pirataria. Além de não receberem seus direitos autorais, os materiais são mal utilizados.

Tudo que cai na grande rede de computadores (Web) pode ser copiado, mas não deveria ser. Seria mais fácil se nunca ninguém alterasse ou copiasse dados alheiros e/ou outras coisas disponíveis na Internet. Não precisaríamos de senhas, firewalls ou de qualquer outro mecanismo de segurança. Mas por que isso não acontece? Possivelmente porque os irresponsáveis não sabem o conceito de ética e profissionalismo, incluindo-se o caráter. Ter postura ativa e não passiva é uma das principais características que os profissionais (ou não) deveriam ter antes de disponibilizar arquivos sem autorização de seus verdadeiros donos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (101.4 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com