TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Empresa e determinar o processo organizacional de logística

Projeto de pesquisa: Empresa e determinar o processo organizacional de logística. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/10/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.906 Palavras (8 Páginas)  •  414 Visualizações

Página 1 de 8

1. APRESENTAÇÃO

O presente trabalho de pesquisa tem por objetivo analisar, avaliar o funcionamento da empresa e identificar o processo organizacional de logística, bem como propor melhorias se necessário.

2. INTRODUÇÃO

Na atualidade, o papel da logística no mundo dos negócios ganha destaque, principalmente em importância estratégica. Não se trata de modismo, mas de um conhecimento que os gestores devem dominar plenamente.

Logística é a gestão na empresa do movimento de cargas, pessoas e documentos da forma mais adequada, pois engloba, necessariamente, todo aquele processo.

Portanto, a logística existe no nível do suprimento da organização, no processo produtivo e no nível das vendas e distribuição, ressaltando que tudo deve funcionar harmoniosamente, no tempo e local, na adequação dos equipamentos, na qualificação de pessoal e, principalmente, pelo menor custo, objetivando melhores resultados.

Constata-se, entretanto, que o emprego da logística, de uma forma integrada, como nova estratégia capaz de criar, dentro das organizações, uma sincronização entre todos os departamentos/divisões, é ainda recente no Brasil. Os desafios da atualidade são movimentar produtos e materiais mais rapidamente e de modo confiável em relação a maiores distâncias entre a empresa e os clientes.

O conceito mais amplo da logística empresarial decorreu da evolução e adoção de sistemas de gestão de estoques, a exemplo do Just in time - atender ao cliente interno ou externo no momento exato de suas requisições, com as quantidades necessárias. A atividade logística vem sendo revista, recodificada, a cada dia. Nessa perspectiva, a logística não se restringe apenas ao campo da administração, mas também no da engenharia, entre outros. Pois a melhor eficácia no movimento de cargas ou pessoas só se alcança com menor uso de energia, fundamental quando se visa redução de custos. Enfim, na atualidade, a logística passou a ter destaque nas organizações.

3. METODOLOGIA

Visita técnica realizada no dia 8 de novembro de 2008 com duração de 3 horas. O acompanhamento para esclarecimento foi realizado com a Srta. Adileide funcionária da empresa.

No primeiro momento visitamos o escritório, refeitório e seguimos para a fabrica aonde vimos todo o processo da produção.

Começamos pela a fabricação dos tecidos, produz com a mais moderna tecnologia. Os sistemas rotatórios mondados sobre rodas a esfera asseguram a máxima precisão. Suas dimensões reduzidas e compactas e seu desempenho permitem ao operador uma fácil utilização da máquina, otimizando a visibilidade do tecido e facilitando os normais interventos de trabalho.

Os teares possuem capacidade para receber tecidos de peças com largura máxima de 120 cm com um diâmetro de peça de 48 cm nas máquinas de 26” e 30” 9 com uma largura de 140 cm nas máquinas de 32”, 34”, e 36”) são 2.880 agulhas.

Seguimos para o setor de tecidos cru, todos os tecidos que acabaram de ser confeccionado são chamado de tecidos crus e são armazenadas em pallets, a movimentação e feita até a revisora de tecidos através da empilhadeira manual.

Já revisado passa para a lavanderia onde é realizada a coloração do tecido conforme solicitado pela Central após a coloração estes tecido são levado para uma maquina chamada Rama onde é secado e faz o acabamento lateral do tecido, ao final do processo ao sair da maquina e sendo enrolado e embalado seguindo para o estoque Just in time aguardando somente o embarque nos caminhões com destino a Central em Três Lagoas.

4. Estocagem

Gerenciamento logístico é a parte do gerenciamento da cadeia de suprimento que planeja, implementa e controla, de maneira eficiente e eficaz, o fluxo direto e reverso e armazenagem de bens e serviços e informações relacionadas, entre o ponto de origem e o de consumo, com vistas ao atendimento das necessidades dos consumidores. Segundo analistas de recursos humanos, a média salarial varia de acordo com a empresa, com o setor em que ele atua e com a sua especialização

4.1. Just in time

Just in time é um sistema de Administração da produção que determina que nada deve ser produzido, transportado ou comprado antes da hora exata. Pode ser aplicado em qualquer organização, para reduzir estoques e os custos decorrentes.O Just in time é o principal pilar do Sistema Toyota de Produção ou Produção enxuta.Com este sistema, o produto ou matéria prima chega ao local de utilização somente no momento exato em que for necessário. Os produtos somente são fabricados ou entregues a tempo de serem vendidos ou montados.

5. APRESENTAÇÃO DA EMPRESA

Empresa: TINTURARIA E ESTAMPARIA DE TECIDOS CETRA LTDA

Endereço: AV BRASIL, 2008 - 09891-903 - CALMON VIANA

Número de empregados: 220

Código Nacional de Atividades: 1750-7

Grau de Risco: 03

Horário das Atividades:

05h20min às 13h20min

13h20min as 22h00min

22h00min as 05h00min

** Segunda a Sexta

5.1. DESCRIÇÃO DA EMPRESA

A empresa TINTURARIA E ESTAMPARIA DE TECIDOS CETRA LTDA situa-se em Poá em região industrial devido aos encargos no município de São Paulo.

Atua no ramo têxtil, realizando tecelagem de fios e estamparia/tinturaria de tecidos

próprios e de terceiros.

Cetra é uma fábrica de tecidos onde o cliente é a sua própria rede, a Central fica em Três Lagoas.

5.2. INFRA-ESTRUTURA

O

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com