TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fatores Relevantes para o Estabelecimento de Redes de Cooperação entre Empresas

Por:   •  17/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  554 Palavras (3 Páginas)  •  224 Visualizações

Página 1 de 3

PROPOSIÇÕES

Proposição 1 (P1): Escala e poder de mercado: a união de uma empresa com outras garante maior poder de negociação com fornecedores, reconhecimento, exposição da marca e potencial de barganha.

Proposição 2 (P2): Acesso a soluções: por meio de serviços, produtos e infraestrutura disponibilizados pela rede de cooperação é possível minimizar obstáculos impostos às empresas, como acesso ao crédito, falta de motivação por parte dos colaboradores e preparo de gestão, já que a rede ao qual as empresas estão inseridas conseguem identificar as fragilidades comuns e encontrar soluções coletivas.

Proposição 3 (P3): Aprendizagem e inovação: possibilidade de compartilhamento de ideias e experiências entre os associados, podendo ocorrer de diferentes modos, por meio da interação, colaboração, desenvolvimento de competências e habilidades coletivas. Uma vantagem é o rápido acesso às novas tecnologias pelos canais de informação, além da aproximação entre as empresas.

Proposição 4 (P4): Redução de custos e riscos: a cooperação em rede, permite a redução de custos internos e externos, como de produção, transação, informação e resolução de conflitos. Os custos vêm a ser menores pela captura de economias de escala.  

Proposição 5 (P5): Relações sociais: as redes de cooperação ampliam a confiança, o capital social e as práticas colaborativas, levando as relações do grupo para além daquelas puramente econômicas. Um benefício é a limitação do oportunismo, pelas sanções sociais.

AS REDES DE COOPERAÇÃO NO RS

O Programa Redes de Cooperação do Governo do Estado do RS foi responsável pela formação de mais de 100 redes de cooperação nos últimos cinco anos (2000 a 2005), destacando-se como política pública, com o objetivo de promover um desenvolvimento sustentável e no empreendimento de ações voltadas ao estímulo da cooperação, com a formação e evolução de redes entre empresas. O PRC possui redes que são constituídas por pequenas e médias empresas (PME) assim caracterizadas: A) situam-se geograficamente próximas; B) atuam em segmento específico de mercado; C) relacionam-se de forma associativa não-hierárquica, prevalecendo a confiança mútua; e D) coordenam-se a partir de mínimos instrumentos contratuais.

O PRC foi concebido com três pilares: 1) metodologia de formação, consolidação e expansão de redes entre empresas; 2) estrutura regionalizada de suporte à implementação do modelo de rede proposto; e 3) coordenação estadual pela SEDAI. A metodologia de formação de redes objetivou proporcionar melhores condições para o surgimento das redes de cooperação entre empresas interessadas.

FIGURA 1:

[pic 1]

1° Acesso a soluções (26,29%) – o elevado percentual desse fator indica que empresas estabelecem redes de cooperação como meio de minimizar suas dificuldades individuas, perante soluções compartilhadas.

2° Escala e poder de mercado (19,99%) – ampliação da força de ação com outras empresas, buscando ganhos de escala, fundamentais na decisão de cooperar.

3° Aprendizagem e inovação (19,60%) – os resultados evidenciaram que à aprendizagem organizacional e à geração de inovações possibilita ganhos importantes que ficam próximos aos outros fatores destacados.

4° Relações sociais (17,51%) – evidenciou a capacidade das redes de gerar condições necessárias ao fortalecimento dos laços de relacionamento entre os seus participantes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (86.9 Kb)   docx (32.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com