TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fatores de motivação

Artigo: Fatores de motivação. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/11/2014  •  Artigo  •  918 Palavras (4 Páginas)  •  137 Visualizações

Página 1 de 4

FIJ – FACULDADES INTEGRADAS DE JACARÉ PAGUÁ

Rogério Fardilha dos Santos

Cláudio Philipe da Silva Pessanha

Pedro Osório Soucasaur

Matheus Rego Sodré

Felipe de Oliveira Nunes

CURSO: SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

DISCIPLINA: COMPORTAMENTO HUMANO

TURMA: 2910

RESUMO

MOTIVAÇÃO

A motivação, do latim - mover-se, é um conceito da psicologia que refere-se ao estado interior que induz determinados comportamentos em alguém, orientados por desejos , realização, domínio, competência , desejo de prestígio, desejo de reputação, atenção, reconhecimento e vantagens. Tem relação com o esforço de alguma forma para atingir um objetivo pessoa. A motivação está relacionada com três aspectos:

*Direção de comportamento (objetivo);

*Força e intensidade do comportamento (esforço);

*Duração e persistência do comportamento (necessidades).

Uma necessidade é uma carência interna, como fome, insegurança, privação, etc. Se há poucos limitadores de desempenho os resultados prováveis de altos graus de motivação levaram a bons desempenhos. Duas teorias se baseiam, nas necessidades humanas: a Teoria da hierarquia de necessidades e a teoria da existência, relacionamento e crescimento (ERC).

A teoria da hierarquia das necessidades destaca a importância dos indivíduos satisfazerem às necessidades físicas, sociais e psicológicas. Em ordem ascendente, essa hierarquia inclui a satisfação das necessidades fisiológicas, de segurança, associação, estima e auto-realização. O nível da auto-realização refere-se à satisfação dos objetivos pessoais e alcance pleno do potencial individual.

Quando uma necessidade é relativamente satisfeita, a próxima mais elevada torna-se dominante no comportamento da pessoa. O passo inicial para se motivar uma pessoa é saber qual é o nível da hierarquia para o qual ela está mobilizada para poder satisfazer aquela necessidade ou carência específica. Apesar de ser uma teoria sem base científica relevante, essa teoria teve e ainda tem grande aceitação entre os administradores, isso ocorre devido à lógica intuitiva e a facilidade de compreensão.

Os dois fatores podem ser assim divididos:

Fatores higiênicos

(Insatisfacientes)

. Condições de trabalho

. Salários, premiação por produção

. Benefícios e serviços sociais

. Políticas da organização

. Relações com a chefia, colegas e subordinados

Fatores motivacionais

(Satisfacientes)

. O trabalho em si mesmo

. Realização pessoal

. Reconhecimento do trabalho

. Progresso profissional

. Responsabilidade

A Teoria ERC é uma simplificação da teoria da hierarquia de necessidades (teoria de Maslow), da qual difere em três aspectos: a Teoria ERC reduz as necessidades básicas a três; enquanto a Teoria da hierarquia de necessidades defende que o progresso de uma pessoa na hierarquia é o resultado da satisfação das necessidades mais inferiores, Ex: se alguém está frustrado por não ter tido reconhecimento no trabalho, outras necessidades mais baixas, como segurança no trabalho e conforto físico, podem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com